Por conta do teor pouco infantil o filme de Brad Bird (os incríveis, ratatouille) não fez muito sucesso, mas foi redescoberto pouco tempo depois e virou cult entre os adultos. A história do robô alienígena gigante, e desmemoriado, que vem parar na Terra no momento em que os americanos estão histéricos por conta do satélite russo Sputnik, tem boas doses de drama e um final tocante. Jennifer Aniston e Vin Diesel estão no elenco de vozes. A ambientação nos anos 1950 é tão perfeita que passa por cima da era do politicamente correto mostrando crianças portando armas em casa.
2- VALSA COM BASHIRPassou pelo Brasil modestamente, mas conseguiu ser lançado em dvd por aqui, isso por conta da indicação que recebeu ao Oscar de melhor filme estrangeiro, embora seja uma animação. O visual é impressionante, o making of te deixa de queixo caído. Na trama um homem tenta relembrar seu passado visitando pessoas que fizeram parte dele, mas os flashbacks se misturam à cenas surreais e a coisa fica parecendo um "sonho acordado".
3- PERSEPOLISAnimação clássica e em preto e branco, baseada numa história real, merecia o Oscar de melhor animação do ano por ser tão superior a Ratatouille que acabou levando a estatueta. Foi exibido em poucos cinemas brasileiros mas ganhou um dvd nacional juntamente com uma versão em português do livro, em quadrinhos, no qual o filme foi baseado.
4- MARY & MAXUma das melhores animações de 2009, mas completamente ignorada pelo Oscar. Em stop motion, com bonecos de massinha, levemente baseado numa história real, mostrando uma menina australiana e um homem adulto norte americano que se correspondem por cartas por 20 anos. Outra animação para adultos only. Ganhou um dvd e um blu brasileiro.
5- AS BICICLETAS DE BELLEVILLEMais uma animação não-Disney (como todas da lista) que precisou ser descoberta através do dvd porque pouca gente a viu nos cinemas devido ao número pequeno de salas que a exibiu. Recebeu duas indicações ao Oscar e tem um visual único. Conheça a vovó Souza que atravessa o oceano para resgatar seu neto sequestrado, o filme tem poucos diálogos e um final que emociona.
6- CORALINEFoi exibido no Brasil em cópias 3D, mostrando que animações em stop motion se dão bem melhor nesse formato que animações em CGI. O visual é bem sombrio e a dublagem está ótima, a vilã do filme pode entrar para o hall da fama das vilãs do cinema deixando certas vilãs da Disney no chinelo.
7- QUEER DUCK O FILMEO patinho gay que protagonizava curtas animados feitos especialmente para a internet, isso explica sua animação restrita, ganhou um filme onde faz sátira de muitos filmes famosos e tira um sarro de muitas celebridades, além de explorar o mundo gay nos mínimos detalhes. O mais interessante é que o único homocara envolvido no projeto é o ator que faz a voz do pato, nem por isso o filme é homo-ofensivo, na verdade é super engraçado.
8- TOKYO GODFATHERSCada vez que uma animação japonesa vem ao Brasil você tem que comemorar, são muitas aquelas que nunca ganham um dvd nacional, ou, ganham uma tiragem bastante limitada. E se o filme for direcionado para adultos a coisa complica mais ainda. Em Tóquio três mendigos encontram um bebê abandonado no lixo na véspera de natal e decidem encontrar a mãe da criança. Temos um homem de meia idade, uma menina e um travesti, o passado de cada um é revelado no decorrer da trama que tem um desfecho muito legal.
9- O FANTÁSTICO SR RAPOSODuas indicações ao Oscar, um dvd, um blu-ray, o filme mais engraçado já feito por George Clooney, com Meryl Streep e Bill Murray no elenco. Já está na hora de você ir atrás desse divertido filme. Era o meu favorito no Oscar deste ano, aí deram a estatueta para UP... (pra mim o filme acabou quando a casa do velho levantou voo, depois disso ficou infantil demais)
10- FERNGULLYDepois que a Disney "renasceu" outros estúdios começaram a investir pesado em animações com o novo visual "a la pequena sereia". Ferngully, caso você não conheça, pode fazer você se lembrar de "avatar". De fato, avatar, ferngully e Pocahontas parecem filmes irmãos. Na trama temos uma fada que, acidentalmente, faz um humano encolher ao seu tamanho e lhe mostra, do ponto de vista dela, o desmatamento de sua floresta. O rapaz decide ajudar as fadas na luta contra a super escavadeira, "possuída" por um espírito do mal, que pode destruir a árvore onde o povo mora. Robin Williams faz a voz de um morcego doido que fugiu de um laboratório, as canções não empolgam mas o final é bem "Akira". Ganhou uma sequência bem fraca em 1998.