26.3.24

📖 livro - DUNA (parte 1)


Terminei a primeira metade do livro. No fim das contas, o filme ajudou um pouco, ele me disse o que esperar desse universo. Comecei a ler esse livro quando era criança, era tanta política no comecinho, o livro ficou um tédio em dois palitos, acabei abandonando. Aí eu vi o filme de 1984, não gostei dele, nada ficou na memória. Mas me lembro de ter gostado da minissérie de 2000, compraria em dvd se a encontrasse. Como eu disse, o filme de 2021, que adaptou a primeira metade (e um pouquinho mais), me ajudou nessa nova leitura. O livro não dá explicações, nem detalhes, não apresenta os personagens, ele simplesmente começa e descarrega informações demais. Diferente do livro que li na infância, este aqui veio com um dicionário lá no final, de A a Z, e tem um mapinha também. Ajuda um pouco.
Mas é assim, ele te joga no meio de uma história que começou há séculos e demora um tempão para explicar as coisas. O blá-blá-blá político ainda está lá. A pedido do imperador, o duque Leto Atreides se muda para Arrakis (depois de passar umas 70 páginas fazendo as malas), já sabendo que se trata de uma armadilha. Ele só não sabe quem irá traí-lo. 
O livro nos passa muitas informações sobre as Bene Gesserit, é como se fosse uma ordem Jedi só com mulheres, e vemos todas as suas habilidades, é a melhor parte do livro. Desde o começo, Paul já consegue ver o futuro. Mas quando a primeira parte do livro termina, o rapaz joga uma bomba na gente, dando vários spoilers da parte dois. 

4 comentários:

José Paulo Herreira Bueno disse...

Alessandro, eu tenho as mini-séries de 2000 e 2003 em DVD, mas não tenho onde assistir mais. Foi por elas que eu conheci Duna e me apaixonei. Você quer de presente? Como eu faço pra te mandar? https://drive.google.com/file/d/1MlcFA1Ztq9HUzKY-oaW4jMdpsH0Jp8JB/view?usp=drivesdk

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Que legal cara, vou amar isso, a segunda minissérie eu nem assisti.
Meu endereço é

Alessandro Vaz
Rua Benedito Souza Costa 94
Bairro Agapeama
Cidade Jundiaí SP
CEP 13203-321

Valeu mesmo, brigadão

José Paulo Herreira Bueno disse...

Legal. Assim que eu conseguir postar eu te aviso.

José Paulo Herreira Bueno disse...

Postado, Alessandro. Deve chegar essa semana ainda.