14.12.22

📖 livro - OS FILHOS DE HÚRIN


Pense num sujeito azarado, como Ulisses tentando voltar para casa na "Odisséia", mas multiplique o azar. Túrin, filho de Húrin, é o cara mais desgraçado que já andou pela Terra-Média. Toda a sua família foi amaldiçoada por Morgoth. Estamos na primeira Era do sol (quase sete mil anos antes de Frodo e cia), Morgoth está tentando dominar a Terra-Média. Um grande exército, formado por homens e elfos, e alguns anões, parte para Angband, a fortaleza do inimigo no extremo norte. E aí acontece uma batalha terrível, a Nirnaeth Arnoediad, a batalha das lágrimas inumeráveis. Morgoth não apenas venceu, como também capturou o senhor de Dor-lómin, Húrin. E lançou uma maldição sobre ele.

Enquanto Húrin é mantido como prisioneiro em Angband, sua esposa precisa manter Dor-lómin a salvo de invasores do leste. Com o passar do tempo a situação piora. Como ela está grávida, não pode viajar. Então ela envia seu filho pequeno, Túrin, para longe. O garoto será levado até uma floresta no sul que é protegida por um "campo de força", criado pela rainha Melian (ela é da mesma raça do Gandalf), e assim Túrin cresce entre os elfos. Antes de completar vinte anos, ele abandona a floresta e se torna um exilado porque não está mais recebendo notícias da mãe e da irmã, que ele ainda não conheceu. 

Nessa época, Morgoth envia Glaurung (o primeiro dragão da Terra-Média, mas sem asas) para o sul, e o bicho cruzará o caminho de Túrin. A irmã do rapaz também vai sofrer com a maldição de Morgoth, eu nunca vi o Tolkien pegar tão pesado num conto, é uma tragédia atrás da outra. E lembra Game of thrones. 

O conto de Túrin a gente vê (em pedacinhos, alternando com esboços e versões anteriores) no livro CONTOS INACABADOS. Neste livro aqui o conto tá todo arrumadinho, na ordem certa, com muitos detalhes. Mas ele termina com o último ato de Túrin. A maldição de Morgoth continua com Húrin em suas andanças, e essa continuação também revela o destino de Mîm (o anão-miúdo, o último de sua raça), o tesouro do anão vai gerar três guerras no futuro. Essa parte você vê no livro BEREN & LÚTHIEN (lançado por aqui em 2018).




Nenhum comentário: