9.10.21

CAMPEÕES DE BILHETERIA (parte 9)


Muitas inovações no começo da década. O cinema abandona o celulóide e entra na era digital. "Bernardo e Bianca na terra dos cangurus" é a primeira animação com cores digitais, "Dick Tracy" é o primeiro filme com uma trilha sonora digital, "Jurassic Park" é o primeiro filme com som DTS digital e "Toy story" é o primeiro longa metragem feito no computador. Começou a renascença da Disney, o estúdio se comprometeu a lançar um filme animado por ano e comprou a Miramax em 1993. Em 1994, "Pulp fiction", da Miramax, se tornou o filme independente mais lucrativo (é isso mesmo, Quentin Tarantino trabalhou para a Disney). No mesmo ano, nasceu a DreamWorks. Épicos looongos e caros levaram muitos Oscars para casa, isso passou a impressão de que a Academia não estava sendo muito justa. Depois dos 11 Oscars de "Titanic", os prêmios começaram a ser mais bem distribuídos. Enquanto Hollywood quebrava limites tecnológicos a cada ano, o cinema independente apostou no Manifesto Dogma 95: filmes realistas, nada de CGI, locações reais, nada de música na edição, nem efeitos óticos, nem filmes de época... Lars von Trier abraçou o Dogma 95, estava na hora de resgatar o "verdadeiro cinema". Mas, em 1998, ele violou o acordo ao fazer um filme em vídeo. Em 1993, "Jurassic park" tirou "E.T." de seu pódio no ranking mundial. Em 1994, "O rei leão" se tornou a animação mais vista da história (anos antes, "A bela e a fera", também da Disney, foi a primeira animação a concorrer ao Oscar de melhor filme). O reinado dos dinossauros durou até 1997, quando a Fox, contra sua vontade, lançou "Titanic". O estúdio não acreditava no potencial do filme (custou a quantia recorde de 200 milhões), e preparou uma estreia bem modesta. As pessoas que viram o filme indicavam ele para os amigos, logo, a procura foi tão grande que a Fox resolveu fazer um segundo lançamento, desta vez, bem mais amplo. E não deu outra. O filme de James Cameron foi o primeiro a ultrapassar a marca de 1 bilhão nas bilheterias. George Lucas trouxe "Guerra nas estr Star Wars" de volta em 1999 e, "Episódio 1, A ameaça fantasma", arrecadou 100 milhões em apenas cinco dias. Ainda em 1999, outro recorde: "A bruxa de Blair" se tornou o filme mais lucrativo da história (custou 60 mil e faturou 248 milhões).
 
As maiores bilheterias da década foram: (1) "Titanic", (2) "Star wars, ep I, a ameaça fantasma", (3) "Jurassic park", (4) "O rei leão", (5) "Forrest Gump", (6) "Independence day", (7) "O sexto sentido", (8) "Esqueceram de mim", (9) "Homens de preto", (10) "Toy story 2".

Na próxima postagem (2000-2009), o DVD, o anel, a Pixar e wingardium leviosa.


6 comentários:

Gilberto Abreu disse...

Forrest Gump nao tá na frente de o rei leão, tá invertido Alessandro

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Ops,foi falta de atenção.

Anônimo disse...

Detesto Titanic.

Anônimo disse...

Poxa a dream works sempre pisou na Disney na minha irrelevante opinião. E os anos noventa tem um dos filmes favoritos: antes do amanhecer.

Anônimo disse...

Você já ouviu falar sobre um filme de terror chamado ghostwatch de 1992?

Seria interessante comentar sobre ele

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Esse nome (ghostwatch) não me disse nada, mas aí eu pesquisei e descobri o que era, me lembro vagamente de ter visto, muita gente acreditou que fosse real na época. Será que tá fácil de encontrar on line?