31.10.22

👍👎 O MELHOR E O PIOR DE 2020

1- A VOZ SUPREMA DO BLUES

O último filme de Chadwick Boseman, poderia ter lhe rendido um Oscar póstumo, mas quem brilha mesmo no filme é a Viola Davis (indicada para melhor atriz, e cadê uma indicação para melhor filme?). Ainda assim, 2020 foi o ano da Netflix no Oscar, porque ninguém tava saindo de casa mesmo ... Outros oscarizados: Meu pai, Judas e o Messias negro, Minari, Nomadland, Tenet. 


2- AMOR E MONSTROS 

Esse filme foi uma divertida surpresa, gostei muito dele (dvd? Alguém?). Monstros estão dominando o planeta Terra, os poucos humanos que restam vivem escondidos em abrigos subterrâneos. Dylan O'Brien decide deixar seu abrigo e atravessar uma vasta região, são sete dias de viagem, só para reencontrar a namorada em outro abrigo. O cachorro também vale o filme, um ótimo ator. Outros filmes divertidos: Sonic, Palm Springs, O homem invisível, Borat 2.


3- OS SETE DE CHICAGO

Netflix de novo, o filme conseguiu seis indicações ao Oscar (incluindo Roteiro e Melhor filme). Também foi um bom ano para o Sacha Baron Cohen, indicado para ator coadjuvante por esse filme e pelo roteiro de Borat 2. Outras atuações marcantes: Greyhound, Hamilton, O som do silêncio. 


4- TIO FRANK

Escrito e dirigido por Alan Ball (Six feet under), a trama se passa em 1973. Paul Bettany é o tio Frank do título, ele faz uma longa viagem de carro até o funeral do pai. Sua sobrinha descobre que o tio é gay, e que mora com outro homem. Na família, o tio Frank é um assunto meio que proibido por conta disso. Outros filmes com gays: The Old Guard, Memórias de um amor.


5- WOLFWALKERS

A melhor animação do ano (que perdeu um Oscar para o sonso Soul da Pixar). Faz parte de uma trilogia de lendas do folclore irlandês (junto com "A canção do oceano" e "Viagem ao mundo das fábulas"). Todos do mesmo estúdio, animação feita a mão e cenários que brincam com a perspectiva. Outras animações: Dois irmãos, O tempo com você, Os Willoughbys, Trolls 2.



NO FUNDO DO POÇO:

Foi bem difícil escolher um único filme. Teve "Artemis Fowl" naquele ano, o Harrison Ford contracenou com um cachorro digital (cães de verdade são muito caros ...), Mila Jojô e seu marido investiram em outra adaptação de um game, Vin Diesel tentou criar uma nova franquia e Mel Gibson virou papai Noel. Eu vou de DOLITTLE. A gente havia acabado de perder o Homem de Ferro e o RDJ resolve aparecer numa produção cercado por animais digitais. É como a Halle Berry pulando do Oscar pra Mulher Gato. Às vezes o filme é infantil demais, às vezes traz piadas adultas demais (e também nojentas), ele não sabe que público ele quer agradar. A trama é ridícula, os animais não são nada realistas, cada um tem a voz de uma pessoa famosa, mas isso não salva o filme.

Um comentário:

Anônimo disse...

Também gostei muito de Amor e Monstros, talvez tenha sido pq foi um bem simples, comparada as os outros, atualmente parece que todo filme que tem ser grande e complicado, parece que todo filme novo que fazem e para ser o proximo vingadores, ter um simples na verdade foi muito bom