25.6.23

🌱🥾 TOP 19: TODOS OS FILMES DA PIXAR


19ª POSIÇÃO: O BOM DINOSSAURO
Uma produção cheia de problemas e que foi lançada de má vontade no final. A história é boba, os personagens não conquistaram ninguém, o estúdio varreu o filme para debaixo do tapete rapidinho. Mas foi uma inovação tecnológica, a Pixar criou um mundo aberto gigantesco, como num vídeo game. 


18ª POSIÇÃO: CARROS 1-2-3
Desde o início, o estúdio conquistou adultos e crianças. Mas quando pintou um filme pra lá de infantil, os adultos torceram o nariz. O primeiro filme, pelo menos, tinha uma boa história. Os outros tinham cara de continuações caça níquel mesmo. Os spin-offs (Aviões 1 e 2) foram lançados pela Disney Toons e não pela Pixar (que bom, não preciso ver os dois para montar essa lista).


17ª POSIÇÃO: VALENTE
Esse filme, pra mim, foi uma grande decepção. A primeira princesa do estúdio chegou com um trailer que prometia uma aventura daquelas. Mas, no final, era uma outra versão de "Irmão Urso". Apenas nove anos separam os dois filmes, eles acharam que a gente não ia notar? O começo é lindo, é perfeito, mas quando a rainha virou um urso, o filme acabou pra mim.


16ª POSIÇÃO: SOUL
Outra decepção. Eu não consegui gostar do personagem principal. Ele vira outra pessoa quando morre, como fantasma ele se comporta como um personagem de desenho animado, deixa de ser um homem adulto. E o filme acabou pra mim quando começou a troca de corpos, um clichê atrás do outro. 


15ª POSIÇÃO: UP
Acho que todo mundo concorda que são dois filmes aqui. Quando a casa levanta voo, o segundo filme começa, mais leve, mais infantil. A viagem até a América do Sul leva poucos minutos e eu acho que ela deveria ser (continuar sendo) a meta principal do filme (a chegada seria o desfecho perfeito, a realização do sonho de Carl). A viagem acabou sendo rápida, barata e fácil demais, no fim das contas poderia ter sido feita enquanto Elle estava viva. As duas partes do filme não se bicam...


14ª POSIÇÃO: VIVA, A VIDA É UMA FESTA
Três anos separam esse filme da Pixar de "Festa no céu" da Fox (que agora tá no D+). Os dois filmes trazem o mesmo tema, são quase parecidos, mas eu gosto muito mais do primeiro (Fox), o design dos personagens é muito marcante. E ambos receberam títulos brasileiros bem bobos para amenizar o tema (Morte!!). O filme da Pixar emociona mais, principalmente no final. 


13ª POSIÇÃO: VIDA DE INSETO
Baseado no filme "Os sete samurais" (Akira Kurosawa, 1954), é o segundo longa do estúdio. Encarou as Fomiguinhaz da Dreamworks no mesmo ano e faturou muito mais. Merecia uma continuação, seria muito legal ver a volta desses personagens. Na época, a joaninha Francis deixou muita gente ... confusa.


12ª POSIÇÃO: LUCA
Visualmente, é um dos mais bonitos. Merecia a tela do cinema, mas ... covid. Por pouco, não teve uma personagem lésbica. As pessoas enxergaram uma relação homossexual no filme e vibraram, mas o diretor fez a besteira de vir a público e desmentir tudo.


11ª POSIÇÃO: ELEMENTOS 
Comédia romântica que merece uma chance. O rapaz decepciona um pouco, mas a protagonista é perfeita. Adoro ela.


10ª POSIÇÃO: RED, CRESCER É UMA FERA
Esse filme é uma loucura, gostei do estilo asiático e todo moderninho, imitando um animê. Usando algumas analogias, o estúdio apostou em algo mais maduro. As crianças notam o panda vermelho, os adultos pescam as mensagens ocultas.


9ª POSIÇÃO: LIGHTYEAR 
Sim, eu vou continuar defendendo esse filme. Eu não esperava mesmo nenhuma conexão com a franquia de Toy Story (temos apenas algumas pequenas referências só por diversão), essa é uma animação de ficção científica. Eu só não gostei da dose de humor que os novatos trouxeram para o filme em sua segunda metade (como se alguém se lembrasse de repente de que o filme também vai ter um público infantil), pra mim, o filme é o Buzz, a garota e o gato (eu amei aquele bichinho).


8ª POSIÇÃO: DOIS IRMÃOS 
O último filme antes do lockdown e ele merece ser redescoberto. Eu amei cada minuto desse filme, ele foi feito para os nerds. Ele é divertido, o final é tocante, os personagens são adoráveis, principalmente o Chris Pratt. 


7ª POSIÇÃO: MONSTROS S.A. e UNIVERSIDADE MONSTROS 
O primeiro filme da Pixar com um universo paralelo. Tudo é novidade, as regras são bem simples, todos os personagens são divertidos. O segundo filme, um prequel, lembra um school movie qualquer dos anos 80.


6ª POSIÇÃO: RATATOUILLE
Uma ideia super original, uma trilha musical que te leva para Paris rapidinho. Esse é outro filme que merecia uma continuação mas ninguém tá pensando nisso agora. 


5ª POSIÇÃO: OS INCRÍVEIS 1 e 2
Eu não gostei muito do primeiro filme logo de cara, levei um tempo para me acostumar com os bonecos. O segundo tem incríveis sequências de ação, mas o primeiro é uma aventura de verdade, e no estilo James Bond clássico. No terceiro filme eu quero ver outros super heróis e um vilão de responsa, mas tragam o Brad Bird de volta.


4ª POSIÇÃO: DIVERTIDAMENTE
Os Simpsons fizeram primeiro, mas a Pixar caprichou. E quase nos matou em alguns momentos, não dá para segurar as lágrimas nesse filme. E vem aí uma continuação. 


3ª POSIÇÃO: PROCURANDO NEMO e PROCURANDO DORY
Quando fui ver no cinema, era a coisa mais linda que eu já tinha visto em CGI. O segundo filme não é tão lacrimoso, mas gostei das sequências de ação e dos novos personagens. 


2ª POSIÇÃO: WALL-E 
Ah, esse filme é perfeito. É o meu favorito aqui. Mas como estou juntando as franquias ...


1ª POSIÇÃO: TOY STORY 1-2-3 e 4
... ninguém supera o carro chefe da Pixar. O primeiro filme já é um clássico, um marco na história da animação (Cassiopeia, alguém?), o segundo é o meu favorito, é o mais divertido. O terceiro é muito sombrio, eu só gosto do final (snif) e o quarto ... meh ...

5 comentários:

Anônimo disse...

Como assim Os Simpsons fez divertidamente primeiro? Hahahahah eu preciso ver esse episódio. É o meu filme favorito da Pixar

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Foi uma piada rápida onde várias Lisas (honestidade, inveja, libido e consciência) debatem dentro do cérebro da Lisa em um ep da 15ª temporada (2003)

Gilberto Abreu disse...

Wall-E sempre será meu favorito da vida!
Sobre Toy Story, minha ordem é 3, 1, 2 e 4

FF disse...

Aaaaaaah sim hahahah eu lembro desse

Calvin disse...

Toy Story tem uma coisa horrível que é... Não tem solução! Um brinquedo não pode morrer, então seu destino é inevitavelmente ser abandonado em algum momento. Ser abandonado é a coisa mais triste que pode acontecer com eles. Todas as crianças crescem e largam os brinquedos num canto, numa caixa ou jogam fora. Tentam dar um jeito nisso nos filmes, mas não convence, e desde criança, quando eu assisti o primeiro, já me senti mal com isso, de que não pode existir um final feliz pros brinquedos.
To viajando muito?