20.12.22

🔟 ANIMAÇÕES DE NATAL

A RENA DO NARIZ VERMELHO (1964)
Entre todas as animações (de natal) em stop motion daquela década, essa se destaca pela mensagem. Rudolph nasceu com um nariz vermelho que acende. Seu pai sempre tentou esconder o nariz do filho. Quando o segredo é descoberto, as outras renas fazem bullying (crianças são cruéis) e Rudolph, a aberração, perde a chance de fazer parte do trenó de papai Noel. Ao lado de um elfo que não quer fazer brinquedos, ele quer ser dentista, a rena foge para longe e os dois vão parar na ilha dos brinquedos desajustados. São brinquedos quebrados ou com defeito que nenhuma criança quer. Foram esquecidos até pelo papai Noel. Rudolph voltará para casa, muitos anos depois, a tempo de salvar o Natal.


A ORIGEM DOS GUARDIÕES (2012)
Foi um fracasso de bilheteria (para sua época, foi uma animação bem cara, e precisava de um grande retorno nos cinemas para se pagar), mas foi redescoberto e virou cult. Hoje o povo enche o filme de elogios, os críticos o amam. Tem muita gente famosa no elenco de vozes. Bem que a Dreamworks poderia trazer esses "Vingadores" de volta.
 

KLAUS (2019)
A melhor animação de 2019 é da Netflix. Recebeu uma indicação para o Oscar e, caramba, merecia ter ganhado (alguém realmente curtiu Toy Story 4?). O filme é uma animação 2D, feita a mão, um programa de computador joga luzes e sombras em cima dos personagens criando um efeito 3D, o resultado é assombroso. 



O NATAL DO MICKEY MOUSE (1983)
Curta metragem que marcou a volta do Mickey aos cinemas, depois de vários anos esquecido num canto pelos animadores do estúdio. Mas na verdade, é um filme do Tio Patinhas, uma adaptação de "Um conto de natal". Ele é o velho Scrooge (nome original do Patinhas, que foi baseado no velho avarento do conto), ele recebe a visita dos três espíritos (o Grilo Falante, o Gigante do pé de feijão e o Bafo de Onça) e aprende uma lição. O conto é sombrio lá no final, o desenho também é. Temos até a morte do filho do Mickey. Será que é por isso que o curta não aparece no D+? As crianças vão ficar com medo?



O ESTRANHO MUNDO DE JACK (1993)
É Natal ou Halloween? Ah, dá pra assistir em qualquer época do ano. E as canções? Ah, as canções... O diretor lançou outro pequeno clássico anos depois (Coraline), mas, quando voltou em 2022, me decepcionou um pouco com Wendell & Wild.



O NATAL DO CHARLIE BROWN (1965)
Outro curta obrigatório de Natal. Quem não se lembra do Charlie dando uma chance para uma pobre árvore de Natal que ninguém queria comprar? Seus amigos ficaram chocados, Charlie Brown arruinou o Natal de todos. Mas no final todos perceberam que a festa não precisava de uma árvore bonita para ser especial. 



OPERAÇÃO PRESENTE (2011)
Não vi o filme na época, achei que não tinha nada de interessante. Dei uma chance para ele em 2020, vi que tinha um personagem bonitão no elenco. Mas o filho mais novo do papai Noel é o protagonista. Ele descobre que um presente, entre bilhões deles, não foi entregue e decide fazer ele mesmo essa entrega. O final é muito bonito.



OITO NOITES DE LOUCURA DE ADAM SANDLER (2002)
Eu achei a animação caprichada, algumas canções são legais. Como num clássico Disney, temos centenas de pessoas no departamento de animação, uma produção e tanto. Mas temos também ... Adam Sandler ... Na trama, ele é um delinquente sem rumo que topa fazer serviços comunitários para evitar a cadeia. Ele vai ajudar um velho chamado Whitey, um cara que vê bondade em todo mundo, é a pessoa mais gentil da cidade. E ele se recusa a acreditar que o rapaz não tem futuro. Algumas piadas não funcionam (não é uma animação para crianças), mas se você conseguir ignorar o protagonista irritante, vai curtir a história e a mensagem do filme. 

 

A SABIÁ SABIAZINHA (2021)
Netflix mais uma vez. E esse curta também concorreu a um Oscar. Animação em stop motion com bonequinhos muito bonitinhos, sobra pelúcia e algodão. Uma sabiá (na verdade seria um pintarroxo) é criada por uma família de ratos assim que sai do ovo. Ela aprende a se comportar como um rato, invadindo as casas dos humanos para furtar migalhas. Mas ela não consegue ser muito silenciosa e atrapalha bastante. Para não deixar a família passar fome, ela decide agir sozinha. Um corvo lhe conta que os humanos fazem pedidos para uma estrela que fica no topo da árvore de Natal, e esses desejos se realizam. Então, ela entra numa casa para pegar a tal estrela.



TOKYO GODFATHERS (2003)
Ah, essa animação é perfeita. Na noite de Natal, três mendigos (uma travesti, um beberrão e uma menina) encontram um bebê abandonado entre sacos de lixo. Eles começam a seguir algumas pistas para tentar encontrar a mãe do bebê. Durante a jornada, segredos, sobre o passado de cada um deles, são revelados. Adoro o modo como todas as coisas se encaixam no final, todas as pontas são amarradas, meio que de surpresa, e pinta até um milagre. 

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu normalmente nunca procuro filmes ou animaçoes de de natal para assitir eu acabo sempre descobrindo algum novo ou redescobrindo algo que não conhecia pela tv, ja que dezembro ta sempre passando algum, mas nesse ano cancelei minha tv por assinatura e fiquei so com os streaming acho que esse ano não foi ver nenhum filme novo de natal.