4.10.22

🔟 UNIVERSOS QUE NÃO EXISTEM MAIS (parte 3)


Outro candidato ao título de "Novo senhor dos anéis" (eles até filmaram na Nova Zelândia). AS CRÔNICAS DE NÁRNIA é uma série de sete livros, o autor C.S. Lewis nunca quis ver suas obras sendo adaptadas para o cinema, mas hey, ele já morreu, e o filho dele liberou geral. No final de 2005, a Disney lançou o primeiro filme. Cara, eu achei tão bobo, as crianças estão sempre grudadas, não dá pra conhecer os personagens separadamente, nem decorei seus nomes. E quando o papai Noel apareceu, o filme acabou pra mim. Era um universo muito pouco elaborado. Tinha Terra-Média? Sim. Mas também tinha "País das maravilhas", cadê o conteúdo original? Então, é para crianças, certo? No final o leão Jesus comeu a cara da Elsa, que violência é essa? Quais são as regras deste universo? O filme não quis explicar muita coisa. Mas teve uma boa bilheteria, o dvd também vendeu bem.
Logo, em 2008, veio a continuação (não conte mais comigo). É o segundo filme, o segundo livro, mas cronologicamente é o terceiro, ou quarto, sei lá, não sei como o estúdio iria resolver isso. O filme custou uma fortuna, gastaram muito dinheiro também na divulgação, a bilheteria não foi o suficiente para cobrir os gastos. Foi considerado um fracasso e o estúdio abandonou a franquia. 
Um mês depois, a Fox comprou os direitos, prometeu um terceiro filme que seria uma continuação direta dos filmes da Disney e trouxe de volta alguns atores (Ben Barnes já havia assinado um contrato para 3 filmes). O terceiro filme, lançado agora pela Fox, chegou em 2010. Arrecadou uma boa grana nas bilheterias. Mas o contrato da Walden Media terminou no ano seguinte, eles perderam os direitos dos livros e isso empurrou a produção do quarto filme para um futuro incerto. Foram feitas várias promessas nos últimos anos, uma dança de cadeiras de diretores, roteiristas e estúdios, também tinham que levar em consideração a cronologia, como resolver isso sem confundir as pessoas? Dizem que a Netflix pode salvar a franquia, começando do zero, eles estariam pensando no formato de série de TV. Posso até dar uma espiada, mas não é um universo que eu tenho vontade de revisitar.

Um comentário:

FF disse...

Acho que o ruim da franquia é fazer na ordem de publicação dos livros. A ordem cronológica faz muito mais sentido. Os meus livros favoritos nunca tiveram adaptação, o primeiro "o sobrinho do mago" e o quarto "o cavalo e seu menino". Esse último é um Duas torres para crianças, com um toque de novela com gêmeos separados no nascimento. Já o penúltimo " a cadeira de prata" eu achei confuso e o último não tem um desenvolvimento muito bom, parece que ele foi obrigado a dar um fim pra história por contrato