19.6.24

1️⃣0️⃣ FILMES DE ... FANTASIA (ANOS 80)


Se trata de uma história original, mas parece um conto que foi escrito há séculos. E "O feitiço de Áquila" não se parece com nenhum outro filme. Um jovem ladrão começa a andar com o ex capitão da guarda real e descobre que ele foi amaldiçoado pelo bispo de Áquila. Durante a noite ele se transforma num lobo, e durante o dia, sua amada (paixão não correspondida do bispo) se transforma numa águia. Os dois estão sempre juntos, mas separados. Surge uma chance de quebrar a maldição quando o padre, que traiu os amantes, descobre que vai acontecer um eclipse. 



Primeiro spin-off de Star Wars. Uma família vai parar na lua florestal de Endor em "Caravana da coragem", e os pais são sequestrados por um gigante (por muitos anos aquele bicho me deu pesadelos). Os filhos encontram os ewoks e recebem a ajuda deles. Um grupo de valentes guerreiros é formado e todos partem na direção do covil do gigante. O filme tem um narrador porque os ewoks não falam, de Star Wars não tem quase nada. Evite a continuação, além de ser um péssimo filme, ela também acaba com o final feliz do original logo nos primeiros minutos. 



Ignore a crise na segunda metade dos anos 90, filmes baseados em HQs já estavam dando certo desde o final da década de 1970. O cinema deixou a capa do Superman de lado e apostou num conteúdo mais adulto, pesado e bem menos colorido. O papel de "Conan, o bárbaro" caiu como uma luva nas mãos de Arnold Schwarzenegger. Os efeitos especiais envelheceram mal, mas isso não prejudica a experiência. "Conan" ganhou uma continuação, ganhou spin-off, esses filmes são legais, mas não superam o primeiro. O primeiro é épico. 



Uma obra prima de Jim Henson, o filme todo é protagonizado por bonecos, nenhum ser humano aparece. A história é meio complexa e sombria para crianças pequenas. Em "O cristal encantado", acompanhamos um jovem gelfling, o último de sua espécie, ele deverá cumprir uma profecia de mil anos e juntar as peças do cristal negro, acabando com a Era das trevas. Fizeram um seriado prequel em 2019, mostrando uma época em que ainda haviam várias tribos de gelflings pelo mundo, e é a melhor coisa que tem na Netflix. Pena que a série foi cancelada sem dó após uma temporada, deixando pontas soltas. 



"O dragão e o feiticeiro" traz o pacote completo. Dragões, princesas, magos e... sacrifício de virgens. Um rei faz um pacto com um dragão para que ele deixe seu reino em paz, de tempos em tempos é preciso sacrificar uma virgem dando ela de comida para o dragão. A filha do rei descobre que o sorteio das virgens não é justo, o nome dela não está de verdade no sorteio. Então ela faz uma trapaça e é sorteada. Um velho mago e seu aprendiz vão tentar salvar a moça. Os efeitos especiais são incríveis, receberam uma indicação ao Oscar.



Traumatizou uma geração? Sim. Mas "A história sem fim" conquistou muitos fãs ao longo dos anos. Protagonizado por crianças, com uma trilha musical mágica e bonecos bem feitos, a quebra de uma quarta e quinta paredes (na verdade, isso não tem um fim), um pouco de terror, muita aventura e uma bela mensagem no final. O filme adaptou apenas metade do livro, mas fuja das continuações, é sério, são horríveis. 



"Krull" foi baseado em Star Wars. Só que também traz uma verdadeira salada na receita. No mundo de Krull há vários tipos de criaturas, é tanta informação que muita coisa é apresentada na maior pressa dispensando os detalhes. Uma princesa é sequestrada por um tirano espacial antes de seu casamento e seu príncipe parte para o resgate juntando uma equipe bem exótica de guerreiros. O casal vai governar a galáxia, mas não temos naves espaciais, tudo acontece no chão mesmo, é mais puxado pro medieval, tem muita magia no pedaço. 



Filme de Ridley Scott, talvez o mais fraquinho desta lista. "A lenda" também faz uma salada de ingredientes de contos, com princesas, fadas e unicórnios. Pena que não explica suas próprias regras, a moça tocou no unicórnio, e daí? Tom Cruise (o nome dele no filme é Jack, sério, Jack) precisa salvar a princesa e derrotar o vilão que quer cobrir o mundo com uma escuridão eterna. O filme vale a pena pelo Tim Curry, debaixo de vários quilos de maquiagem, um vilão com um visual incrível. 



"O príncipe guerreiro" é um filme bem divertido. Marcou o despertar sexual de alguns gays porque o protagonista anda quase pelado. O começo é meio confuso, o nascimento dele foi previsto por uma profecia, uma bruxa tentou acabar com o bebê e falhou. O cara cresceu e descobriu que consegue falar com os animais. Alguns deles se tornam seus companheiros numa jornada para cumprir a tal profecia, matar o vilão do filme. 




Em "Willow na terra da magia", George Lucas está brincando de "Senhor dos anéis" e o filme é uma das melhores fantasias da década. Willow encontra um bebê perdido e o leva até a vila dos anões. Ele quer devolver o bebê para as pessoas grandes e se livrar desse fardo, mas acaba se envolvendo numa aventura e mais tarde numa guerra, porque uma rainha malvada quer matar essa criança. A Disney deu uma continuação para o filme no formato de uma série de tv, que teria três temporadas. O resultado foi péssimo. O pouco de história que a série tinha para contar não era nada cativante. Além de cancelar o seriado, o estúdio também o apagou do streaming, quem viu, viu.

OUTROS FILMES: Mad Max além da cúpula do trovão, Os caça fantasmas, Querida encolhi as crianças. 


FILMES ANIMADOS 
 
O último unicórnio 

O caldeirão mágico 

Fogo e gelo

A pequena sereia

3 comentários:

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Será que consigo juntar dez filmes de fantasia nos anos 90 e 2000?

marinheiro disse...

Olha, anos 2000 até consegue, joga um Senhor dos Anéis, Nárnia, Stardust, Eragon, Bússola Dourada... mas anos 90 é meio desastre, parece que só tem continuações equivocadas.

Anônimo disse...

Quero ver o cara andando quase pelado....