O terceiro "Senhor dos anéis" é de longe o melhor filme da trilogia, mas a "Sociedade do anel" é o livro mais empolgante, acontecem muitas coisas e são coisas fantásticas. O filme bem que tentou, mas não é tão mágico quanto o livro, tudo é apressado, nem dá para apresentar os personagens direito. Mas muita coisa se salvou (não morro de amores pelo "exorcismo" de Galadriel) e a versão estendida meio que consertou o ritmo da história.
Esse "Dungeons & dragons" de 2023 entra para a lista por ter usado uma infinidade de referências aos games de tabuleiro, e tem também o seriado animado dos anos 80 que o Brasil adora. Fora isso, é um filme super divertido com personagens legais. Pena que não deu lucro. Mas será que os roteiristas teriam fôlego (barra material) para outros filmes? Eles usaram de tudo nesse primeiro.
Sim, esqueça a trilogia do anel. "Dublê de anjo" é o melhor filme de fantasia dos últimos anos. É também um dos melhores trabalhos de Lee Pace. Pena que não é um filme muito conhecido. Imagine um "Sete minutos depois da meia noite" onde as histórias contadas são no estilo "Peixe grande" de Tim Burton.
Eu amo "O labirinto do Fauno" e o fato dele abusar dos efeitos práticos indo na contra mão de roliúdi. Eu não entendi muito bem o final quando o vi pela primeira vez, aí comprei o disco e revi o filme. Ok, acho que entendi um pouco agora. Mais ainda assim, não acho o desfecho muito justo, merecia um final feliz vai.
Não existe nada mais mágico que o primeiro agá pê, "... e a pedra filosofal". Quem estava lá na época e o viu no cinema concorda comigo. Pena que as crianças cresceram rápido demais e o clima foi ficando sério demais, tudo ficou escuro e violento... Fazendo o primeiro filme parecer apenas um sonho gostoso.
"Malévola 2" entra para a lista porque é uma fantasia fodona, brinca de "Retorno do rei" em alguns momentos. Eu não gostei muito do primeiro filme então demorei para dar uma chance para o segundo. Nele, Malévola descobre sua origem, encontra seu povo e parte para uma guerra entre humanos e criaturas mágicas. É uma pena que o filme deixou de fora os detalhes da história de fundo da Michelle Pfeiffer, ficou um furo no roteiro, a real motivação da rainha era necessária para o entendimento da trama.
Já vi muitos filmes como esse, e muitos deles fracassaram. É preciso ter um certo equilíbrio. É para crianças? É para adultos? Favor deixar bem claro. De um lado temos o Papai Noel (ele poderia ter sido riscado como Peter Jackson riscou Tom Bombadil) e do outro o leão mordendo o rosto da feiticeira. Também me incomoda o fato das crianças ficarem grudadas o tempo todo, não dá para aprender seus nomes e separar suas personalidades. "As crônicas de Nárnia" foi lançado na época errada, algumas pessoas faziam comparações injustas com a trilogia de Peter Jackson. Estou torcendo pela série da Netflix agora.
"Onde vivem os monstros", por outro lado, sabia o que estava fazendo. Crianças podem curtir o filme, baseado num livro infantil, mas os adultos vão enxergar várias camadas escondidas, a conexão que cada monstro tem com o garoto na vida real. Um mundo é o reflexo do outro. Eu achei isso genial.
A morte de Heath Ledger quase encerrou a produção de "O mundo imaginário do doutor Parnassus", mas o filme foi salvo por Johnny Depp, Jude Law e Colin Farrell, que interpretam o mesmo personagem. Foi criada uma explicação para toda essa troca de corpos no filme e a gente aceitou isso numa boa. O filme é uma obra psicodélica com imagens incríveis, os efeitos especiais eram de encher os olhos, uma maravilha mesmo. É uma pena que o desfecho pegou pesado demais e acabou sobrando pro Colin Farrell, foi uma reviravolta que causou desconforto. Não é legal lembrar do ator dessa maneira, aquele foi seu último papel e o personagem era um cretino com C no fim das contas.
"Noitários de arrepiar" é bem recente, é da Netflix, vale uma visita. É protagonizado por crianças que precisam fugir das garras de uma bruxa. A menina faz faxina no apartamento da vilã e o garoto conta histórias de terror, se a bruxa decidir que eles são inúteis os dois morrem. Tem uma grande reviravolta antes do final, é um filme com um pé nos anos 80 e outro nos anos 90.
OUTROS FILMES: Animais fantásticos e onde habitam, Reino de fogo, Peixe grande e suas histórias maravilhosas, Piratas do Caribe 1 e 2, O Cavaleiro e o dragão, Zathura, Hellboy 2, A bússola de ouro, Encantada, Eragon, O caçador de troll, A garota da capa vermelha, A desolação de Smaug, Espelho espelho meu, Branca de neve e o Caçador, A grande muralha, Sete minutos depois da meia noite, O pacto dos lobos, Fonte da vida, A forma da água, Ponte para Terabítia.
FILMES ANIMADOS
Pinóquio de Guillermo del Toro, A viagem de Chihiro, Shrek 1 e 2, O castelo animado, Dois irmãos, Nimona, Como treinar o seu dragão (1-2-3), Kubo e as cordas mágicas, Arthur e os minimoys, Contos de Terramar, A lenda de Beowulf, Raya e o último dragão.