6.2.20

em cartaz - JOJO RABBIT



O filme acabou se tornando o meu favorito entre os indicados. Eu vou estar torcendo por ele embora saiba que vai bem difícil uma comédia se dar bem entre tantos filmes sérios. Eu me diverti muito com esse filme, muito original. Taika Waititi não conseguiu uma indicação como melhor diretor (sacanagem) mas pode levar o prêmio de melhor filme e o de roteiro adaptado. Scarlett Johansson também foi indicada como atriz coadjuvante. O filme começa como uma comédia, quase um summer-camp dos anos 80. Tem drama na última meia hora mas a comédia nunca vai embora de verdade. Também chama a atenção pela trilha musical, vai virar cult com certeza.




Jojo tem dez anos e mora com a mãe (Scar) na Alemanha nazista. Enquanto o pai luta na Itália, o garoto sonha em fazer parte do exército de Hitler. Ele o amigo Yorki (muito divertido) entram para o ''acampamento de verão'' nazista do Sam Rockwell, onde vão aprender a ser soldados. O menino se machuca e volta para casa. Aí descobre que sua mãe está escondendo uma moça judia. Ele não sabe como lidar com essa situação. Nem seu amigo imaginário, o próprio Adolf (Taika). O menino não sabe muita coisa sobre os judeus, apenas aquilo que o regime nazista ensina, como chifres e controle mental. Então ele decide conhecer melhor a moça para escrever um livro educativo sobre judeus. O garotinho Roman Griffin Davis, lembrado pelo Globo de ouro mas ignorado pelo Oscar, segura o filme todo nas costas. Não sei dizer se o Taika Waititi tem um estilo próprio de direção, mas JOJO RABBIT lembra muito o estilo do Wes Anderson (sem as simetrias). 


FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: idem
ANO: 2019
PAÍSES: eua, nova zelândia, república tcheca
DURAÇÃO: 1h 48min
DIRETOR: Taika Waititi
ELENCO: Roman Griffin Davis, Thomasin McKenzie, Scarlett Johansson, Taika Waititi, Sam Rockwell e Rebel Wilson
ESTREIA BR: dia 6 de fevereiro de 2020
PRÊMIOS: indicado para 6 Oscars (melhor filme, atriz coadjuvante, roteiro adaptado, figurino, direção de arte, edição)




Um comentário:

Gabriel disse...

Acabei de assistir e gostei muito do filme. Eu amei o Capitão K e chorei pra caramba na cena da borboleta. Um filme incrível, já está na lista dos meus favoritos.