30.9.22

👍👎 O MELHOR E O PIOR DE 2009

1- AVATAR

Não tem jeito, tem que estar na lista, tecnologicamente foi uma verdadeira revolução, popularizou o novo 3D e se tornou a maior bilheteria de todos os tempos (e voltou duas vezes aos cinemas pra se manter no pódio), mas apesar de tudo isso, ah colé, é Pocahontas, a gente esperava por uma história original. Outros blockbusters: Watchmen, Zumbilândia, Star Trek, Se beber não case.


2- DISTRITO 9

Ah, eis uma boa história original. Filme da África do Sul que conquistou os isteites, foi indicado para 4 Oscars incluindo Melhor filme, e colocou o nome do diretor Neill Blomkamp no mapa. Pena que, depois disso, o cara dirigiu duas ficções fraquinhas e depois ficou apenas nos curta metragens. "Distrito 10" ficou só na promessa. Outras surpresas: Preciosa, 500 dias com ela, Aconteceu em Woodstock.


3- LUNAR

Outro filme super original com um quebra cabeças de doer o cérebro. Sam Rockwell está sozinho numa estação lunar. Ao lado de um computador (voz de Kevin Spacey), ele segue uma rotina há três anos. Logo poderá voltar para a Terra. Mas um acidente muda tudo. 


4- MARY E MAX

Não foi fácil escolher uma única animação. Mas essa história me conquistou. Uma solitária garotinha australiana se comunica por cartas, através dos anos, com um velho solitário em niuiorqui. Eles se tornam grandes amigos, mas nunca se encontram. Separe um lencinho para o final. Outras animações: 9 a salvação, Viagem ao mundo das fábulas, O fantástico senhor Raposo, Coraline, A era do gelo 3.


5- MOTHER, A BUSCA PELA VERDADE

Filme sul coreano com um final de cair o queixo. Uma mãe começa a fazer sua própria investigação após o filho ter sido preso por um crime que não cometeu, ela vai fazer de tudo para provar a inocência dele. Outros filmes estrangeiros: Dieta Mediterrânea, Contracorrente, O segredo dos seus olhos, Os homens que não amavam as mulheres. 

 
NO FUNDO DO POÇO:

Essa foi fácil. DRAGONBALL EVOLUTION tem de tudo (de errado): versão americana de um anime japonês (sempre uma má ideia), um ator principal ocidental, zero referências ao material original, um visual ridículo, e acima de tudo, o fator decepção, os fãs do anime ficaram revoltados.

Nenhum comentário: