1.12.20

CHP CLASSIC


Minha lista no Disney+ tá encolhendo, e as novidades aparecem a conta gotas, que porre. Me lembro de quando vi "20.000 LÉGUAS SUBMARINAS" (1954) pela primeira vez, achava o capitão Nemo bonitão e tinha medo da cara de maníaco do Kirk Douglas, ele faleceu no começo do ano aos 103 anos (!!!). Em 1954 temos um Nemo que pode ser visto como o vilão do filme e um Ned Land (Douglas) que é tipo o herói, ganancioso mas de bom coração. Hoje eu vejo o filme de uma maneira diferente.
O capitão usa o submarino Nautilus (lindão e luxuoso por dentro) para destruir navios de guerra. Muitos marinheiros morrem, mas alguns países acabam perdendo seu carregamento de armas, é uma maneira ecoterrorista de diminuir os conflitos em terra firme. Mas Ned, e seus dois companheiros, resgatados pelo Nautilus, enxergam o capitão como um homem que despreza a vida humana. Ele criou uma tecnologia fantástica para a época e se recusa a dividir seus conhecimentos, acreditando que sua tecnologia pode vir a ser usada como arma de guerra.
Hollywood não costumava fazer tantas alterações ao adaptar um livro famoso. A Disney viajou na maionese, Nemo tem uma foca de estimação chamada Esmeralda e uma base secreta com uma enorme antena parabólica (estamos no século XIX, não existem satélites em órbita). O final também é diferente do livro, parece Moby Dick. O estúdio investiu pesado na produção, o filme levou o Oscar de direção de arte e o de efeitos especiais.



 

Nenhum comentário: