20.3.24

❎️ TOP 14 - TODOS OS X-FILMES

14ª POSIÇÃO: GERAÇÃO X

Filme feito para a tv, deveria ter dado origem a uma série, mas o público não curtiu. Com um orçamento beeem baixo, o filme fez o que dava para fazer em matéria de efeitos especiais. Baseado numa série de HQs que eu curtia nos anos 90, temos Emma Frost e Sean Cassidy treinando os mutantes mais jovens da escola Xavier, entre eles a Jubileu. Pra mim, o maior problema do filme é o vilão, o ator acha que está num desenho animado, praticamente estragou tudo. 


13ª POSIÇÃO: X-MEN O CONFRONTO FINAL

Minha vontade foi de deixar o cinema nos primeiros minutos. Aos poucos, o filme seguiu matando todos os meus mutantes favoritos, foi um concurso de popularidade, vamos colocar o Wolverine no centro de tudo (três anos depois saiu um horrível desenho animado com a mesma ideia). E nada funciona nesse filme, a própria Fênix, prometida no filme anterior, foi uma decepção. 


12ª POSIÇÃO: FÊNIX NEGRA 

E por falar em Fênix barra decepção. Esse filme foi feito e refeito, foi costurado de má vontade, pegou a turbulenta época da compra da Fox pela Disney, correndo o risco de ser engavetado a qualquer momento. Sem mencionar que tava pouco ligando para a própria cronologia, ignorando completamente os eventos do filme anterior. 



11ª POSIÇÃO: X-MEN ORIGENS: WOLVERINE 

O filme tem um acerto: eles consertaram o Dentes de sabre. Mas o que fizeram com o Deadpool foi imperdoável. Faltou mais "Arma X" nessa história, um filme do Wolverine tem que ser violento, mas o estúdio se segurou demais. Quatro anos antes lançaram uma Elektra que parecia uma Branca de neve e não perceberam o erro? Esse Wolvi para crianças não agradou e "X-men origens: Magneto" foi cancelado em seguida. 



10ª POSIÇÃO: NOVOS MUTANTES 

Olha, eu gostei do filme, mais dos personagens do que da história. Esse era outro x-grupo que eu acompanhava nas HQs e gostei muito de ver alguns personagens em live action, ainda quero ter esse disco na coleção. Adiado um milhão de vezes e quase engavetado, o filme também sofreu durante aquele período de transição entre os estúdios. Não ficou aquela maravilha mas foi mil vezes melhor que Geração X. Quando vejo Gen V no streaming, me lembro desse filme, ele merecia mais carinho. 



9ª POSIÇÃO: X-MEN APOCALIPSE 

Meu vilão favorito finalmente deu as caras. Feio e baixinho, fiquei meio decepcionado, mas amei os novos personagens, sempre fui doido pela Psylocke. Não achei a história ruim, achei o filme divertido, só não conseguiu ser melhor que o capítulo anterior. A Fênix lá no final foi uma surpresa bem vinda.



8ª POSIÇÃO: WOLVERINE IMORTAL

Wolverine no Japão, melhor momento das HQs, o que poderia dar errado? Eu não sei o que aconteceu aqui, gosto do filme mas ele parece ser apenas um rascunho de uma aventura bem maior, o roteiro tá meio preguiçoso, não existe nenhuma ambição. Poderia ter sido algo grande, acho que precisava de um vilão melhor. O filme faz uma conexão com "Logan" mas a gente só ia descobrir isso vários anos depois. 


7ª POSIÇÃO: DEADPOOL 2

Muito divertido, eu amo o Cable, só achei a dupla estranha porque ela surgiu nas HQs após eu ter parado de colecionar. Nada de Dogpool ou Lady Deadpool, sou da época em que Mary Typhoid era o par ideal do mercenário tagarela. Não achei esse filme melhor que o primeiro. Como outros filmes desta lista, ele deixou easter eggs que mencionam o sr Sinistro. Eles estavam preparando o terreno para a chegada desse vilão. 



6ª POSIÇÃO: X-MEN PRIMEIRA CLASSE

Depois que o terceiro filme 💩 com tudo, foi uma ótima sacada voltar no tempo e mostrar as versões mais jovens do professor X e do Magneto. Além de criar uma boa história para a Mística, ela deixou de ser a moça pelada e calada num canto do filme. 


5ª POSIÇÃO: X-MEN O FILME

Na época, eu não gostei do visual motoqueiro. Nem do Dentes de sabre. O filme foi feito com cuidado, não tinha ambições e tentava se desviar de efeitos especiais mais caros. Mas eram os X-men em live action, uma novidade, fez seu trabalho. Hoje, a gente não consegue ignorar os problemas, porém, o filme tem um peso histórico (caso você tenha visto ele nas telonas em 2000).


4ª POSIÇÃO: DEADPOOL 

Foi só aqui, com um empurrãozinho do Ryan Reynolds, que a Fox percebeu como as coisas deveriam ser feitas. Acha que a violência exagerada afastou o público? Que nada. Piadas de sacanagem e a quebra da quarta parede, respeitando as HQs, fizeram desse filme um sucesso imbatível. Era disso que os filmes de super heróis precisavam, um novo gás, e agora um terceiro Deadpool chega com a missão de salvar todo mundo novamente. 


3ª POSIÇÃO: LOGAN

Outra adaptação de uma HQ recente que eu nunca li. É o Wolverine do futuro. E ele vem acompanhado da X-23, uma personagem que surgiu em "X-men evolution" e migrou para os quadrinhos. O estúdio não se preocupou com a moderação desta vez. Desde o lançamento, muita gente reclama do Hugh Jackman digital, mas eu nunca achei o efeito ruim, achei que ficou bonitão. Percorremos um longo caminho desde o desastroso Patrick Stewart rejuvenescido. 


2ª POSIÇÃO: X2

Anos luz na frente do primeiro filme, X2 adaptou a clássica HQ "Deus ama, o homem mata", mas sem a coragem de meter religião no meio da trama, as motivações do vilão são outras. E temos novos personagens e um orçamento bem maior para os efeitos. O final ainda é a melhor parte, a franquia não acerta a mão na hora de lidar com a Fênix, mas sempre nos deixa arrepiados quando faz uma sugestão da chegada da personagem. 



1ª POSIÇÃO: DIAS DE UM FUTURO ESQUECIDO 

Outra saga importante das HQs. Com algumas alterações que permitiram unir as duas linhas temporais da franquia. Foi um "Vingadores: Ultimato" em sua época. Trouxe até caras novas, é um elenco enorme e todos tiveram um momento para brilhar no filme (e olha só, Sentinelas!!!!). Depois disso, as duas linhas temporais seguiram por caminhos novos e separados. Era uma bagunça, ninguém se preocupava de verdade com a cronologia e a gente nem ligava, a gente só se divertia.

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa postagem está com aquele tom de "o blog é meu eu falo o que eu quiser".

Gosto quanto você traz prós e contras. E nas análises deixa evidente do que é seu enquanto fã e o que é seu enquanto cinéfilo. Mas aqui falhou.