21.10.21

em cartaz - DUNA (2021)

O filme de 1984 provou uma coisa que muita gente já sabia, "Duna" não é um livro fácil de adaptar para o cinema. Li o livro quando era criança, me lembro de um começo confuso, cheio de detalhes, eu não sabia o que era preciso memorizar e o que seria irrelevante para a trama nas páginas seguintes. Mais para frente, o livro virou um tédio ... Tinha um quê de Star Wars, um tipo de "Força", que eu achei interessante, mas esse livro veio ao mundo antes da saga de George Lucas, quer dizer, tem muito de Duna nos atuais filmes de ficção, já vi muitas referências ao livro por aí. Mas o livro, virar filme, é complicado. O filme de 1984 decepcionou muitos fãs. Desta vez, alguém teve a ideia de dividir o livro em dois filmes ao invés de tentar compactar tudo. Deu certo? Deu. Mas tem uma pegadinha.

Na trama, o imperador (da galáxia?) entrega o planeta Arrakis (também chamado de Duna) para a casa Atreides. O duque (Oscar Isaac) e seu filho (Timothée Chalamet) vão cuidar da extração da especiaria (sem ela, as naves não viajam pelo espaço). Isso deixa os membros da casa Harkonnen irritados, eles eram os donos de Arrakis, quais são as intenções do imperador? O filho do duque foi treinado pela mãe nas artes das irmãs Bene Gesserit (as "Jedi" desta galáxia), ele sonha com o futuro e o povo de Arrakis acredita que ele é o Escolhido, mencionado numa antiga profecia. 

A melhor maneira de encarar esse filme, que não tem o ritmo de um filme, é assistir como se fosse uma mini série para a TV (vai ser mais cômodo ver em casa), só que com efeitos especiais bem caros. Ele tem 2 horas e 35 minutos e a sensação é de quase 4 horas. Após a fuga da cidadela, o filme se arrasta bastante, muita coisa poderia ter sido cortada. Não termina com um clímax, simplesmente termina. Deveriam ter colocado um "Parte 1" no título do filme (br), para os desavisados. Temos um elenco cheio de nomes famosos e Hans Zimmer traz uma trilha musical espetacular.

 

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: dune, part one
ANO: 2021
PAÍSES: eua, canadá
DURAÇÃO: 2h 35min
DIRETOR: Denis Villeneuve
ELENCO: Timothée Chalamet, Rebecca Fergunson, Zendaya, Oscar Isaac, Jason Momoa, Stellan Skarsgard, Josh Brolin, Javier Bardem, Sharon Duncan-Brewster e Dave Bautista
ESTREIA BR: 21 de outubro

 


 

5 comentários:

Anônimo disse...

Assistirei somente porque é um filme do Denis Villeneuve. "A Chegada" é simplesmente brilhante.

Raul disse...

Com todas as dificuldades, achei o filme de 1984 melhor. Mas não li o livro e comparar com o original é difícil. Mas apesar do set maravilhoso, figurino excepcional, atores e atrizes excelentes, tem uma narrativa beeemm devagar. As cenas dos sonhos e visoes de Paul Atreides eram meio sem graça também. Também achei propaganda enganosa esconder que seria em mais partes!

Rangel disse...

Assisti em casa, e em partes. Tecnicamente lindo, mas muito do livro não foi pro filme. As questões políticas religiosas e filosóficas.Muito disso se passa na íntimo dos personagens. É um bom filme. Mas achei longo demais e pra se tornar pop tinha q ser menos conceitual. Não será o novo Star Wars como a Warner quer.

Anônimo disse...

Eu gostei muito do filme, a Rebecca Ferguson arrasou demais MEU DEUS!

O que me incomodou mesmo foi o tom muito teatral das falas no início, e por ser um universo novo eles deixaram (pra mim) muitos termos e situações jogados.

P.S: Alessandro, mas quando aparece a logo do filme eles colocaram embaixo "Primeira parte". Só não levaram isso pra divulgação (nem daqui, nem lá de fora).

Raul disse...

Terminei de ver aqui, e sinceramente não gostei. A estética do filme é muito monocromática, os visuais de personagens muito idênticos (juro que não sabia diferenciar quem era amigo ou inimigo, pensa em mim na hora das batalhas haha poxa até as roubas dos nativos de Duna me confundiam), as cenas de visões são chatíssimaaaaaas, e pra mim a história poderia ser melhor sem essas baboseiras jedi. Pra não dizer que odiei tudo, a trilha do Hans Zimmer tá maravilhosa mesmo, e por incrível que pareça gostei da atuação do Oscar Isaac.