4.5.21

É 4 DE MAIO

Beleza, tá na hora da postagem anual de Star Wars. Este ano resolvi escrever a biografia da Ahsoka, uma personagem que surgiu em 2008 e que se tornou uma das mais amadas pelos fãs. Ela já passou por quatro seriados de tv (e dois filmes) e deverá ganhar o seu próprio em breve, mas a história dela não foi contada na ordem correta, é pra isso que eu estou aqui. Se a postagem agradar, posso fazer uma do Darth Maul no ano que vem. Spoilers a seguir.


Ahsoka Tano, da raça Togruta, surgiu no longa animado ''Clone wars'', de 2008, o filme que deu origem a série. Ela foi encontrada, ainda jovem, pelo mestre Plo Koon e levada até a Ordem Jedi. Quando tinha idade suficiente, uns 14 anos, se tornou uma aprendiz padawan, Yoda escolheu um Jedi para ser o mestre de Ahsoka: Anakin Skywalker, pegando o rapaz de surpresa. Ela o ajudou a resgatar o filho de Jabba o Hutt e os dois se tornaram inseparáveis depois disso. Eu fiquei com pena, a mocinha não aparece no episódio 3 (a vingança dos Sith), que já havia sido lançado (e os filmes são absolutos, seriados de tv não podem mexer neles), logo, eu pensei, a coitada vai morrer em breve. Ahsoka luta usando a técnica Shien, ela mantêm a lâmina do sabre voltada para trás do corpo. Depois se tornou adepta da técnica Jar'Kai, o uso de dois sabres ao mesmo tempo.

 

Depois de muitas aventuras na série Clone Wars, pulamos rapidinho para o mini seriado ''Forces of destiny'', de 2017. Ahsoka encontra Anakin e Yoda numa rápida cerimônia onde Yoda reconhece a maturidade de Ahsoka e lhe dá uma extensão do rabinho de cabelo de aprendiz padawan. Coitada, ela nunca conseguirá outro título além deste.

 

Voltando a Clone Wars, na terceira temporada. Anakin, Obi Wan e Ahsoka, encontram três seres super poderosos que usam a Força, o Pai, o Filho e a Filha. Anakin tem visões de seu futuro como Darth Vader e Ahsoka encara uma versão adulta de si mesma que lhe diz para não confiar no mestre Skywalker. Uma vez que isso ataca a cronologia dos filmes, os personagens perdem a memória no final do episódio. Ahsoka é morta pelo Filho, mas Anakin faz uma transferência de Força usando o corpo da Filha (a Filha tem uma conexão espiritual com uma morai, uma ave que lembra uma coruja, isso é importante) e salva a padawan.


Ainda em Clone Wars. Ahsoka é acusada de um crime que não cometeu e foge para provar sua inocência (com a ajuda de Asajj Ventress). No final deste arco, ela aceita as desculpas do conselho Jedi, mas resolve abandonar a Ordem para sempre e deixa o seriado. Isso é importante, os filmes, duas vezes, chamaram Luke Skywalker de ''O último Jedi''. Mas não porque Ahsoka está morta e sim porque ela nunca se tornou (oficialmente) uma Jedi.

 

Após comprar a Lucasfilm, a Disney cancelou Clone Wars. Quando a Disney trouxe o seriado de volta para uma última temporada em 2020, Ahsoka também voltou. Ela estava vivendo no setor 1313 de Coruscant sem revelar seus poderes para ninguém, depois ajudou na captura de Darth Maul em Mandalore e estava num destróier cheio de clones quando Palpatine deu a ordem 66. Ela e Maul escaparam com vida, com a ajuda do comandante Rex. A nave faz um pouso forçado num planeta e explode em pedaços, matando todos os clones que, até pouco tempo, eram amigos de Ahsoka. Ao visitar o local do acidente, Vader encontra o sabre de luz de Ahsoka, que ela deixou para trás, e acredita que ela morreu. Note a morai voando acima de Vader.

 

Voltamos para 2014, a Disney lança o seriado Rebels, que conta a origem da grande Rebelião. Ahsoka, um pouco mais velha, trabalhava como informante dos rebeldes, usando o codi-nome Fulcrum. Quando ela se revelou, Darth Vader começou a seguir a tripulação da Ghost. Ahsoka usou a Força e descobriu que Vader era seu antigo mestre. Mais tarde, os dois lutam ferozmente, Ahsoka salva Ezra e aí tudo vem abaixo. Vader saiu triunfante, Ahsoka perdeu a vida.

 

Ainda em Rebels, Ezra descobre uma maneira de voltar no tempo (guiado por uma morai no "Mundo entre os mundos") e salva Ahsoka, segundos antes da morte dela, trazendo a moça para o presente. Após enfrentar o grande almirante Thrawn, Ezra se perde no espaço profundo. Luke Skywalker destrói a Estrela da morte e os Rebeldes acabam de vez com o Império na batalha de Endor. Aí, Ahsoka e Sabine se juntam para procurar pelo almirante e pelo Ezra.

 

No seriado ''O mandaloriano'', o personagem principal cruza o caminho de Ahsoka (pela primeira vez em live action), que está procurando informações sobre Thrawn. Ela diz para o mandaloriano o que fazer com o ''baby Yoda'', ela deve saber que existe uma nova Ordem Jedi na galáxia (fundada por Luke), mas não está interessada.

 

Trinta anos separam ''O retorno dos Jedi'' (esse é o título correto) do ''Despertar da Força'' (ep 7), esse espaço de tempo será aproveitado pela mini série estrelada por Rosario Dawson. A voz de Ahsoka pode ser ouvida no final de ''A ascensão Skywalker'' (ep 9), isso significa que ela morreu? Isso é complicado, Qui-Gon Jinn descobriu como voltar dos mortos (apenas a voz) e ensinou o mestre Yoda (que conseguiu voltar como fantasma) que ensinou Obi Wan Kenobi, ninguém ensinou isso pro Anakin, pro Luke, pra Leia, ou para a Ahsoka. A voz de Ahsoka no filme dá a entender que ela morreu, e se juntou à Força, antes da ''Ascensão Skywalker''. Em ''O último Jedi'' (esse é o título correto) descobrimos que Luke é (de novo) o último Jedi, Ahsoka, com seus 60 e poucos anos, ainda pode estar viva, mas, ela não pode passar do episódio 9.

3 comentários:

Raul disse...

Excelente Post !

Anônimo disse...

Nossa que salada. Complicado demais ter um universo desse tamanho vivendo em várias midias e sob vários escritores.

Kayo Ewing disse...

e pensar que eu tinha um rancinho dela no começo kkkk, a evolução dela é incrível mas tomara que mudem um pouco o visual dela em live action, ficou tão esquisito...