31.12.20

REVIEW 2020

Ah 2020, todo mundo quer esquecer esse ano. Um ano sem cinema, um ano só de streaming, famosos descobriram a internet e a gente se divertiu. Algumas cerimônias, e eventos, foram realizadas de maneira virtual, outras foram canceladas. Todo mundo se adaptou, muita gente foi prejudicada, passaremos boa parte de 2021 recolhendo os cacos. Todo ano eu faço uma lista das celebridades que faleceram, em 2020 anotei um número recorde, pensei até em nem colocar isso no review. Claro que muitos não morreram por conta da pandemia, 2020 foi apenas um ano bem azarado mesmo.

 


O ano começou com ''Frozen 2'' se tornando a animação de maior bilheteria da história. Joaquin Phoenix levou o Globo de ouro, e o Oscar, de melhor ator por ''Coringa''. ''Parasita'' dominou o Oscar 2020, foi o primeiro filme não falado em inglês a levar o Oscar principal. Em comparação com 2019, a audiência do Globo de ouro foi a pior em muitos anos. A Netflix bateu um recorde no número de indicações ao Oscar, mas ficou apenas nisso, nas indicações. ''Dolittle'' foi a primeira grande bomba do ano. O filme do Sonic quebrou a maldição dos vídeo games no cinema e sua bilheteria absurda (derrubando o detetive Pikachu) prejudicou ainda mais ''Aves de rapina'' (da Warner) e o ''Chamado da floresta'' (da Disney), os dois filmes naufragaram naquele mesmo mês. ''Aves de rapina'' até mudou de nome enquanto esteve em cartaz, colocaram o nome da Arlequina no título para tentar atrair o povo. Em março, a pandemia adiou e paralisou muitas produções. Muitos filmes foram adiados para o meio do ano, depois setembro, depois dezembro, depois... ''Bill e Ted'' e ''Convenção das bruxas'' voltaram do passado, mas não brilharam.

A Pixar conseguiu lançar ''Dois irmãos'' na telona, mas foi bem no começo dos lockdowns, o filme deixou os cinemas após poucos dias, sua bilheteria foi prejudicada, e a Disney prometeu lançar o filme mais tarde no streaming. ''Trolls 2'' foi lançado diretamente on demand e se tornou a maior estreia digital de todos os tempos. Zack Snyder revelou seus planos para uma nova versão do filme ''Liga da justiça'', o Snyder's cut. Os fãs comemoraram destruindo DVDs do filme de 2017. A Netflix encerrou sua versão de ''She ra'' com um beijão entre as duas protagonistas e a Nickelodeon revelou que o Bob Esponja é LGBTQ+. A transfobia da JK Rowling durou o ano todo. Teve homossexo na MTV, no ''De férias com o ex'', mas o canal censurou tudo, duas vezes. Sem dó, a Disney cancelou o novo Ducktales.


Após 36 anos, o Chaves deixou a televisão brasileira, que completou 70 anos em 2020. O trailer da nova versão de ''Animaniacs'' bateu um recorde de visualizações na web e o seriado estreou no final do ano. No tubo, milênios, sem mais nada para fazer, gravaram vídeos reagindo a filmes (anos 80 e 90, praticamente a pré história), músicas (redescobriram a Madonna), games e memes de outros países. ''Supernatural'' acabou após 15 temporadas. ''Os novos mutantes'' finalmente estreou, junto com ''Tenet'', no meio da pandemia, uma ideia bem idiota. ''Mulher Maravilha 84'' tirou proveito de um espacinho de tempo, que nos permitiu respirar um pouco lá fora, e se tornou a maior bilheteria do ano (levando em conta as condições anormais de 2020). O Disney+ chegou ao Brasil, mas beeeem incompleto. Tivemos o espetacular final de ''Clone Wars'' com seis anos de atraso. A segunda temporada de ''O mandaloriano'' colocou a franquia star wars de volta nos eixos, e a segunda temporada de ''The boys'' arrastou uma multidão. Atores e diretores se reuniram virtualmente durante a quarentena revisitando filmes e seriados clássicos, essas reuniões foram incríveis.

