10ª POSIÇÃO - A LENDA DO TESOURO PERDIDO (2004)
A década de 1990 não foi um decênio muito bom para os caçadores de tesouros. Mas na virada do século eis que surge um filme com a cara dos anos 1980. Nicolas Cage se joga no perigo sem pensar duas vezes, enquanto seus companheiros usam a cabeça. O filme não se passa em nenhum lugar exótico, a caça ao tesouro acontece em solo americano e alguns quebra cabeças deixam o filme mais interessante. Dá de dez no "código Da Vinci" de Tom Hanks, lançado dois anos depois, que deveria ter sido exatemente assim.
O TESOURO: a fortuna dos cavaleiros templários.
9ª POSIÇÃO - TOMB RAIDER (2001)
Lara Croft é uma versão atual de Indiana Jones. A garota ricaça que usa tecnologia de ponta para procurar tesouros (e armas de fogo no lugar de um chicote). Verdade seja dita, nos games ela costuma ir atrás de coisas bem mais legais que nos filmes estrelados por Angelina Jolie (sentiu falta da moça na foto?), Daniel Craig também é um caçador de tesouros neste filme. Nos games Lara anda armada até os dentes, matando meio mundo pela frente. Angelina foi uma Lara Croft mais humana, com sentimentos, derramando lágrimas ao encontrar o falecido pai. Essa relação pai e filha acabou com o ritmo do filme.
O TESOURO: o triângulo da luz, uma antiga máquina do tempo.
8ª POSIÇÃO - AS MINAS DO REI SALOMÃO (1985)
Allan Quatermain é um caçador de tesouros criado em 1885 por H. Rider Haggard. Ele deixou os livros e estreou nos cinemas em 1919. Em 1985 ganhou seu primeiro filme "pós Indiana Jones", quem nunca ouviu falar do cara o rotulou de "um clone do Indiana". Na verdade Indy é levemente baseado em Quatermain. Com um Richard Chamberlain ainda no armário e uma Sharon Stone mais divertida, o filme mistura ação, aventura, romance e bom humor. Ganhou uma continuação bem fraquinha em 1986.
O TESOURO: as minas do rei Salomão (dã).
7ª POSIÇÃO - TOMB RAIDER, A ORIGEM DA VIDA (2003)
Praticamente, é um filme de ação, e bem exagerado, a caça ao tesouro fica meio que de lado, mas há muitas viagens ao redor do mundo. Gerard Butler é o vilão sexy (Angelina cadê você?) e boa parte do clima sentimentalóide do primeiro filme ficou de fora. Há um final alternativo no dvd. Tão bobo quanto o final visto nos cinemas. Lara abriu a caixa e nada aconteceu? Valeu pelas cenas de ação e Butler peladinho.
O TESOURO: a caixa de Pandora.
6ª POSIÇÃO - ATLANTIS (2001)
Se fosse em live action, seria um filmão. Um desenho animado (não japonês) com um clima adulto não agrada a criançada por aqui. O roteiro é legal e a arte é incrível, máquinas de 1914 com um aspecto "Júlio Verne" e movidas a tecnologia nuclear atual. Foi acusado de ser um plágio de um desenho japonês chamado "Nadia e o segredo das águas azuis" (1990). Teria feito muito sucesso se fosse um filme com atores reais (imagine só os efeitos especiais), e escaparia, por pouco, da acusação de plágio.
O TESOURO: a cidade perdida de Atlântida.
5ª POSIÇÃO - A MÚMIA (1999)
Remake de um clássico do terror, mas deixando o terror de lado. Uma divertida aventura com efeitos especiais que marcaram época. A múmia de Imhotep voltou com tudo, até com super poderes. Vilão acidental, tudo o que ele faz, ele faz por amor. Ganhou uma continuação que exagerou em tudo e uma terceira parte que, é melhor deixar pra lá.
O TESOURO: o livro dos mortos.
4ª POSIÇÃO - A LENDA DO TESOURO PERDIDO, LIVRO DOS SEGREDOS (2007)
Uma continuação que conseguiu superar o filme original sem tomar anabolizantes. São poucos os quebra cabeças desta vez e há muito mais cenas de ação. Um pouco de Indiana Jones com James Bond e Tio Patinhas (de Carl Barks). Exagera no patriotismo, o presidente americano é um dos mocinhos, enquanto que, na vida real, naquele mesmo ano, Bush era odiado por meio mundo. Deixou um gancho para uma terceira parte, uma quarta parte também foi prometida, mas ambas estão no limbo agora. Valeu pela presença de Helen Mirren, muito divertida.
O TESOURO: a cidade perdida de Cíbola.
3ª POSIÇÃO - TUDO POR UMA ESMERALDA (1984)
Aventura, romance e comédia, muita comédia. Com Kathleen Turner e um Michael Douglas incrivelmente sexy. O casal tem uma ótima química, ela passa por uma transformação durante o filme, ele é praticamente um Han Solo. Ganhou uma continuação bobinha no ano seguinte.
O TESOURO: uma jóia colombiana de valor inestimável.
2ª POSIÇÃO - OS AVENTUREIROS DO BAIRRO PROIBIDO (1986)
É um Indiana Jones urbano, e ainda assim cheio de magia e de ação. Tem doses de video game, além de ter inspirado o game mortal kombat, e sua própria mitologia maluca. É também uma divertida comédia, Lopan é um vilão muito legal e há todo tipo de estranhos personagens pintando pelo filme, a todo momento, enquanto a história ganha novos rumos. Um filme bem original, e também único, nada de remakes ou continuações até o momento.
O TESOURO: uma garota chinesa com olhos verdes e Kurt Russell também quer seu caminhão de volta.
1ª POSIÇÃO - OS GOONIES (1985)
Ora, se o dr. Jones estivesse na lista ele estaria aqui, na primeira posição certo? cada um de seus filmes (menos o quarto...). Por isso Indy ficou de fora, seria muito óbvio. O melhor filme sobre caçadores de tesouros (não Indiana) é realmente "os goonies". Época atual e nenhum lugar exótico, mas ainda assim é uma grande aventura, praticamente nos fez imaginar uma caça ao tesouro em nossa própria vizinhança. Estrelado por crianças, o filme afeta até os adultos. Você se diverte tanto que nem sequer nota que "Willy" é um nome bem estranho para um pirata sanguinário.
O TESOURO: a fortuna do pirata Willy, o caolho.