27.12.22

👍👎 O MELHOR E O PIOR DE 2022

1- NADA DE NOVO NO FRONT

Eu adoro filmes de guerra (ainda estou me devendo o steelbook de "1917"), e esse filme da Netflix me deixou de queixo caído, um verdadeiro capricho, uma produção impecável. Não é um filme que tenta embelezar os fatos pra ficar bonito na telinha (gostaria de ter visto na telona), ele é realista, violento, frio e sangrento. A versão original, de 1930, ganhou um Oscar de melhor filme. Se o remake aparecer no Oscar em 2023 vou torcer por ele. Outros retornos: Avatar 2, Sonic 2, Pantera Negra 2, Top Gun 2, Abracadabra 2, The Batman, Doutor Estranho no multiverso da loucura. 


2- PINÓQUIO 

A melhor animação do ano, e tivemos outras duas (ou três?) versões desse conto em 2022. O filme do mexicano Guillermo del Toro é um stop motion. Animação das antigas com um clima de Tim Burton no Labirinto do Fauno, é feito para os adultos mesmo. Outro Oscar pra Netflix? Mais algumas animações: Red, Lightyear, Apollo 10 e meio, Drifting home (anime), Bubble (outro anime), A liga dos super pets.



3- PREDADOR, A CAÇADA 

Eu gosto muito da franquia, mas o último filme foi um dos piores. Não comprei, não o quero na coleção. Esse novo filme apostou na simplicidade, voltou às origens (como consigo um dvd agora?), temos o predador e uma selva. Mas estamos séculos no passado, índios norte americanos estão na mira do monstrengo. E o herói do filme é uma mulher. Esse novo Predador foi uma baita surpresa, amei o filme do começo ao fim (só não curti os créditos finais). Outras surpresas: O troll da montanha, RRR, Terra dos sonhos, Noites brutais, Belfast, O projeto Adam, Elvis, O insuportável peso de um grande talento. 



4- TICO E TECO, DEFENSORES DA LEI 

"Uma cilada para Roger Rabbit" é um dos meus filmes favoritos. Já passou da hora de alguém fazer um filme legal naquele mesmo estilo, com personagens animados trabalhando como atores. A grande diferença em T&T é que estamos nos dias atuais. Ainda assim, a Disney conseguiu uma tonelada de licenças (um dos motivos da briga que o coelho gerou em sua época) e encheu o filme de easter eggs, foi o filme mais divertido do ano, feito também para os fãs da série animada de 1989. O único defeito do filme é o Tico, ele não foi animado a mão, ele é um personagem digital disfarçado, dá pra notar, isso meio que tira todo o sentido da trama. E agora, filmes temáticos: Mais que amigos, Laços de afeto, Meu policial.



5- TUDO EM TODO LUGAR AO MESMO TEMPO 

O melhor filme do ano, uma surpresa daquelas, super original. Ainda bem que o trailer não entrega muita coisa, recomendo que veja o filme logo de cara. Quando os absurdos começam eles não param mais. Temos ação, lutas, muita comédia, drama também, tem de tudo. O que o doutor Estranho fez no começo do ano nem se compara com essa incrível aventura da Michelle Yeoh. O Globo de Ouro se lembrou do filme, quero ver o Oscar.


 

NO FUNDO DO POÇO:

Em algum momento, isso acabaria acontecendo. Só a Sony achou que seria uma boa ideia lançar filmes protagonizados pelos vilões do Miranha (sem o Miranha por perto), como se fossem anti heróis, só para montar no final um super grupo. Bom, nem todo vilão é um Venom. Morbius não é muito popular e seu filme tem sérios problemas na narrativa. O fracasso colossal dessa produção ridícula não alterou os planos do estúdio no fim das contas, teremos "Kraven, o caçador" em 2023. Não sei quais vilões vão formar o Sexteto Sinistro no final, o Venom nem faz parte do MCU, eu só gostaria que a Sony se tocasse de que ela tem alguns heróis no bolso também, como a Mulher Aranha e o Aranha Escarlate.


OS MELHORES FILMES SEGUNDO O RESTO DO MUNDO

A MULHER REI (tô esperando aparecer nos streamings, na minha cidade o filme foi exibido apenas na sala VIP, malditos!). GLASS ONION (sinceramente, não sei por quê as pessoas gostaram tanto do primeiro filme, achei apenas meh, vou dar uma olhada no segundo algum dia, sem pressa). NÃO! NÃO OLHE! (esse me decepcionou bastante, parecia um Shyamalan). QUALQUER OUTRO FILME (ficou difícil, e caro, abandonar o trabalho, e o marido, para ver filmes na capital toda semana. Agora dependo do cinema da minha cidade e pouca coisa vem pra cá).

Nenhum comentário: