29.9.22

🔟 UNIVERSOS QUE NÃO EXISTEM MAIS (parte 2)


Quando a trilogia do Anel de Peter Jackson chegou ao final, começou uma corrida, Hollywood precisava descobrir quem seria o próximo Senhor dos Anéis (e das bilheterias). Então... é só adaptar algum famoso livro de fantasia, certo? No final de 2007 estreou A BÚSSOLA DE OURO, o filme tinha a Nicole Kidman, o Daniel Craig e até o Ian McKellen e o Christopher Lee no elenco. A ideia era adaptar os três livros da saga Fronteiras do Universo (Ah, tá bom, aposto que o último livro seria dividido em dois filmes), "A faca sutil" e "A luneta âmbar" viriam em seguida.

Interferências do estúdio causaram alterações na história do livro irritando os leitores (mudaram principalmente o final). Gastaram 300 milhões no filme e ele não faturou nem 100, foi um fracasso de público e de crítica. O filme também sofreu boicote da igreja católica, ele, supostamente, estaria ensinando ateísmo para as crianças (do mesmo jeito que o Harry Potter ensinava bruxaria para os pimpolhos). O fracasso do filme fez as sequências serem canceladas. Em 2015 a New Line resolveu transformar os livros num seriado de TV (não dá pra ser "O senhor dos Anéis", então vamos de "Game of thrones"?), e ele só estreou em 2019. Sofreu uma pausa na produção por conta da pandemia, a terceira temporada deverá estrear em breve. Se está seguindo os livros, eu não sei, não estou vendo (já sou ateu), não quero julgar a saga pelo filme de 2007, mas aquele universo não me conquistou mesmo.

6 comentários:

Anônimo disse...

Li os livros e gosto muito. O filme gostei, mas prefiro o livro. Tô vendo o seriado e amo, uma produção incrível bem fiel aos livros e já tô ansioso pra terceira e última temporada.

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Os três livros estão no seriado?

Anônimo disse...

Os três livros estarão no seriado. A série vai ser finalizada agora com a terceira temporada, que já foi gravada, mas ainda não foi lançada. No geral, cada temporada corresponde a um livro, com algumas pequenas adaptações (a primeira temporada mostrou o começo do segundo livro, por exemplo).

Vale muito a pena, principalmente pela atuação da Ruth Wilson, que está demais no papel de "vilã" da série. Não são muitos episódios (2 temporadas com 7-8 episódios cada), disponíveis na HBO Max!

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Acho que li algo sobre isso, o filme de 2007, por interferência do estúdio, mudou o final pegando alguma coisa do livro seguinte para garantir um final mais feliz e redondinho. Foi como na Sociedade do Anel, que pegou a morte do Boromir lá do segundo livro e antecipou o ocorrido.

Gerson Luis Menna Barreto Filho disse...

Não sabia que esse filme tinha ido mal na bilheteria, lembro que ganhou Oscar.

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Sim, um Oscar de efeitos especiais. O filme custou 180 mi e faturou 370, o retorno ideal seria acima de 540.