Robert Zemeckis começou tão divertido quanto Steven Spielberg, mas aí migrou para os filmes sérios também. Apesar de ter achado "náufrago" interessante, não comprei o dvd. O "voo" é legal mas ainda não foi lançado em disco. "Revelação" foi um suspense meio fraquinho e "os fantasmas de Scrooge" não me conquistou. Foi a terceira animação, com captura de movimentos, do diretor, a primeira, "o expresso polar", caprichou no visual mas os personagens tinham um olhar zumbificado. "Carros usados" não é um filme fácil de encontrar por aí hoje em dia. O restante da filmografia do diretor você confere a seguir:
TRILOGIA "DE VOLTA PARA O FUTURO"
É incrível como essa trilogia nunca fica velha ou ultrapassada. Marcou época e ainda conquista novos fãs numa boa. O tênis do segundo filme foi fabricado há alguns anos e vendeu como água, a prancha voadora entrou no mercado este ano, mas ela não voa. E há miniaturas do DeLorean por toda parte (e um "Lego De volta para o futuro" vem aí). Em matéria de produtos, ainda à venda nas lojas, décadas após a estreia dos filmes, essa trilogia só perde para a trilogia original de Star wars. Meu filme favorito ainda é o segundo, seguido pelo primeiro. Eu via o filme na tv e nem fazia ideia de que haviam cortes, só fui ver a cena do Darth Vader quando aluguei o vhs.
CONTATO
Eu gosto um pouco do filme, comprei o livro e adorei, aí comprei o filme para rever e ele ficou meio chatinho. Isso porque o filme não conta a história tão bem quanto o livro. Se por um lado posso defender o filme dos roteiristas do seriado South Park ("aquele filme horrível? O alienígena era o pai da Jodie Foster. Blargh"), por outro lado é difícil discutir com os roteiristas de Uma família da pesada ("eles gastaram um trilhão de dólares nessa máquina espacial e Jake Busey explodiu tudo. E todos disseram 'oh não, agora precisamos de outra máquina espacial'. Aí aparece esse outro cara e diz que, por um acaso, ele construiu outra máquina espacial de um trilhão de dólares, idêntica, com a grana do bolso em outra parte do mundo. E nós devemos acreditar que ninguém sabia disso? Bem, eu me levantei da poltrona e gritei no cinema: NÃO, vocês não podem ir pro espaço porque a máquina foi destruída pelo Jake 'pau com merda' Busey") O livro não deixa isso passar, explica tudo direitinho.
FORREST GUMP
Eu não sabia nada sobre a trama quando fui ao cinema, posso dizer que o filme me surpreendeu completamente. Tinha drama, romance, aventura, ótimos efeitos especiais, eu não sabia até onde a trama me levaria e não queria ver o final do filme tão cedo. Fiquei de fazer uma pesquisa desde então. A história de Forrest parece começar na década de 1950 e vai até os anos 1980. Se o Tom Hanks que está narrando tudo vive na década de 1990, qual é a idade do personagem?
A LENDA DE BEOWULF
Gosto do conto, gosto da tecnologia e Ray Winstone ficou incrível, que corpão é esse? O filme preencheu a grande lacuna presente no poema épico com uma boa história. Entre Grendel e o dragão, muitas coisas acontecem. O filme tem um visual soberbo, mas o lance dos olhos zumbificados acaba com o realismo.
A MORTE LHE CAI BEM
Eu amo essa comédia, a trilha musical cria um clima de desenho animado. Outro filme do diretor com efeitos especiais de ponta. Quebrei a cabeça tentando adivinhar como torceram o pescoço da Meryl Streep.
UMA CILADA PARA ROGER RABBIT
Ainda está no meu top 10 (preciso fazer uma atualização do meu top 20 qualquer dia). Vi o filme na tela grande, comprei o gibi, comprei o álbum de figurinhas, comprei a edição da revista SET, comprei o gibi novamente (décadas depois), aluguei o vhs um milhão de vezes. É, de longe, o filme que eu mais vi na minha vida, até decorei os diálogos, todos eles.
TUDO POR UMA ESMERALDA
É um Indiana Jones puxado para a comédia, o primeiro de muitos. E o filme é realmente muito divertido, não perdia a sessão da tarde por nada. Tem um Michael Douglas incrivelmente sexy. A continuação, "a jóia do Nilo", é apenas engraçadinha, serve para rever os personagens, mas é dispensável.