3.10.21

CAMPEÕES DE BILHETERIA (parte 8)


A década de 80 começou com um sinal de alerta. O diretor Michael Cimino deu uma de megalomaníaco e extrapolou o orçamento de seu filme "O portal do paraíso". A United Artists ficou à beira da falência. O filme tinha 219 minutos de duração. Mesmo com a UA reduzindo o tempo do filme para 149 minutos, ele foi um fracasso (de público e de crítica). Custou 44 milhões e faturou apenas 1.5 milhões, entrou para a história como a maior bomba já feita. O estúdio acabou sendo vendido em 1981. Em 1984, "Era uma vez na América" também teve seu tempo de duração reduzido quando estreou em solo americano. "Versões do diretor" estavam proibidas. "O segredo do abismo" e "Aliens, o resgate", ambos de James Cameron, também sofreram cortes (hoje, eu só vejo a versão estendida desses dois filmes). Por conta do sucesso de "Guerra nas estrelas", na década anterior, Hollywood começou a investir mais em filmes para adolescentes, apostando até nos produtos licenciados. Essa foi a década de Rambo, Indiana Jones, Sexta feira 13 e A hora do pesadelo, John Hughes, as continuações de Rocky, Conan, Um tira da pesada ... foi o início de muitas franquias de sucesso. Haviam muitas histórias originais, "Os caça fantasmas", "O feitiço de Áquila", "Duro de matar", "Robocop", "O exterminador do futuro", "Poltergeist"... Em 1985 surgiu a Blockbuster vídeo. Um ano antes a Suprema corte decidiu que, se você faz uma gravação doméstica com o videocassete, você não está violando nenhum direito autoral. O maior sucesso da década, "E.T. o extraterrestre", vendeu mais de 15 milhões de cópias em VHS. Apesar do ET do Spielberg ter se tornado a maior bilheteria mundial, dentro dos Estados Unidos o primeiro "Guerra nas estrelas" ainda era o filme mais visto. Essa foi a década com o maior faturamento da história do cinema até então.

As maiores bilheterias da década foram: (1) "ET o extraterrestre", (2) "Guerra nas estrelas, o retorno de Jedi", (3) "Guerra nas estrelas, o império contra ataca", (4) "Indiana Jones e a última cruzada", (5) "Rain Man", (6) "Os caçadores da arca perdida", (7) "Batman", (8) "De volta para o futuro", (9) "Uma cilada para Roger Rabbit", (10) "Top gun, ases indomáveis".

Na próxima postagem (1990-1999), o grande retorno da Disney, Spielberg supera ele mesmo nas bilheterias, e todo ano a gente tinha um único filme levando boa parte dos Oscars.

Um comentário:

Anônimo disse...

Assisti Rain Man pela primeira vez esse ano e caramba que filme perfeito!!