23.6.23

📺 HboMax - ROMVLVS 1ª temporada


Seriado de 2020, é da Itália e é falado em latim. Uma produção impecável com efeitos especiais que você nem nota onde estão. Eu adoro séries históricas e gostei do fato desta aqui estar tão longe de Hollywood. Se fosse made in América, o pessoal estaria falando inglês, porque os norte-americanos não gostam de legendas, e os estúdios iriam se sentir na obrigação de serem politicamente corretos, tipo: não importa se a trama se passa na Itália em 8 a.c., vamos colocar um japonês no elenco para que ninguém nos acuse de whitewashing, e que se dane os eventos históricos (😄). Eu, particularmente, sou fã do realismo. 

ROMULUS me divertiu tanto quanto "Bárbaros" e "Vikings Valhalla" (ambos da Netflix). A série conta a história da fundação de Roma. Isso foi há tanto tempo (ano 8 a.c.) que a história real se fundiu com mitos e ganhou várias versões diferentes. Nessa série não há deuses, ela tenta dar explicações plausíveis para a origem dos mitos, não vemos uma loba amamentando duas crianças, mas tem uma mulher, com pele de lobo, que é seguidora de uma deusa-loba, coisas desse tipo. Há muita violência, homens nus e ... Tears for fears na abertura ??? Nada a ver. Mas eu curti, e nunca pulo.

Temos os irmãos Yemos (tesão!!) e Enitos, futuros Reis de Alba, agora que o avô deles foi exilado. Mas eles são traídos por um parente antes da coroação. O jovem Wiros está com um grupo numa floresta encarando um rito de passagem e a sacerdotisa Ilia vive uma jornada bem intensa nessa temporada, após perder o homem que amava e a fé em sua deusa. Uma guerra vai unir todos os personagens. Eu gostei do final apesar de ser bem anti climático, pelo menos respeitou a História. 
A segunda temporada, lançada no ano passado, já está no streaming.








Nenhum comentário: