7.5.21

dvd - CINEMA PRE-CODE

Box exclusivo da ''Obras primas'', são dois discos com 4 filmes de 1933. O código Hays já existia em 1933, mas só começou a ganhar força nos anos seguintes, censurando praticamente todos os filmes que eram feitos em Hollywood (para a alegria dos conservadores religiosos que faziam pressão há algum tempo). O código Hays proibia nudez nos filmes, eles também não podiam mostrar tráfico de drogas, escravidão de pessoas brancas, miscigenação, homossexualidade, perversão, afronta religiosa e outras coisinhas. Mas o código permitia, com uma certa moderação, coisas como alcoolismo, prostituição, crueldade com animais ou crianças, assassinatos, suicídios ... (percebeu que dá para adaptar qualquer parte da Bíblia com isso?). Os roteiristas tinham que quebrar a cabeça para burlar a censura. O código começou a perder força nos anos 50. Os quatro filmes deste box são pré código, eles mostram como o cinema já era bem moderninho barra ousado nos anos 1930.

 

Quatro cards com os posters originais, dois na horizontal.
 
Arte interna da caixinha. Como a luva, o papel é caprichado e brilhante. Uma bela impressão.

A arte na parte de trás da caixinha. Vestidos escandalosos.
 

O CÂNTICO DOS CÂNTICOS

A jovem Lily perde o pai e deixa sua vila para morar na cidade grande, Berlim, com a tia megera, que tem uma livraria. Lily sonha em encontrar o amor de seus sonhos na cidade. Do outro lado da rua vive um escultor que, quando vê Lily, sente uma inspiração. Ele quer fazer uma estátua dela, nua. Quando ela tira a roupa, dá para ver o tornozelo dela, e também a perna e o joelho (wow). O filme é divido em três atos, Lily terá seu coração partido, ela deixará de acreditar no amor e vai se tornar uma pessoa fria. Acontece muita coisa em apenas 89 minutos.


SANTA NÃO SOU

A atriz Mae West está no papel principal, mas ela também escreveu a história e o roteiro. É a criadora de uma das falas mais famosas da história do cinema: ''Quando sou boa, sou boa. Quando sou má, sou melhor ainda''. Ela tem duas criadas negras no filme, o palavreado pode incomodar bastante (naquela época ninguém se importava). Mae também canta várias vezes. Ela trabalha num circo mas vive como uma rainha porque muitos homens ricos e casados lhe dão presentes caros a todo momento. Ela usa seu poder de sedução para se aproveitar desses homens. Até que ela conhece o jovem Cary Grant e se apaixona por alguém pela primeira vez.

 

SERPENTE DE LUXO 

Brasil é foda, como foi que ''Baby face'' virou ''Serpente de luxo''? Aqui temos outra personagem chamada Lily. Após a morte de seu pai, um cara que a tratava muito mal, ela vai para niuiorqui com Chico, sua criada negra (hein?). Para conseguir um emprego num banco, ela faz sexo com um cara. Para conseguir uma posição mais elevada, ela faz sexo com outros caras. Até que chega no vice presidente, que tem uma noiva, mas Lily pretende se livrar da moça. Aos poucos ela junta uma pequena fortuna e segue dispensando todos os homens que ela já usou. Vai rolar assassinato e alguns escândalos na mídia. Mas o filme tem um final bem romântico, eu gostei.

 

LEVADA À FORÇA

O filme mais fraco do pacote. Temple Drake é a neta toda certinha do juiz Drake. O avô não sabe que ela dá uns amassos em todos os homens da cidade. Depois de sofrer um acidente de carro, ela vai parar numa casa, no meio da mata, cheia de bandidos. Aí, a coisa vira um filme de terror. Temple é violentada, não vemos nada, mas a sugestão já é bem chocante para a época. O filme perde pontos porque faltam bons diálogos, não dá para ler a mente dos personagens, algumas coisas precisam ser ditas. A história só volta a ficar interessante perto do final, numa sequência no tribunal, mas isso não salva a trama no geral.

3 comentários:

Frazec (vulgo Jean-Philipe Rameau) disse...

Adoro aprender! Aprendi mais essa, sobre a história do cinema estadunidense! Many thanks!

Raul disse...

Alê você acha que já estamos no momento de contemplar mais nus frontais masculinos e ereções como uma coisa normal no cinema?

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

A tv já aderiu, quem sabe em uns 10 anos ...