29.6.23

📖 livro - AS BRUMAS DE AVALON (parte 4)


Do começo ao fim, eu achei esse livro incrível. Na quarta e última parte (O prisioneiro no carvalho), Morgana tenta pegar a Excalibur de volta, Avalon tem uma sacerdotisa infiltrada na corte de Camelot, e acima de tudo, Morgana quer se vingar de Merlim, ele traiu Avalon quando entregou as Insígnias Sagradas para os cristãos. Mais tarde, Morgana convoca a Deusa no salão da Távola redonda e (acidentalmente?) dá início à caçada pelo santo graal. Muitos cavaleiros deixam a corte e começam a procurar pelo cálice em todos os cantos, deixando Artur sozinho no castelo. Alguns nunca retornarão. 
Como a história é sempre contada pelo ponto de vista das personagens femininas, não acompanhamos as aventuras individuais de cada cavaleiro na busca pelo graal (que já foram contadas em muitos outros livros), mas as mulheres conseguem se manter informadas. De repente, uma delas se revela uma grande vilã, com grandes planos. Vemos o desfecho da trágica história de amor de Gwenhwyfar e Lancelote, muitas mortes marcam o fim da era arturiana, e a ilha de Avalon se perde cada vez mais nas brumas, se separando, no tempo e no espaço, do restante do mundo. Morgana fica sem saber se essa é a vontade de sua Deusa, ou, se a Deusa a abandonou. 
Esse foi o melhor livro que li nos últimos tempos, um presentão de dia dos namorados do Anselmo 😘.






2 comentários:

Anônimo disse...

Já tinha lido os 4 livros anos atrás mas depois que vi sua postagem fui atrás e comprei essa mesma coletânea e fiquei muito feliz em poder ler de novo e ler sua resenha. Se tiver oportunidade procure os outros livros dessa autora. São incríveis.

Anônimo disse...

eu amo essa saga, li a primeira vez no ensino médio, 300 anos atrás hahaha