23.6.23

📽 em cartaz - ELEMENTOS


Você também bateu o olho e pensou: caramba, a Pixar ficou sem ideias? Me lembrei agora de um extra de dvd onde alguém da Pixar disse que, quando eles tinham uma boa ideia, eles a deixavam amadurecer até ficar incrível (como "Valente" conseguiu passar por esse processo?). É claro que, na época, eles estavam falando de animações que eram beeem caras, o dinheiro investido precisava valer a pena. Mas hoje, essa tecnologia está por toda parte, só vemos animações digitais nas telonas e telinhas. O tempo de criação diminuiu bastante, então eu acho que o amadurecimento das tramas ficou comprometido. 
Por outro lado, lançar uma história original no momento é um risco, a Disney está maltratando a Pixar nos últimos anos (e sem John Lasseter lá, ela está em crise). Quem vai querer conferir ELEMENTOS no cinema (um filme tão caro quanto Lightyear e que precisa de uma boa bilheteria agora) se a Disney vai colocá-lo no streaming em algumas semanas? O estúdio nem sequer está ligando para a divulgação das animações na tela grande. Apenas o boca a boca do povo pode salvar a bilheteria de ELEMENTOS agora.


Eu quero aquilo que ela está comendo. 


Eu gostei do filme, é quase uma comédia romântica. O visual tá muito bonito, acho que esse universo funcionaria muito bem como série de tv, porque ele precisa explicar muita coisa, precisa nos apresentar a esse mundo. Com Zootopia até que foi fácil, ELEMENTOS é um pouco mais complicado. Por isso eu acho que esses seres elementais são uma distração muito grande, se fosse um filme com seres humanos (e é possível), a nossa ambientação seria automática e a gente se identificaria com os personagens de imediato. 
Começa com um casal de seres do fogo deixando sua terra natal (é como se fosse o Oriente Médio), eles chegam na cidade dos elementos e se tornam os primeiros moradores de um bairro abandonado que se tornará o bairro dos seres do fogo. Ninguém deixa o bairro, ninguém interage com o restante dos moradores da cidade. Porque isso pode ser perigoso e rola também um pouco de preconceito. 
A filha do casal vai herdar a loja do pai em breve, ele já está velho e doente. Mas ela topa com um ser da água, que é um fiscal da prefeitura, e ele nota várias irregularidades na loja. A moça guarda segredo de tudo isso, já que ela é a culpada pela explosão nos canos, e tenta fazer de tudo para salvar o negócio da família. Ao mesmo tempo, os dois acabam se apaixonando. 
Adultos notarão as mensagens de xenofobia e de tolerância disfarçadas na trama (mais uma vez, deveriam ter feito um filme com seres humanos). Esse é outro filme que vai flopar por conta da péssima administração da Disney e ele não merecia isso. Eles deveriam fazer como nos anos 90, eu me lembro que os filmes saiam em vhs um ano após a estreia nos cinemas, é uma boa janela.


FICHA TÉCNICA 

TÍTULO ORIGINAL: elemental 
ANO: 2023
PAÍS: eua 
DURAÇÃO: 1h 49min 
DIRETOR:  Peter Sohn (O bom dinossauro)
ELENCO DE VOZES: Leah Lewis, Mamoudou Athie, Ronnie Del Carmen, Shila Ommi e Wendi McLendon-Covey.
ESTREIA BR: 22 de junho 





Nenhum comentário: