30.5.20

O TOP 10 QUE VAI ACABAR COM TODOS OS TOP 10


Há dez anos, fiz uma postagem no blog, meu top 10, meus filmes favoritos. Aquilo foi péssimo, tanta coisa ficou de fora. Resolvi fazer uma atualização, mas seria um ''top quase 100''... Que tal dividir em décadas? Dez filmes por década. Hum, tem um monte de filme legal nos anos 80... Que tal por gênero? Hum ... ok. Onde eu encaixo ''Shortbus''? Contei 17 gêneros. Ah, cansei. Não vou postar nada.
Mas o pequeno Alessandro, de pijama vermelho, no meu ombro teve uma ideia, bem sádica. Que tal um Top 5? Olhei para a lista com quase 150 filmes no meu colo. Você ficou louco?
Ok, é um desafio. Um top com filmes que, não apenas estão entre os meus favoritos, no topo da lista, mas também trazem uma boa história. Beleza, mas vou arrumar uma desculpa para encaixar outros também.



BERNARDO E BIANCA
Minha animação favorita da Disney. Minha primeira sessão de cinema. Não me lembro de muita coisa, mas eu tinha os bonecos em casa. Álbum de figurinhas e a versão em gibi.


Há alguns dias, encontrei esse caderno beeeeeem antigo. Meus primeiros rabiscos (seja gentil). O filme ainda me emociona, eu tinha o vhs, depois comprei o dvd e o blu-ray. Que bom que nunca foi redublado. 

Outras animações da Disney - Branca de neve, 101 dálmatas, A pequena sereia, O rei leão, Aladdin, A bela e a Fera, Mary Poppins, O estranho mundo de Jack, Wall-e.

Animações não-Disney - Titan, A ratinha valente, Fievel um conto americano, Em busca do vale encantado, Asterix e a surpresa de César, Akira, Ghost in the shell, O gigante de ferro, O mágico, Coraline, Paranorman, O castelo animado.


JURASSIC PARK
Ah, jota pê ... depois de ver o filme vendi minha bicicleta e voltei ao cinema outras 16 vezes, em uma semana. Sempre gostei de dinossauros e esperava por mais um filme com bonecos em stop motion. Mas isso ... isso me assustou. Num dia, haviam bonecos. No outro, havia CGI. E depois o velho conta que tem um T-rex, eu comecei a passar mal.


Ainda quero botar as mãos no vhs, versão caixa de fóssil. O povo sabe que se trata de um item raro e mete a faca no preço. Também procuro pelo CD com a trilha.


Mais Spielberg na lista - Tubarão, E.T. (minha segunda sessão de cinema), Caçadores da arca perdida, Contatos imediatos do terceiro grau (versão estendida), Império do sol, A cor púrpura, Poltergeist.

E James Cameron - O exterminador do futuro 2, Aliens o resgate (vs estendida), O segredo do abismo (vs estendida), Titanic.


O IMPÉRIO CONTRA ATACA
Não pude ver nos cinemas, apenas a edição especial em 1997. Vi os 3 filmes da trilogia original na tv, tarde da noite, mas na ordem certa. A luta entre Vader e Luke seria o ápice de uma infância ... até que Vader soltou uma bomba ... e eu fui pra cama desnorteado. 


Versão em vhs, segunda edição. Tenho os 3 filmes em vhs, versão original e edição especial. Também em dvd (3 versões), blu-ray e steelbook.

Mais filmes de fantasia - Gremlins, A história sem fim, O feitiço de Áquila, O senhor dos anéis, Mad Max além da cúpula do trovão, Highlander, Inimigo meu, Willow na terra da magia, Os fantasmas se divertem.


Mais anos 80 - Os Goonies, Conta comigo, Clube dos cinco, Os aventureiros do bairro proibido, Os caça fantasmas, O cristal encantado, Uma noite de aventuras, Curtindo a vida adoidado, O último guerreiro das estrelas.


UMA CILADA PARA ROGER RABBIT
Outro filme com uma técnica que foi um verdadeiro divisor de águas. Colocava a Mary Poppins no chinelo. Vi na telona e depois aluguei o vhs dezenas de vezes, quase que toda semana desde o lançamento. Cheguei a decorar todos os diálogos do filme. Comprei o álbum de figurinhas e a versão em quadrinhos.


O álbum se perdeu, a HQ eu ainda tenho. Eu vivia desenhando esse coelho. Estou caçando o CD com a trilha do filme.

Mais Robert Zemeckis na lista - Forrest Gump, De volta para o futuro, A morte lhe cai bem.

Sessão terror - O exorcista (vs estendida), A bruxa de Blair, Donnie Darko, O massacre da serra elétrica, Um lobisomem americano em Londres, Uma noite alucinante, O iluminado.


2001, UMA ODISSÉIA  ESPACIAL
Sempre gostei de astronomia, queria que o Carl Sagan fosse o meu pai. Vi ''2001'' pela primeira vez na tv, era difícil ficar acordado após as 21hrs, mas o filme mexia comigo. Infelizmente, peguei no sono (longos comerciais). Acordei na manhã seguinte na minha cama (tenta me carregar hoje, mãe). Terminei de ver o filme em vhs, achei um espetáculo, não entendi o final, o filme não explica nada, e achei isso o máximo.

Ainda tenho o livrinho de bolso, lançado no Brasil em 1975, meio surrado. Foi escrito ao mesmo tempo que o filme e explica muita coisa. Fiquei feliz por ter conferido esse filme na tela grande no ano passado.

Outros clássicos na lista - ... e o vento levou, O mágico de Oz, Cantando na chuva, Quanto mais quente melhor, A felicidade não se compra, Frankenstein, Cleópatra, O planeta dos macacos, Viagem fantástica.

Filmes de heróis - Superman, Batman o retorno, X-men dias de um futuro esquecido, Vingadores guerra infinita e Ultimato, X-men 2, Logan, Coringa.

Faltou alguma coisa? Sim. Mas fazer o quê? Filmes na coleção até o momento: 2292.

4 comentários:

FF disse...

Nas animações eu só colocaria Anastácia. É lindo de mais

Anônimo disse...

top10 homens... esse sim acabaria com todos rs.
aparecem tantos caras por aqui, saber quem são seus 10 preferidos seria no mínimo interessante.

Anônimo disse...

Lista maravilhosa, e dá pra imaginar você em várias fases da vida.

Adoro fazer lista, mas vou poupar os leitores, afinal você e o foco aqui.

Thi disse...

que bonitinho o desenho!^^