 

Em 2020 vimos o brinquedinho do Chris Evans. Burt Ward revelou que, quando ele fazia o Robin no seriado de tv do Batman, era obrigado a tomar drogas para diminuir o tamanho do pênis. Pamela Anderson terminou um casamento de 12 dias. Harvey Weinstein foi finalmente condenado, pegou 23 anos. Muitos famosos pegaram covid, como Tom Hanks, Antonio Banderas e Idris Elba. Harry Potter, o personagem, completou 40 anos. Zendaya se tornou a mais jovem atriz a ganhar um Emmy. Reynaldo Gianecchini disse que era bi, depois disse que era pan. Tyler Posey se assumiu bi. Ellen Page agora é Elliot Page. Johnny Depp teve um péssimo ano, John Krasinsky nos trouxe boas notícias e tivemos o Henry Cavill montando um computador top. Shia e Ezra Miller, só escândalos. No Halloween perdemos o Sean Connery, no dia seguinte, o Louro José.


IN MEMORIAM - Christopher Tolkien, Kirk Douglas, Ja'net Dubois, José Mojica Marins, Max Von Sydow, Albert Uderzo, Daniel Azulay, George Ogilvie, Shirley Douglas, Honor Blackman, James Drury, Irrfan Khan, Jerry Stiler, Ian Holm, Joe Schumacher, Carl Reiner, Leonardo Villar, Ennio Morricone, Sebastián Athié, Kelly Preston, Naya Rivera, Olivia de Havilland, Regis Philbin, Alan Parker, Wilford Brimley, Chadwick Boseman, Quino, Conchata Ferrell, Sean Connery, Jane di Castro, David Prowse, Jeremy Bullock entre outros.


Galeria dos filmes mentirosos

''Glee'' terminou em 2020. E aí? Cadê a pandemia? ''Laboratório submarino'', desenho animado da Hanna-Barbera de 1972, também se passa em 2020. Em 2017, pintou um sujeito maluco que dizia ter vindo do ano 2048, ele disse que 2020 foi o ano da invasão alienígena. ''Reino de fogo'' também é de 2020, cadê os dragões, Christian Bale? Um gibi da Turma da Mônica, de 1981, mostrou um ano de 2020 bem no estilo dos Jetsons.

 

OS MEUS FAVORITOS DO ANO (cinema e tv)

FILMES: Trolls 2, O irlandês, O homem invisível, 1917, Dois irmãos, Sonic o filme, Jojo Rabbit, Parasita, Mulher Maravilha 1984, A voz suprema do blues, Togo, Problemas monstruosos, The old guard.

TV: Atrás da estante, Elite, Ragnarok, Bojack Horseman, Watchmen, Hollywood, Clone wars, Eu nunca..., She ra, Dark, Cursed, Crise nas infinitas terras, O mandaloriano, Gravity falls, The boys, Animaniacs, Bárbaros, Ratched, Away, O nome da rosa, Howard, The umbrella academy.

 

E 2021 VEM AÍ

Halloween kills, Furiosos 9, Mortal Kombat, Missão impossível 7, The king's man, Matrix 4, Uncharted, King Kong vs Godzilla, Venom 2, Caça fantasmas além da vida, Space jam 2, Morbius, Viúva Negra, West side story, 007 sem tempo para morrer, Homem Aranha, Shang-chi e a lenda dos dez anéis, Top gun Maverick, Raya e o último dragão, Tom e Jerry, Candyman, Um lugar silencioso 2, Duna, Esquadrão suicida.

3 comentários:

Anônimo disse...

Esqueceu dos Eternos. Foi adiado pra 2022?

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Nhé, não tô muito empolgado com esse filme no momento, mas ele continua prometido para o final de 2021. Ok, na verdade deixei alguns filmes de fora, a lista tava grande demais.

Anônimo disse...

O pau do Chris é do jeito que imaginei. Há alguns anos saiu os nudes do irmão dele (delicioso tbm) e usei como parâmetro, hahaha.

t.