|
ESPECIAL DE HALLOWEEN XVII |
Este ano vou reciclar um velho post que precisava de uma atualização. Separei 10 animações de terror. A lista era bem grande no início, então levei em conta que certos filmes você não vai encontrar por aí facilmente, apostei nos mais "encontráveis" e deixei os animês de fora (a lista ficaria enorme com eles, seria possível fazer um top 30 só com animês de terror, mas onde encontrá-los?). Outra atualização necessária era cortar o filme "A festa do monstro maluco" (1967), aquilo não assusta ninguém, no que eu tava pensando? Em comparação com as listas anteriores, temos algumas novidades porque novas animações de terror foram lançadas nos últimos anos, a maioria é stop motion... que surpresa.
|
MAD GOD (2021) |
Animação em stop motion, com alguns momentos em live action, que ficou em desenvolvimento por trinta anos. Foi só em 2013 que o diretor conseguiu o financiamento necessário. E Phil Tippett entende do assunto, ele ganhou dois Oscars por seu trabalho com efeitos visuais ("O retorno de Jedi" e "Jurassic park"), em Mad God ele usa várias técnicas diferentes para contar uma história. Bem, se trata de um filme pós apocalíptico com imagens fortes e sem diálogos, às vezes não é muito fácil entender a trama. Mas vale a pena pelo visual marcante.
|
A CASA LOBO |
E por falar em visual marcante. Esse filme vai te dar pesadelos. No sul do Chile, uma moça chamada Maria entra numa velha casa, encontra dois porcos, os porcos se transformam em humanos e ela começa a cuidar deles, pois tem um lobo sussurrando lá fora. Uma mistura de "A revolução dos bichos" com "Os três porquinhos". O melhor trabalho em stop motion que já vi na vida, bonecos de papel machê em vários tamanhos, muitas vezes do tamanho de uma pessoa porque a casa não é uma miniatura, e pinturas em movimento nas paredes, chão e teto, tudo interagindo. O filme levou cinco anos para ser animado, bonecos e cenários são criados, desfeitos e recriados o tempo todo, o filme tem uma única tomada e a câmera está sempre em movimento.
|
O ESTRANHO MUNDO DE JACK (1993) |
Classicão da Disney, cheio de canções memoráveis, e os bonecos também são incríveis. A animação em stop motion impressiona, pela primeira vez a técnica se aproximou bastante da animação feita a mão. Um filme de Halloween perfeito para o Natal e vice e versa. Quase ganhou uma continuação em 2001, a Disney pensou em fazer uma sequência em CGI e não em stop motion. Tim Burton conseguiu convencer o estúdio a desistir da ideia. Super protetor em relação a esse filme, o diretor não vai permitir continuações.
|
CORALINE (2009) |
Primeiro longa metragem produzido e lançado pela Laika Entertainment. Com o mesmo diretor de "O estranho mundo de Jack" e baseado num livro de Neil Gaiman. Esse filme tem uma trilha musical que eu amo (porque não existe nada mais assustador que um coro de crianças) e uma vilã memorável. Neil Gaiman tá cancelado, mas eu nunca vou abandonar esse filme.
|
A CASA MONSTRO (2006) |
Filme velho, descoberta recente. Não dei bola pro filme na época, o CGI dele já era bem basicão, grotesco em comparação com qualquer filme da Pixar lançado na mesma década. O que salva essa animação é a história. É um filme de terror com crianças, bem anos 80 mesmo. Cenas fortes quando vemos flashbacks que explicam o mistério da tal casa. Não pensei duas vezes, já comprei o dvd.
|
AS AVENTURAS DE ICHABOD E SR SAPO (1949) |
Outro clássico da Disney, um dos filmes mais assustadores do estúdio. Primeiro, você precisa pular a história do Sr Sapo. Se a ordem dos curtas fosse outra teríamos um filme incrível ao lado de outro meio bobinho, "Bongo" e "Sr Sapo" num filme e, "Ichabod" e "Mickey e o pé de feijão" em outro filme. O conto do Cavaleiro sem cabeça poderia ter rendido um longa metragem, ele tem história, um triângulo amoroso, personagens divertidos e canções. O final em aberto te deixa maluco. Vários elementos desse curta foram reaproveitados pelo estúdio em "A bela e a fera", o filme de 1991 pegou dois personagens emprestados e também copiou o número musical de abertura.
|
FRANKENWEENIE (2012) |
Frankenweenie é um curta metragem em live action que o Tim Burton escreveu e dirigiu enquanto trabalhava para a Disney nos anos 80. O estúdio achou o curta assustador demais para as crianças e ele ficou no limbo até ser lançado como material extra nas cópias domésticas de "O estranho mundo de Jack". Em 2012, o diretor realizou um sonho ao lançar Frankenweenie como animação, novamente em preto e branco pois se trata de uma homenagem ao Frankenstein clássico. A história ficou maior e ganhou novos personagens. A morte do cachorrinho ainda é difícil de assistir (😭), entre as novidades temos a assustadora garota do gato e um personagem baseado no Vincent Price.
|
PINÓQUIO POR GUILLERMO DEL TORO (2022) |
Quem mais se assustou com esse filme foi a Disney. O estúdio lançou em 2022, direto no streaming, um desastroso live action com o Tom Hanks e uma versão digital do boneco de 1940. No mesmo ano conferimos a versão de Guillermo Del Toro em stop motion, um conto bem sombrio com toques de "Labirinto do Fauno". O filme (da Netflix, veja o making of também), acabou ganhando o Oscar de melhor animação, atropelando a Dreamworks e a Pixar.
|
A NOIVA CADÁVER (2005) |
Dirigido por Tim Burton, lançado pela Warner, a animação ficou a cargo da Laika Entertainment. O visual é muito bonito, os bonecos são perfeitos (eles eram enormes!!! E, consequentemente, os cenários também eram), o filme conta com canções de Danny Elfman, algumas são legais. Ganhou uma indicação ao Oscar de melhor animação num ano bem fraco (só três indicados?), "Wallace e Gromit" ganharam a estatueta, mas quem merecia mesmo era "O Castelo animado".
|
PARANORMAN (2012) |
Esse filme é uma obra de arte. A animação em stop motion é impecável, os bonecos são lindos, e ainda temos a união de vários estilos de animação, é stop motion com computação gráfica e desenhos feitos a mão. Quando Norman encara a "bruxa" no final vemos tudo isso ao mesmo tempo. O filme não se importa se ele é assustador demais para crianças, ou traumatizante, quando o passado da bruxa é revelado... caramba! Também temos aqui um personagem animado assumidamente gay (isso gerou protestos nas portas dos cinemas norte-americanos na época). Não é um musical como "O estranho mundo de Jack", mas é um filme que merecia o mesmo status de cult. Era o meu favorito no Oscar daquele ano, mas a Academia preferiu a princesa ruiva da Pixar, com uma história nada original.
|
OUTRAS ANIMAÇÕES |
A família Addams (2019), Wendel & Wild (2022), Resident evil degeneração (2008), Fear(s) of the dark (2007), The House (Netflix, 2022), Alice (Checoslováquia, 1988), Wallace & Gromit a batalha dos vegetais (2005), Stopmotion (2023), Fantasia (1940), Chá de sangue e fio vermelho (2006), Scooby-Doo na ilha dos zumbis (1998), O último unicórnio (1982), O caldeirão mágico (1985), A ratinha valente (1982), Uma grande aventura (Watership down, 1978), 9 a salvação (2009), Festa no céu (2014), Os cães plagueados (1982).
|
FELIZ DIA DAS BRUXAS |