26.12.20

O MELHOR E O PIOR DE DON BLUTH

1- A RATINHA VALENTE (1982) Don Bluth havia acabado de deixar a Disney, junto com outros animadores insatisfeitos. Esse filme foi o primeiro longa metragem que ele dirigiu. As crianças de hoje vão achá-lo assustador demais. Pra mim ele é incrível, a personagem principal é uma viúva que está disposta a fazer de tudo para salvar seus filhos. Ao mesmo tempo, descobre coisas inacreditáveis sobre seu falecido marido.

 

2 - UM CONTO AMERICANO (1986) Mais uma vez, ratinhos. Bluth fez uma parceria com Steven Spielberg e a Disney começou a perceber que, após tantas décadas, havia finalmente surgido uma concorrência forte no mercado. Eu adoro as canções, o filme sempre me fez chorar no final. Quando Fievel voltou aos cinemas, bateu de frente com ''A bela e a fera'', o rato levou uma surra do camundongo.

 

3- EM BUSCA DO VALE ENCANTADO (1988) Agora temos George Lucas ao lado de Steven Spielberg, os produtores queriam realismo. Bluth fez um filme que não agradou os executivos do estúdio e ele teve que cortar vários minutos (violentos) antes da estreia. Eu amo tanto esse filme, não pude ver nas telonas mas vivia alugando a fita (por algum motivo, só havia uma cópia legendada na locadora). A dublagem br tá ok, só não gostei dos nomes que foram alterados, não tem nenhum ''tiranossauro'' no original, ''dentes afiados'' teria sido melhor.


4- ANASTACIA (1997) Na Fox, Bluth resolveu brincar de Disney e caprichou. Tem Angela Lansbury (mas ela não canta), uma trilha e uma canção que foram indicadas ao Oscar. O filme já virou cult e por muitos anos algumas pessoas acreditavam que se tratava de uma animação da Disney. Bem, é Disney agora, tá até no D+ nesse momento.

 

5- TITAN after earth (2000) O primeiro filme da história a ser enviado para os cinemas via internet. O diretor caprichou na ficção científica, são poucos os filmes que mostram o planeta Terra sendo destruído. Também temos muita computação gráfica. Fracasso de bilheteria, mas virou cult. Só falta aparecer no D+.


NO FUNDO DO POÇO:

''Chantecler'' não é um dos melhores trabalhos do diretor, mas é divertido. Tem também ''Todos os cães merecem o céu'', um ótimo filme, que não tá nessa lista por falta de espaço. O pior dos piores é mesmo A POLEGARZINHA. O visual tá legal, mas o roteiro é péssimo, meio que tenta seguir o conto de Andersen (a Disney percebeu que isso não dá certo em ''A pequena sereia'') com todas as esquisitices originais. Além da história ser ruim, o desenho tá lotado de canções ruins que estão lá para esticar a duração do filme. Estamos em 1994 e a moça quer se casar com o príncipe das fadas que ela acabou de conhecer, fizeram esse filme na década errada. Ah, o filme era da Fox, ele tá lá no D+ agora, e essa é uma princesa que a Disney deveria esquecer.

Um comentário:

Unknown disse...

OS Contos de Andersen são superiores em todos os casos.
Podem falar o que quiser Anastacia nunca será uma princesa Disney.