Embora tenha sido crepusculizado, o filme tem efeitos legais, um clima de mistério bem envolvente e uma ótima desculpa para se usar o famoso dialogo entre Chapeuzinho vermelho (nome: Valerie) e sua "vovó" de olhos barra orelhas barra dentes enormes.
A COMPANHIA DOS LOBOSJá este filme, tenta ser um pouco mais fiel ao conto, que pinta apenas lá no final. Novamente temos lobisomens na trama, mas há um conjunto de cenas absurdas e estranhas. Ao ver o destino da vovó de Chapeuzinho vermelho (nome: Rosaleen) só podemos concluir que tudo aquilo não passou de um sonho ruim, o filme todo? será?
PONYOÉ difícil encontrar por aí uma adaptação que nos mostre a morte da pequena sereia no final. A Disney a salvou e lhe deu um final feliz. Já Hayao Miyazaki detestou a versão Disney e resolveu contar uma novíssima versão. Menina que vive no mar se apaixona por um humano e quer viver na superfície ao lado dele. Mas juntos deverão enfrentar uma terrível tempestade que, aparentemente, foi a menina quem começou. Sei lá, apesar de ser extremamente infantil o filme não explica quais são suas regras.
SPLASHA Disney já havia investido na pequena sereia anos antes do desenho de 1989. Mas Daryl O'Hannah pode se transformar em humana por vontade própria, ela é uma assumida comedora de peixes e aprendeu a usar o cartão de crédito de Tom Hanks muito mais rápido que Ariel com seu "garfo para cabelos".
KING KONGA primeira adaptação de um conto infantil para adultos. Em 1933 um gorila gigante carnívoro se apaixonou por uma mulher e niuiorqui nunca mais foi a mesma. No final do filme, uma referência ao conto, quando dois homens conversam, um deles diz: os aviões o mataram. E o outro diz: não, foi a bela quem matou a fera.
EDWARD MÃOS DE TESOURAE parabéns a Tim Burton por ter criado um conto de fadas moderno, mas desta vez a fera não mete medo em ninguém. Solitário em seu castelo no alto do morro, o pobre Edward não teve um final feliz porque a personagem de Winona Ryder era uma sonsa.
O CASTELO ANIMADOA bela e a fera novamente. Uma jovem é transformada numa mulher idosa por uma bruxa sem noção e deixa sua pequena aldeia às vésperas de uma grande guerra entre dois reinos. Ela encontra o castelo mágico de um estranho rapaz e se torna sua faxineira, no final a coisa vira um "a bela e a fera ao quadrado", ah sim, e tem também um misterioso espantalho.
A.I. INTELIGÊNCIA ARTIFICIALStanley Kubrick imaginou a história e Steven Spielberg a finalizou. Metade do filme é fantasia, a outra metade dá medo, uma mudança de gênero que causa um certo desconforto. E eu não me canso de dizer que, embora os aliens no final sejam legais, o filme deveria ter terminado no momento em que o "Pinóquio" se congelou no fundo do mar. A partir daí, a trama se arrastou e deu sono.
UMA LINDA MULHERE agora entramos no campo das Cinderelas. Uma prostituta e um rico empresário? Quem é que precisa de uma fada madrinha quando se tem uma norma do tipo "não dou beijos na boca"? E foi nesse mesmo momento que a magia do amor deu as caras.
CINDERELO SEM SAPATOJerry Lewis está tão sério neste musical que você só vai rir mesmo ao ver seu fado padrinho. O cara tem que aturar sua madrasta malvada e seus dois irmãos malvados. Com um número de dança ele conquista o coração da princesa no baile. No dia seguinte, lá está ela com o sapato dele nas mãos, pedindo para que ele o experimente. As cores berrantes do filme são propositais, a ideia era nos fazer lembrar de um desenho animado.
PARA SEMPRE CINDERELLAÉ uma pena que Drew Barrymore não faça mais filmes como este. O papel de madrasta malvada caiu como uma luva em Anjelica Huston e, diferente do clássico da Disney, a vilã recebeu um merecido castigo no final. Destaque para Leonardo Da Vinci dando uma de fada madrinha. Sempre que falo sobre esse filme no blog, tenho vontade de vê-lo novamente.