25.3.24

😮 CHP REAGE


Algumas pessoas chamam a Segunda Era das trevas da Disney de Era dos Experimentos. O estúdio estava mesmo experimentando novos formatos: computação gráfica (Dinossauro, Família do futuro, O galinho chicken little), conteúdo adolescente (Planeta do tesouro, Atlantis), um revival dos anos 90 (Irmão Urso) e desenhos caricatos e baratos como se fosse uma produção para a tv (A nova onda do imperador, Nem que a vaca tussa) ou tapa buracos para o ano não passar batido.
No Brasil também rolaram experimentos. Gente que nunca fez dublagem na vida era contratada e muitas animações foram arruinadas por conta disso. NEM QUE A VACA TUSSA (2004) também recebeu dubladores artistas, Fernanda Montenegro tá ali no meio, nunca gostei dessa atriz, as outras eu não conheço. Decidi não ver o filme na telona. Eu poderia comprar o dvd mais tarde e ver em inglês, mas, e se o filme for ruim? "Ainda bem" que hoje existe o Disney+ ... ok, vamos lá, com vinte anos de atraso.

Eu gostei do traço dos bichos, não de todos, mas muitos ficaram legais. Dos humanos também, parece Disney das antigas, todos eles. O cavalo com a voz do Cuba Gooding Jr foi meu personagem favorito, uma ótima interpretação e história. As vacas do título não fazem muita coisa em comparação, eu amei a vaca da Judi Dench mas a vaca da Roseanne Barr foi muito sem graça. Havia tempo para desenvolver melhor a relação desse trio bovino, com comédia, com drama e conflitos, faltou aquele momento da saga do herói onde toda a esperança parece estar perdida.
Na história, as vacas precisam capturar um ladrão de gado para salvar sua fazenda com o dinheiro da recompensa. Elas não conversam com humanos, é um plano bem ridículo, por isso tudo se resolve de uma maneira bem forçada no final. Faltou mais história aqui, sequer vimos uma boa apresentação dos personagens no começo, a trama já começa com pressa.
Tem CGI sem necessidade, canções esquecíveis (eu curti a que tocou nos créditos finais), alguns poucos momentos que foram realmente engraçados e piadas de teor sexual (porque todo boi vive no cio?). Filme divertido, sim, pra ter na coleção, não.
 

Nenhum comentário: