1.2.20

chp apresenta


DC
vs
MARVEL
edição especial


Em 1960, a National Allied juntou o Batman, o Superman, Mulher Maravilha, Flash, Lanterna Verde, Caçador de Marte e Aquaman, e lançou a Liga da Justiça da América com o selo ''DC National Comics'' (a editora só se tornaria ''DC Comics'' nos anos 1970). Foi um sucesso de vendas. No ano seguinte, a ''Atlas Comics" (fundada em 1939 como ''Timely Comics'') mudou de nome para Marvel Comics e um jovem chamado Stan Lee foi encarregado de criar um super grupo para enfrentar a Liga no mercado das HQs. E assim nasceu o Quarteto Fantástico. Depois vieram os Vingadores, os X-men, o Homem Aranha. E a Atlas respondeu com os Jovens Titãs e o Batman ganhou um seriado de tv. Começou uma guerra que dura até hoje. Ela já deixou os gibis e foi parar no cinema e na tv.
As duas editoras foram atacadas pela censura nos anos 1950, HQs foram queimadas, a Marvel quase comprou a DC nos anos 1980 e teve que vender os direitos de seus personagens para não falir nos anos 1990. Não interessa se você é Decenauta ou Marvete, você faz parte dessa briga barra história e você adora isso.


NESTE CANTO
DC COMICS



Ela começou em 1935, e passou 20 anos comprando os gibis da concorrência. Adquiriu o Flash, o Lanterna Verde, a Mulher Maravilha, o Gavião Negro e a Sociedade da Justiça quando comprou a All-American Comics. A DC se tornou um pesadelo para a editora Fawcett (1939-1980), eles haviam criado o Capitão Marvel (para a DC, uma cópia descarada do Superman), e o Capitão vendia bem. A briga nos tribunais se arrastou até a Fawcett ficar sem grana. Aí a DC comprou o personagem e o incorporou ao seu universo de heróis. Mas nesse meio tempo a Marvel criou seu próprio Capitão Marvel (atualmente, é Capitã) e por conta disso, o nome Capitão Marvel não podia mais aparecer na capa das HQs, só no miolo. Em 2011 a DC oficializou o nome Shazam.




A era de ouro dos quadrinhos terminou junto com a segunda guerra mundial. A DC reformulou seus heróis, novos uniformes, novas origens e novas identidades. Mas os heróis da era de ouro não foram esquecidos. Segundo a nova cronologia, suas aventuras aconteceram na Terra 2, outro universo. Na era de prata temos a Terra 1, Barry Allen é o Flash (Jay Garrick na Terra 2) e Hal Jordan é o Lanterna Verde (Allan Scott na Terra 2), e não demorou para que esses heróis se encontrassem. Surgiu a ideia do multiverso. Vários reboots tentaram colocar ordem na casa. Haviam infinitos universos, depois o número caiu para 52. Quando uma reformulação é mal recebida, a DC muda tudo de novo. A palavra chave é ''Crise'', se vai rolar uma crise, então vai ser um mega evento.
Pessoas que nascem com superpoderes (ou os ganham de alguma forma) são chamadas de metahumanos. A Força de Aceleração ajuda os velocistas, eles podem até viajar no tempo, mas alterações no passado, mesmo pequenas, são sempre prejudiciais. O Flash salvou sua mãe no passado e criou um presente onde Amazonas e Atlantes vivem em guerra, o resto do mundo foi pego no fogo cruzado.

Existem poucas equipes na DC, a Liga da Justiça, os Jovens Titãs, a Legião dos super heróis ... e cada equipe tem seus membros oficiais e os reservas. Ou seja, muita gente, poucos grupos, e reservas atuando sozinhos na maior parte do tempo.


GEOGRAFIA E ASTRONOMIA

Existem muitas cidades fictícias no universo DC, a maioria delas fica nos isteites mesmo e tem sempre um herói segurando as pontas. Star City (a cidade do Arqueiro Verde), Central City (Flash), Metrópolis (Superman), Gotham City (Batman), Fawcett City (Shazam), e também Coast City, Gateway City, e Smallville. A ilha das amazonas fica num lugar secreto, Atlântida fica no fundo do mar. Existe uma dimensão com demônios e outra chamada Zona Fantasma. 
O panteão grego está sempre presente por conta da Mulher Maravilha. O deus Ares é um dos vilões mais poderosos da editora. Logo, em algum lugar, existe um monte Olimpo.

 



No espaço temos o extinto planeta Krypton. Oa, o planeta dos Lanternas Verdes, fica no centro do universo (isso é fisicamente impossível mas vá lá). Tem o mundo Bizarro e Thanagar, o planeta do Gavião Negro. Estelar, dos Jovens Titãs, veio de Tamaran. E Nova Gênese, governada pelo Pai Celestial, está em guerra contra o planeta Apokolips, governado pelo tirano Darkseid. O planeta Marte foi habitado por duas raças diferentes, marcianos brancos e verdes.
Tem também um planeta vivo chamado Mogo, que também é um Laterna Verde.
Na fronteira do universo existe uma imensa muralha que ninguém consegue atravessar. É a muralha da Fonte, responsável pela criação de todo o universo. Existem várias tropas de Lanternas, com cores e fontes de energia diferentes.

Os objetos mais poderosos do universo da DC são: o livro da eternidade, a máscara da Medusa, a lança do destino, o globo de Rá, a bateria dos Lanternas Verdes, o laço da verdade, o elmo de Nabu, as caixas maternas, o tridente de Poseidon e a equação anti-vida.

População do universo DC: aproximadamente 10 mil personagens



NESTE CANTO
MARVEL COMICS




No começo haviam apenas dois heróis. Namor, o príncipe submarino, foi criado em 1939, dois anos antes do Aquaman da DC (nas HQs, suas origens são bem semelhantes, pai humano e mãe atlante). E havia também o Tocha Humana, um andróide que pegava fogo em contato com o oxigênio. O Capitão América surgiu em 1941 e fez muito sucesso, até o fim da segunda guerra mundial. Nos anos 60 Stan Lee e Jack Kirby criaram o Quarteto Fantástico, o Hulk, o Homem Aranha, o Homem de Ferro, os X-men, Thor ... a lista é enorme. Todos esses heróis tinham problemas pessoais, muita gente se identificava com eles. Para Peter Parker, o Homem Aranha era quase uma maldição, salvar a vizinhança, estudar para as provas na escola e tomar conta da tia idosa, tudo ao mesmo tempo. O Coisa e o Hulk eram personagens trágicos. Os X-men eram vítimas de preconceito, no universo Marvel as pessoas odeiam os mutantes (gente que nasce com o gene X, os poderes surgem na adolescência).




Houve um dia, como nenhum outro, em que os maiores heróis da Terra se uniram para combater o mal. O incrível Hulk, o invencível Homem de Ferro, o poderoso Thor (sim, todos são chamados assim. Os X-men são fabulosos e o Homem Aranha é espetacular), o Homem Formiga e a Vespa se uniram para enfrentar o deus Loki. E assim nasceram os Vingadores. O Hulk deixou a equipe rapidinho e aí o pessoal encontrou o Capitão América congelado desde o final da segunda guerra (foi uma maneira de explicar a ausência do personagem), ou seja, o Capitão ficou congelado por vinte anos, mais ou menos.

Os X-men se dividiram em várias equipes. Os vingadores também. O que mais existe na Marvel são equipes, é difícil encontrar heróis que atuam sozinhos. A Marvel levou um tempão para investir em mega sagas do tipo ''junta todo mundo'', como faz a DC. Os X-men enfrentaram a Fênix Negra. O Quarteto enfrentou o Galactus. Nenhuma outra equipe aparecia para ajudar (isso iria bagunçar a cronologia das outras HQs). A turma toda se reuniu na trilogia do Infinito, a palavra chave do universo Marvel, quando Thanos fez metade do universo desaparecer com um estalar de dedos. O vilão Massacre também juntou todo mundo na década seguinte. 
Alguns vilões costumam viajar no tempo, mas a linha temporal raramente é afetada. Certa vez, a morte do jovem professor Xavier criou um presente onde o vilão Apocalipse governa o mundo todo, o evento afetou todas as HQs da Marvel, por um tempinho, mas era uma saga dos X-men no fim das contas.
Regra da Marvel, se dois ou mais heróis se encontram, eles precisam lutar entre si sem nenhum motivo aparente (isso porque, desde sempre, os leitores gostam de ver confrontos do tipo Coisa vs Hulk). Na DC os heróis são bem mais unidos.




GEOGRAFIA E ASTRONOMIA

Boa parte dos heróis da Marvel vive em Nova York. É onde encontramos o edifício Baxter do Quarteto Fantástico, a escola Xavier, a mansão dos Vingadores, o Clarim Diário ... Temos algumas ilhas fictícias como Genosha e Madripoor. A Terra Selvagem, com dinossauros, fica no polo sul. O dr Destino governa um país chamado Lativéria. Os Inumanos vivem em Attilan, essa cidade costumava ficar escondida no Himalaia, mas foi levada até a zona azul da Lua (uma região com oxigênio). Wakanda é a nação mais rica do continente africano. Existe uma dimensão com demônios e outra chamada Zona Negativa (assim como a Zona Fantasma da DC, a ZN também foi usada como prisão para super vilões).
O panteão nórdico está sempre presente por conta do Thor, deus do trovão. A ponte do arco íris (bifrost) termina em Asgard. Existem nove reinos nessa mitologia, temos Midgard (a terra) e também o reino dos elfos escuros e o reino dos gigantes de gelo. Existe vida no mundo quântico. Ao redor da Terra orbita o Asteróide M.




A Força Fênix é uma das forças primordiais do universo, mas o devorador de mundos Galactus existe desde antes do Big Bang (ele vivia na sexta encarnação do multiverso). O império Kree enfrenta o império Skrull há gerações. O império Shiar tenta manter a ordem na galáxia. A ninhada tenta infectar todos no universo. Existe um planeta vivo chamado Ego. Zenn-La é o planeta do Surfista Prateado. A tropa Nova opera no planeta Xandar. Os Vigias são encarregados de observar os eventos mais importantes do cosmos, e não podem interagir (o vigia responsável pela Terra nunca se segura). O universo Marvel (universo 616 no multiverso) é meio complexo, Roma é a guardiã do multiverso, cada universo é uma esfera girando ao redor de um gigantesco redemoinho, com universos menores que servem de âncoras. Às vezes, o multiverso é representado por um cara chamado Eternidade, seu corpo é o próprio tecido do multiverso. Ele, e outras entidades cósmicas (como Infinito, Morte, Tribunal Vivo, Eon e Intermediário) habitam o Sobreespaço, uma realidade que está acima de todas as outras.

Os objetos mais poderosos do universo Marvel são: as jóias do infinito, a caixa dos invernos antigos, o bastão de Watoomb, o Nulificador total, o Olho Maligno, o Cubo Cósmico, a prancha do Surfista Prateado, o Coração do Universo, o cristal M'Kraan, os anéis do Mandarim, a jóia de Cyttorak, o Olho de Agamotto, o martelo do Thor, o metal Adamantiun, o metal Vibranniun, a espada do Crepúsculo e a espada de Odin.

População do universo Marvel: aproximadamente 8 mil personagens.





BRIGA DE CACHORRO GRANDE

A rivalidade entre a Casa das Ideias e a Distinta Concorrência é lendária. Mas na década de 1950, ambas sofreram um duro golpe. O psiquiatra Fredric Wertham lançou o livro ''A sedução do inocente'', onde dizia que as HQs deixavam as crianças violentas, a dupla dinâmica, Batman e Robin, transformava as crianças em homossexuais. A editora E.C. Comics, que fazia HQs policiais e de terror, foi à falência. A Marvel e a DC tiveram que mudar o conteúdo das revistas, começaram a criar tramas mais infantis. Foi criado o selo da Comics Code, nenhuma HQ poderia ser vendida sem ele. Em 2010 descobrimos que Fredric manipulou os dados para poder comprovar suas teorias, algumas crianças mencionadas no livro nem sequer foram entrevistadas por ele. Fredric alterou relatos, datas e fatos.

Em 1984, a Warner tentou fechar um acordo com a Marvel (que tinha 69% do mercado das HQs). A Marvel iria publicar os heróis da DC e em troca a Warner lançaria produtos dos heróis da Marvel. Com esse acordo, a Marvel passaria a controlar 90% do mercado de HQs. A editora foi processada por monopólio e acabou desistindo da ideia.

Nos anos 1990 a Marvel estava perto da falência. Foi obrigada a licenciar seus personagens. A Fox comprou os X-men, o Demolidor, o Quarteto Fantástico, o Motoqueiro Fantasma, entre outros, e também boa parte dos personagens cósmicos. A Sony comprou o Homem Aranha. A Universal ficou com o Hulk e o Namor, e ainda é a dona deles, só não são obrigados a lançar filmes de tempos em tempos, como no contrato com a Fox e a Sony.
A Marvel deu a volta por cima e começou o MCU em 2008 com os personagens que ainda tinha no bolso, com a ajuda da Paramount. Em 2009 a Disney comprou a Marvel por 4 bi, mas não interrompeu o MCU, o contrato com a Paramount terminou em 2011 e a Disney se tornou a nova distribuidora da Marvel Studios.

Na DC, o casamento aconteceu ao contrário. Em 1967, a editora, ainda com o nome de National Periodical Publications, foi comprada pela Kinney National Company que depois comprou a Warner.


 
 CROSSOVERS

Para a nossa alegria, as duas editoras já se encontraram várias vezes. O primeiro crossover é de 1976: ''Superman e Homem Aranha''. Na trama, os dois heróis vivem no mesmo universo. Em 1981 os dois se encontraram novamente. No mesmo ano pintou ''Batman vs Hulk''. Depois veio ''Novos Titãs e X-men''. Em 1996 pintou o maior dos crossovers até então: ''DC vs Marvel''.
Heróis lutando contra heróis. E os leitores podiam votar no vencedor através de cartas. Isso prejudicou as tramas, os personagens mais populares ganhavam as lutas, não importava se o adversário era mais forte. A Tempestade, dos X-men, deu uma surra na Mulher Maravilha ...

No ano seguinte, o combate foi interrompido porque os dois universos se misturaram. Surgiu o universo Amalgama, com o Garra das trevas (Wolverine + Batman), o Garoto Aranha (Superboy + Homem Aranha) e coisas bizarras como ''Lobo, o pato'' (Lobo + Howard, o pato). A coisa durou 12 edições.



Meu crossover favorito surgiu em 2003, e foi o último. ''Vingadores vs Liga da Justiça''. Este trazia uma proposta nova, mostrar como os dois universos eram absurdamente diferentes. Quando a Liga pisou no universo Marvel, o Flash, que não podia correr (não existe a Força de Aceleração na Marvel) foi confundido com um mutante e quase foi linchado por uma turma furiosa. O Superman ficou revoltado, como os heróis da Marvel permitem que um vilão como o dr Destino governe um país? E ainda tem o Justiceiro matando criminosos. A única equipe da Marvel que o povo ama de verdade, desde o início, é o Quarteto Fantástico. Os X-men são odiados por serem mutantes. E até os Vingadores foram duramente criticados quando o Capitão recrutou a Feiticeira Escarlate e seu irmão Mercúrio (dois mutantes, filhos do terrorista Magneto). Para o Superman, os Vingadores não estavam fazendo o seu trabalho, eram incompetentes.

E os Vingadores no universo DC? Eles ficaram chocados, o povo idolatra seus heróis. O Flash tem até um museu. Para o Capitão América, os heróis da DC acham que são deuses, exigem a adoração do público. A Feiticeira Escarlate teve problemas para acessar a magia do caos no universo DC, ela é mais selvagem e poderosa (talvez seja por isso que na DC existem muito mais praticantes de magia do que na Marvel). E, pela segunda vez, Batman vs Capitão América, terminou em empate.
Uma curiosidade, criaram uma versão feminina do Eternidade para representar fisicamente o multiverso da DC na história.



O MEU É MAIOR QUE O SEU

Ambos os universos estão cheios de clones, referências e homenagens. Por baixo dos panos os roteiristas unem as duas editoras de uma maneira não oficial. O Deadpool por exemplo, foi criado para ser uma sátira do Exterminador Slade Wilson. O vilão Thanos foi inspirado no Darkseid. Existem cópias da Liga na Marvel e dos Vingadores na DC. Tem um Homem Aranha na DC que é um mercenário assassino, o Aranha Negra.
Será que a Abelha foi inspirada na Vespa e o Aquaman no Namor? O Monstro do pântano e o Homem Coisa surgiram no mesmo ano.
Nos dois universos encontramos o famoso Hércules. Na Marvel, ele faz parte dos Vingadores (em algum momento, nunca revelado, ele teve um caso com o Estrela Polar). Na DC, o cara violentou a rainha Hipólita e por conta disso as Amazonas deixaram de ajudar a humanidade e passaram a viver numa ilha escondida do mundo.


CINEMA

Nós já conhecemos o passado, e já vimos a Warner tentando encarar o MCU, então vamos dar uma olhada no futuro. 
Os próximos filmes da Marvel.
''Os novos mutantes'', ''Viúva Negra'', ''Morbius'', ''Venom 2'', ''Os Eternos'', ''Shang-Chi e a lenda dos dez anéis'', ''Dr Estranho no multiverso da loucura'', ''Thor amor e trovão'', ''Aranhaverso 2'', ''Pantera Negra 2'', ''Blade'', ''Guardiões da galáxia 3'', ''Deadpool 3'', ''Capitã Marvel 2'' e, beeem lá na frente, ''Homem Formiga 3'' e ''Cavaleiro da Lua''.
Os próximos filmes da DC.
''Aves de rapina'', ''Mulher Maravilha 2'', ''The Batman'', ''Esquadrão suicida'', ''Aquaman 2'', ''Adão Negro'', ''Shazam 2'', ''The Flash''.



DIVERSIDADE

A Marvel saiu na frente com o primeiro herói negro (o Pantera) e o primeiro homossexual (não figurante ou coadjuvante) o Estrela Polar. Criado em 1979, o herói sempre foi gay, haviam pistas escondidas nas histórias porque a Comics Code Authority não permitia homoconteúdo nas HQs. Eu me lembro de um momento em que a Vampira (dos X-men) tocou no rapaz e disse que descobriu ''seu segredo''. A saída do armário aconteceu em 1992, a HQ não foi publicada no Brasil então eu levei um tempão para descobrir qual era o tal segredo. O herói havia encontrado um bebê abandonado que era soro positivo. Após a morte do bebê, o Estrela Polar se assumiu (e também protagonizou o primeiro casamento gay da Marvel em 2012).
Tanto a Marvel quanto a DC já pisaram na bola apostando numa diversidade bem forçada. Ao invés de criarem personagens novos e gays, eles mudaram a sexualidade de heróis com décadas de idade. Alan Scott, o primeiro Lanterna Verde (1940), chegou a se casar e teve filhos. Sua reintrodução no universo DC, como homossexual, aconteceu após um reboot da editora em 2011. Coisas do multiverso, a gente até dá um desconto.
Já a Marvel, tirou do armário o Homem de Gelo, dos X-men. Em 2015 descobrimos que ele sempre foi gay, contradizendo todos os relacionamentos heterossexuais que ele já teve desde 1963. 

5 comentários:

Anônimo disse...

Parabens...ficou muito boa a matéria

Kayo Ewing disse...

Mais uma matéria icônica e memorável!
Dc>>>>>>>

Raul disse...

Ale, qual seu personagem gay preferido de cada uma das editoras?

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Pergunta difícil
Eu colecionei marvel durante uns trinta anos, e só tinha o Estrela Polar de homossexual, e as histórias da sua equipe, a Tropa Alpha, raramente eram publicadas por aqui. Personagens gays começaram a pipocar na marvel depois que eu parei de colecionar.

Eu sempre comprei edições especiais da DC, como o reino do amanhã ou o cavaleiro das trevas, não comprava as revistas mensais. Homopersonagens eu só conheço aqueles do arrowverso, eu gosto da irmã da Supergirl e do John Constantine.

Raul disse...

Infelizmente em diversidade mesmo o que tem ainda é pouquinho :(