20.12.20

10 FILMES ALTERNATIVOS PARA O NATAL


Cinco dias após apresentar seu filme para os executivos do estúdio, Stanley Kubrick faleceu. Ele considerava DE OLHOS BEM FECHADOS (1999) sua obra prima. Ele queria fazer essa adaptação desde o final dos anos 1960. Super perfeccionista, o diretor exigia inúmeras tomadas, deixava os atores exaustos e irritados, vivia reescrevendo o roteiro e a produção acabou levando dois anos para ficar pronta. E como o diretor não gostava de viajar de avião, Nova York teve que ser construída em Londres. Foi uma produção de pesadelos.
Na trama, Tom Cruise e Nicole Kidman, o casal do momento (sugerido pelo estúdio), são convidados para uma festa de natal. Tom reencontra um amigo que agora toca piano e fica sabendo de uma festa estranha, com pessoas fantasiadas, onde o cara é obrigado a tocar de olhos vendados. Tom pega a senha com o amigo e aluga uma fantasia. Ele consegue entrar na mansão e assiste um ritual meio que religioso que envolve sexo. Mas ele é descoberto, uma moça é punida em seu lugar.
Ele sofre ameaças, é seguido. A tal da sociedade secreta, formada por pessoas importantes, parece estar querendo eliminar o rapaz para manter seus segredos e ao mesmo tempo parecem que estão apenas querendo assustar. Não existem certezas nesse filme, ele gosta de brincar com a realidade, tem teorias da conspiração e delírios, tudo com o aspecto de um sonho. O que foi "apenas um sonho" nesse filme ? Tudo? Em casa, a esposa Kidman "sofre" com sonhos eróticos que a fazem questionar sua fidelidade ao marido.

Um comentário:

Anônimo disse...

A-mo a história desse filme.
Kubrick não poderia tê-la filmado melhor.
Ele faz falta!