5.9.20

starzplay - O NOME DA ROSA


Meu segundo namorado me deu o livro de Umberto Eco um dia e eu adorei, já li várias vezes. Eu tava com um pé atrás por conta do filme de 1986, não gostava muito dele. Depois de ler o livro passei a gostar menos ainda daquela adaptação com Sean Connery e Christian Slater, muita coisa ficou de fora. Agora me deparo com esse seriado de tv, são oito eps (todo o livro está aqui), a produção tá impecável, há tempo de sobra para usar as melhores passagens do livro.
Produzido em 2019, o seriado tem John Turturro como William de Baskerville (na versão italiana, como no livro, o nome do personagem é Guilherme) e ele também é o produtor executivo do seriado. Nesse ponto, eu prefiro o William do Sean Connery, achei o Turturro sem gás, sem graça, muito na defensiva, ele só incorpora o personagem do livro no último ep. O Sean Connery por outro lado transpirava autoridade, tinha aquele toque de James Bond com Sherlock Holmes. Michael Emerson é o abade, argh, não gosto desse ator, desde Lost. O seriado usa muitos diálogos do livro, tenta não deixar nada de fora. E tem muitas novidades.
A única mulher que aparece no livro ganhou muito mais espaço na série, ela está presente em todos os eps. Ela ganhou uma história, seu passado é um dos muitos flashbacks do seriado. Existe uma trama paralela inédita onde vemos uma moça tentando matar o inquisitor do Papa (Rupert Everett), o homem que matou sua família. O seriado explora o mundo fora da abadia, temos uma guerra entre os cristãos, tem aqueles que veneram o Jesus que ama a pobreza e aqueles que veneram o Jesus de bolsinha, que permite que a igreja tire o dinheiro das pessoas. Mulheres são humilhadas e queimadas. É a época do livro retratada nas telas, desse modo, temos novos personagens, outras localidades e mais histórias. Foi uma ótima adaptação.



6 comentários:

Anônimo disse...

A Amazon trouxe os "canais" para o BR, agora fica melhor de acessar conteúdos da MGM, Starz, Paramount e outros. Porém vai ficando oneroso esse tanto de plataformas.

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Estou nos sete dias gratuitos, não pretendo ficar por lá. Vou pros setes dias do MGM em breve. Estou atrás apenas de conteúdos originais. Nesses três canais encontrei filmes que já tenho em dvd e uma grande quantidade de filmes ruins. O que é isso? Os rejeitados da Netflix?

Anônimo disse...

Exatamente, os esquecidos na seção de promoção, não-blockbustes, filmes estrangeiros, cinema B.

Você que já trabalhou em locadora consegue bem classificar os filmes da Amazon, HBO, Telecine e Netflix.

Alias, na Amazon tem um filme com o Sam Elliot, bem novo, como um salva-vidas delícia, típico macho parrudo dos anos 1970.

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

"Verão de ilusões" tá na Amazon? delícia mesmo.

Anônimo disse...

Afinal, qual que é o nome?

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

O nome da rosa?
Isso foi tirado da última frase escrita no livro "A rosa antiga está no nome, e nada nos resta além dos nomes". No filme de 1986 fizeram parecer que o título dizia respeito à única mulher que aparece no filme, cujo nome nunca é revelado, nem no livro. Mas a participação dela no livro é bem pequena.