17.10.21

CAMPEÕES DE BILHETERIA (parte 10)


Em 1999, o cinema faturou tanto que o ano 2000 acabou vendo uma queda nas bilheterias que não se via há anos. Naquele ano começou a saga dos X-Men, e "O tigre e o dragão" fez Hollywood dar mais atenção para o cinema asiático. Em 2001, a gente começou a passar o natal nos cinemas, tinha a trilogia do anel e a saga do Harry Potter. O DVD se tornou popular. Em 2002 surgiu o Oscar de melhor filme animado (até então, animações ganhavam apenas prêmios especiais: Branca de neve, Uma cilada para Roger Rabbit, Toy Story), o primeiro vencedor foi o ogro Shrek. No mesmo ano, Halle Berry leva o inédito Oscar de Melhor Atriz e Denzel Washington leva o prêmio de Melhor Ator. A Pixar diminuiu o tempo entre seus filmes e lançou um clássico atrás do outro ("Up" conseguiu uma indicação para o Oscar de melhor filme em 2010), enquanto a Disney estava em sua segunda Era das trevas. Nessa década, o tão prometido filme do Homem Aranha finalmente foi lançado e até o Batman voltou (o Superman apenas tentou). A Disney descobriu uma mina de ouro com Piratas do Caribe, vimos um novo James Bond e surgiu o novo 3D. Mais uma vez, James Cameron extrapolou o orçamento da Fox e lançou um filme super caro, o valor do ingresso 3D ajudou no retorno, Avatar (2009) derrubou Titanic do topo das bilheterias mundiais. O universo cinematográfico da Marvel começou, modestamente, em 2008. No ano seguinte a Marvel foi comprada pela Disney. Em 2007 surgiu o CHP ...

As maiores bilheterias da década foram: (1) "Avatar", (2) "Batman, o cavaleiro das trevas", (3) "Shrek 2", (4) "Piratas do Caribe, o baú da morte", (5) "Homem Aranha", (6) "Transformers, a vingança dos derrotados", (7) "Star wars, a vingança dos Sith", (8) "O senhor dos anéis, o retorno do rei", (9) "Homem Aranha 2", (10) "A paixão de Cristo".

Na última postagem (2010-2019), a Disney compra a Lucasfilm e a Fox, o final de Harry Potter, o MCU domina as bilheterias, a DC/Warner reage e o streaming se torna o mais novo inimigo do cinema.

2 comentários:

Anônimo disse...

Nossa a trilogia do piratas do caribe é TÃO boa. Pena que depois disse foi só ladeira abaixo...

Anônimo disse...

E as sequências de Avatar que já tão 15 anos em produção meu deus do céu sabe