12.12.20

Disney+ O MUNDO FANTÁSTICO DE OZ (1985)

Se o D+ quer colocar um aviso antes do filme, que tal "Pode causar pesadelos"? Por que está no catálogo, eu não sei. O estúdio queria transformar a obra de L. Frank Baum em animação desde a época da Branca de Neve e nunca conseguiu os direitos. Em 1985 a Disney finalmente lançou seu "Mágico de Oz", mas teve que adaptar o segundo e o terceiro livro da série, além de ser obrigada a pagar royalties pra MGM só para poder usar os sapatinhos de rubi no filme.

Sim, o filme é uma continuação ("Return to Oz" é o título original), não é um musical e ficou famoso por ser beeeem assustador. A trama se passa no final de 1899. Dorothy voltou de Oz há seis meses, contando histórias malucas. A tia Em tá preocupada. Ela leva Dorothy até um hospital barra manicômio onde a menina vai passar por um tratamento de eletrochoque (é sério). Ela foge do local durante uma tempestade e cai num rio, sendo levada pela correnteza. Quando  ela acorda, está em Oz, ao lado de sua galinha de estimação Billina, por alguma razão, e agora Billina sabe falar, afe. Oz foi devastada pelo rei Nome (ótimos efeitos especiais, indicados ao Oscar), ele destruiu a cidade Esmeralda, transformou todo mundo em pedra, até o Leão covarde e o Homem de lata, e sequestrou o rei Espantalho.

Para encontrar o Espantalho, Dorothy vai atrás da princesa Mombi, uma mulher que troca de cabeça como alguém que troca de roupa (esse filme não é Oz, parece mais Alice). A menina faz novos amigos, um robô chamado Tik-Tok e um espantalho com cabeça de abóbora chamado Jack (esse cara serviu de inspiração pro Tim Burton). O filme caminha entre o assustador, o ridículo e o tedioso. O final se arrasta porque a rainha Ozma surge do nada para contar sua história, deixando pouco tempo no filme para explicar o que aconteceu no Kansas (por que a enfermeira tenebrosa foi presa?).

Sendo uma continuação (simbólica) do filme de 1939, esse Oz da Disney entrou para o livro dos recordes por ser uma continuação que apareceu 46 anos após o primeiro filme. O recorde foi quebrado mais uma vez pela própria Disney em 2006 com "Bambi 2".





 

Nenhum comentário: