11.3.24

📼 CHP CULT


Esse é um daqueles filmes queer que você precisa ver antes de morrer. VELVET GOLDMINE, de 1998, é um musical que é pura poesia, até usa textos de Oscar Wilde. Foi indicado para um Oscar de melhor figurino, mas merecia muito mais. Porém, são os anos 90, um simples homobeijo na tela já tira qualquer filme do circuito e o rebaixa a uma produção que precisa ser descoberta no boca a boca no meio gay. Ele não estreou no Brasil, ganhou um vhs na época e um lendário dvd em 2010, que eu nunca vi.
O filme é também uma versão gay de Cidadão Kane. A trama alterna entre o passado e o presente, nos anos 80 encontramos o repórter vivido pelo Christian Bale. Ele recebe o trabalho de procurar pelo famoso cantor Brian Slade (Jonathan Rhys Meyers), ele foi morto há dez anos e agora surgiu uma história de que o cara simulou a própria morte quando levou um tiro no palco. 
Então o rapaz começa a entrevistar pessoas do passado de Slade, os flashbacks nos mostram tudo, desde a infância do cantor até o seu relacionamento com o roqueiro Curt Wild (Ewan McGregor mostra tudo nesse filme!!!). E também vemos o passado do repórter, Brian Slade foi o responsável por seu despertar homossexual nos anos 70. O filme traz alguns toques de magia, há um broche que está circulando por aí há 100 anos e ele pode tornar especiais alguns garotos que são ... únicos. Ah, tem também um disco voador ...

2 comentários:

Carlos H. disse...

A Versátil também lançou o filme, em 2020, numa caixa chamada "Musica no Cinema", com mais 2 filmes no box.

Anônimo disse...

Assisti faz pouco tempo e adorei!