24.6.24

1️⃣0️⃣ FILMES DE... FANTASIA (anos 90)


"Abracadabra" é hoje um filme cult, foi um sucesso na época e a Disney garantiu suas reprises na tv a cada Halloween. Esse é um dvd que eu tô procurando há muito tempo. Acidentalmente, um garoto desperta três bruxas que foram executadas em Salem há 300 anos, as irmãs Sanderson. O filme é muito divertido, gosto dos momentos em que as bruxas ficam assustadas e fascinadas com as maravilhas modernas.



Vale a pena conhecer o seriado de tv de 1964 em preto e branco. Os dois filmes da "Família Addams" dos anos 90 conseguiram resgatar a essência daquela série. Eles são estranhos e você não precisa saber de mais nada, não há explicações. Mas é uma família adorável e unida, a gente gostaria de fazer parte dela. Uma curiosidade, no seriado, o tio Fester é irmão da Morticia  e a vovó Eudora é mãe do Gomez.



No quesito capa, espada e dragões, essa década foi meio carente. Mas tivemos "Coração de dragão". Na época, os efeitos especiais impressionaram. É um filme da Universal, usaram a mesma equipe de Jurassic Park. Adoro esse dragão com a voz do Sean Connery, usaram fotos do ator para criar o rosto do dragão e a trilha musical do filme acabou sendo usada em dezenas de trailers nos anos seguintes. Também foi tocada numa cerimônia do Oscar e nas olimpíadas. 



"Convenção das bruxas" não é uma adaptação muito fiel do livro de Roald Dahl, mas eu prefiro essa versão, o remake de 2020 tem o mesmo final do livro e ele é bem sem graça. Bom, o filme todo saiu ruim. Parece que o remake tinha a intenção de corrigir "erros" do filme de 1990, porém, os efeitos digitais não chegam aos pés dos efeitos práticos e da maquiagem absurda do filme original. Assim como "Coração de dragão" e "A família Addams 1 e 2", "Convenção" também ganhou um box caprichado recentemente, o blu-ray veio com um livrinho, um poster incrível e cards.



Uma mistura de Frankenstein com A bela e a fera, a trilha de Danny Elfman deixa o filme ainda mais mágico. A maquiagem foi indicada a um Oscar. "Edward mãos de tesoura" quase foi protagonizado pelo casal Michael Jackson e Drew Barrymore, teria sido muito esquisito. Tom Cruise recusou o papel, ele insistia em saber como diabos Edward usava o banheiro e ele exigia um final feliz. Winona não convence ninguém como idosa, mas eu amo esse filme. Não se assuste com o remake de 2025, com Timothée Chalamet, é 100% falso.




Eu disse que foi uma década fraca, mas a criançada curtiu o "Hook" do Steven Spielberg. Filme caro e com boas atuações, tirando a Julia Roberts, pena que tem um roteiro que passa vergonha, os diálogos são desconcertantes. Vale a pena pelo Dustin Hoffman e pela produção que é caprichada, foram cinco indicações ao Oscar bem merecidas, direção de arte, figurino, maquiagem, efeitos e trilha.



Como se fosse a década de 80, eis uma história original protagonizada por crianças. Robin Williams está num papel um pouco mais sério, não há muito espaço para os improvisos do ator, alguns efeitos especiais envelheceram mal, ainda assim o filme continua divertido e tem um final tocante. Meu amor pelo filme cresceu mais ainda quando resolveram fazer... remakes (🤮). Pra mim só existe um "Jumanji".



Tim Burton e Johnny Depp de novo. Adoro "A lenda do Cavaleiro sem cabeça". O diretor esticou um pouco a trama contando a infância de Ichabod em flashbacks. Nesse ponto o filme é meio confuso e eu não gosto da relação do garoto com a mãe, achei meio esquisita. Por conta de uma cena bem realista de decapitação, o filme recebeu uma classificação mais alta nos isteites, e isso prejudicou um pouco seu desempenho nas bilheterias. Ao redor do mundo o filme teve várias cenas censuradas.



Remake do clássico de 1932, essa versão de "A múmia" deixou o terror meio que de ladinho e investiu numa aventura no estilo Indiana Jones com pitadas de humor, magia, muita ação e personagens carismáticos. O filme foi um sucesso de bilheteria, ganhou uma continuação dois anos depois, atrações num parque temático, seus (caros) efeitos especiais foram copiados por outros filmes. O vilão não é exatamente um vilão, o filme conta uma história de amor, pena que ela não acaba bem.



Voltando para os contos, "Para sempre Cinderela" é uma versão mais realista da história, não tem fada madrinha mas tem o Leonardo Da Vinci no lugar. Para quem, até então, só conhecia a versão da Disney, o filme corrige alguns problemas da animação, vemos a personagem conhecendo o príncipe muito antes do baile. Ninguém vai se casar com alguém que acabou de conhecer. Talvez o maior destaque do filme seja a vilã interpretada por Anjelica Huston, ela dominou essa lista.

OUTROS FILMES: Da magia à sedução, Guerreiros da virtude, Kull, Matilda, Babe o porquinho atrapalhado, Jardim secreto, A princesinha, Stuart Little, Gasparzinho.


FILMES ANIMADOS 
 
A POLEGARZINHA

PAGERMASTER

A PRINCESA ENCANTADA

A PRINCESA MONONOKE

O ESTRANHO MUNDO DE JACK

FERNGULLY

A ESPADA MÁGICA, A LENDA DE CAMELOT

A BELA E A FERA

2 comentários:

FF disse...

Eu queria muito rever Pagermaster e Guerreiros da virtude. Mas tenho medo de estragar essas memórias afetivas

Dudu disse...

Amei o post!