23.3.21

em cartaz - NOMADLAND (OSCAR 2021)

Indicado para seis Oscars incluindo Melhor filme, diretora e atriz para Frances McDormand. E olha que a diretora Chloé Zhao está concorrendo em 4 categorias pelo mesmo filme, além de produzir e dirigir, ela também adaptou o roteiro e cuidou da edição. A sexta categoria é a de Fotografia.

Eu não sei se foi proposital, mas pra mim tinha cara de easter egg. Assim que o filme começa, Fern (Frances McDormand) está se aliviando numa cerca à beira de uma estrada. Se estivesse tudo coberto de neve, poderia ser a mesma locação do filme ''Fargo'' (1996), seria o lugar exato onde o Steve Buscemi enterrou a mala com o dinheiro do resgate. Coincidência? Foi nesse filme que Frances ganhou seu primeiro Oscar.

Fern e o marido viviam felizes numa cidade construída para os trabalhadores de uma mina. O marido dela faleceu, a mina secou e a cidade virou uma cidade fantasma. Ela deixou o local e passou a morar numa van. A história se passa em 2011/12. É aí que conhecemos uma comunidade de pessoas nos isteites que vive na estrada, morando em trailers, nunca ficam num mesmo lugar por muito tempo, estão sempre em movimento. Cada vez que Fern se muda, ela arruma um emprego temporário, faz novas amizades e reencontra velhos amigos, os nômades estão sempre ajudando uns aos outros, muitos são idosos. Belas paisagens e muita natureza, é um estilo de vida complicado mas tentador. Personagens coadjuvantes contam suas histórias quando cruzam o caminho de Fern, é sempre tocante, o filme é muito gostoso de assistir, os relatos o deixam com cara de documentário. E não é só isso, acho que a maioria do elenco é formada por nômades de verdade, eles usam seus verdadeiros nomes no filme. É como se fosse uma reportagem sobre esse estilo de vida, adoraria ver um making of. Não existe um final e o filme ficou perfeito dessa maneira.

 

FICHA TÉCNICA

TÍTULO ORIGINAL: idem
ANO: 2020
PAÍSES: eua, alemanha
DURAÇÃO: 1h 47min
DIRETORA: Chloé Zhao
ELENCO: Frances McDormand
ESTREIA BR: 15 de abril de 2021




Nenhum comentário: