1.3.24

📺 Prime Video - FICÇÃO AMERICANA (2023)


Indicado para 5 Oscars (trilha, ator, ator coadjuvante, roteiro adaptado e melhor filme), FICÇÃO AMERICANA é uma comédia gostosa de assistir. Bom, não é exatamente uma comédia, tem uns toques de drama, quase me fez chorar em um determinado momento, e tem um final do tipo "ou você gostou ou você detestou", mas a viagem vale a pena.
Jeffrey Wright (indicado) é um escritor que está dando aulas e que não escreve um novo livro há muito tempo. Depois que a faculdade recebe algumas reclamações a respeito de seus métodos de ensino, ele volta para sua cidade natal para visitar a família. Aí acontece uma tragédia. Ele agora é o responsável pela mãe, que precisa de cuidados. 
Cansado de ver o modo como os negros são retratados na tv, no cinema e na literatura, ele escreve um novo romance usando todos os estereótipos possíveis só de piada. Para sua surpresa, seu editor amou o manuscrito, encontrou alguém interessado na publicação e tem até um cara de Hollywood querendo transformar o livro num filme. Usando um nome falso e escondendo seu rosto, o escritor finge ser um procurado pela polícia e essa propaganda dá muito certo. 
Ele tenta fugir dessa mentira várias vezes, é um efeito bola de neve, mas precisa reconhecer que a grana vai ajudar bastante a sua pobre mãe. O filme tem personagens carismáticos e passa sua mensagem na maior parte do tempo nas entrelinhas.




Nenhum comentário: