30.6.23

📽 em cartaz - INDIANA JONES E A RELÍQUIA DO DESTINO

Essa é uma daquelas continuações que, você sabe, ninguém pediu, mas a gente vai querer ver mesmo assim. Sabemos que o Harrison Ford tá bem velhinho, e parece que todo mundo concorda que, outro ator no papel de Indiana Jones, embora seja essa uma decisão bastante óbvia de se tomar, iria irritar meio mundo, então, é isso que temos. Mas o que realmente pesa sobre o novo filme é o trauma, a dor, a péssima lembrança da Caveira de cristal, não precisamos, não queremos, outra Caveira de cristal. O personagem precisa de um MacGuffin (o tesouro que movimenta a trama) que seja realmente marcante. A tal da relíquia do destino pode fazer isso? Ela pode salvar o filme? 


NAZISTAS, POR QUÊ SEMPRE NAZISTAS?


A história começa nos anos 40. Um Harrison Ford digitalmente rejuvenescido tenta recuperar um tesouro que foi roubado por nazistas, encarando um exército deles a bordo de um trem. Eu achei que o efeito ficou muito bom, eles deveriam (poderiam) ter feito o filme todo assim. Aí avançamos até 1969. A personagem de Phoebe Waller-Bridge está procurando a relíquia que Indy, e o pai dela, encontraram no trem nazista. O personagem de Mads Mikkelsen também quer o artefato, aquela coisa existe no mundo real mas "só" serve para prever eclipses, o vilão do filme acredita que ela pode ser uma espécie de máquina do tempo de dois mil anos.
O diretor James Mangold fez bonito, o filme é bem sério, está bem longe da infantilidade do anterior, mas, uma sequência de ação puxa outra e há poucos momentos de investigação. Fica legal lá perto do final quando colocam o A de volta em Arqueologia. Porém, são poucos os momentos tradicionais, como a animação do avião no mapa, um pouco de humor e um mistério bem misterioso e gostoso que envolva o MacGuffin. Na verdade, o clímax é tão surreal (ops, Caveira de cristal) que a gente até se esquece que se trata de um Indiana Jones. Apesar de ter gostado muito do filme, Indiana Jones AINDA É apenas uma trilogia pra mim.

FICHA TÉCNICA 

TÍTULO ORIGINAL: Indiana Jones and the dial of destiny
ANO: 2023
PAÍS: eua
DURAÇÃO: 2h 34 min 
DIRETOR:  James Mangold (Logan, Ford vs Ferrari)
ELENCO: Harrison Ford, Phoebe Waller-Bridge, Antonio Banderas, Ethann Isidore, Toby Jones, John Rhys-Davies e Mads Mikkelsen.
ESTREIA BR: 29 de junho 





Um comentário:

Anônimo disse...

Estou louco pra assistir!