10.4.20

TOP 10 - O MUNDO DE HARRY POTTER NO CINEMA

10ª POSIÇÃO - O ENIGMA DO PRÍNCIPE
Parece que o filme foi lançado antes de ser finalizado, parece estar incompleto, com buracos, editado às pressas, o roteiro tá uma bagunça. A morte do Dumbledore (spoiler é a vovó) foi um evento muito marcante, mas o filme o retrata de uma maneira crua, fria, sem emoções... não vamos esperar o cadáver esfriar, vamos finalizar o filme e tá bom assim.


9ª POSIÇÃO - ANIMAIS FANTÁSTICOS, OS CRIMES DE GRINDELWALD
O filme chegou com tantas promessas. A gente ia voltar para Hogwarts. Tem um Dumbledore jovem (Jude Law), sua sexualidade seria explorada no filme. Mas o filme decepcionou no roteiro, escrito pela própria JK. Se você prestar atenção, o roteiro não é tão ruim. Serve perfeitamente para um livro. Esse é o problema, ele não tem ritmo de roteiro de filme. No fim das contas, ninguém gostou do rumo que a história tomou. O terceiro filme foi adiado e reescrito por conta disso.


8ª POSIÇÃO - A CÂMARA SECRETA
Eu me lembro das críticas da época. Era imperdoável, para alguns, o fato do filme ter seguido o livro fielmente. Ninguém queria ver um livro filmado, as pessoas queriam ver algumas novidades. O filme não quis ousar, acho que fez bem, uma franquia precisa de bases sólidas e confiáveis.


7ª POSIÇÃO - A ORDEM DA FÊNIX
Meu livro favorito. Pena que foi nesse ponto que pintou o diretor David Yates (eu nunca vou gostar dele). Ele transformou Hogwarts em Gotham City, muita escuridão. Os momentos, que deveriam ser divertidos, ficaram apáticos. Valeu pela batalha final, curta, mas tudo bem.


6ª POSIÇÃO - ANIMAIS FANTÁSTICOS E ONDE HABITAM
Trouxe o universo do HP de volta, foi legal. Eddie Redmayne está com a cabeça em outro lugar, os coadjuvantes salvam o filme. Deu o ponto de partida para a guerra contra Grindelwald, mas funciona muito bem sozinho.



5ª POSIÇÃO - O CÁLICE DE FOGO
Adoro esse livro também. O estúdio queria dividir o livro em dois filmes, o diretor disse não. Logo, temos uma trama bem corrida. Começaram a surgir pequenas alterações na trama em relação ao livro. E foi a última vez que vimos a luz do sol na franquia (obrigado Yates). O cabelo do Harry não estraga o filme.



4ª POSIÇÃO - A PEDRA FILOSOFAL
JK Rowling bateu o pé. Ela queria um elenco com atores britânicos. Ela não queria nenhuma alteração na trama. Chris Columbus dirigiu o filme com o livro no colo (Rick Riordan deveria ter feito a mesma coisa quando Columbus pegou ''Percy Jackson''). Com mais de duas horas de duração, o filme conseguiu a façanha de nos apresentar ao complexo universo do livro com perfeição.


3ª POSIÇÃO - O PRISIONEIRO DE AZKABAN
O livro foi um divisor de águas na franquia, e o filme também. Pela primeira vez, houve um espaço de tempo maior entre um filme e o outro. O elenco teve tempo para descansar e ... crescer. Isso acabou separando o terceiro filme dos outros dois, era um clima diferente. Hermione dando um soco na cara do Malfoy, não tem preço. No livro foi só um tapa.



2ª POSIÇÃO - RELÍQUIAS DA MORTE PARTE 1
Acabou sendo uma ótima ideia dividir o livro em dois filmes. E a divisão aconteceu num momento perfeito, dando ao primeiro filme um clímax e um final satisfatório. Mas eu tenho uma bronca: conheço a Emma Watson desde pequena, a sequência onde ela é torturada pela Belatriz (a gente apenas ouve os gritos) me revirou o estômago.


1ª POSIÇÃO - RELÍQUIAS DA MORTE PARTE 2
Outra bronca. Haviam muitas pontas soltas, personagens coadjuvantes foram deixados de lado durante toda a franquia e só no final resolveram mostrar o destino de todo mundo. Os filmes apostaram que a memória dos leitores iria preencher os buracos. Eu não liguei pra isso. Foi muito satisfatório ver a morte do Voldemort e aquele final com todo mundo adulto. O sol voltou a brilhar ... um pouquinho.

5 comentários:

Raul disse...

Concordo só com o começo da lista! A minha ficaria:

10º - AF Crimes de Grindewald
9º - HP Enigma do Príncipe
8º - AF Onde Habitam
7º - HP Relíquias da Morte Pt. 2
6º - HP Ordem da Fênix
5º - HP Relíquias da Morte Pt. 1
4º - HP Prisioneiro de Azkaban
3º - HP Pedra Filosofal
2º - HP Câmara Secreta
1º - HP Cálice de Fogo

Kayo Ewing disse...

Morro de medo de ler os livros e começar a achar os livros uma merda, Ordem e Camara estão no meu top 4...
Enigma realmente não tem como defender :/

FF disse...

Cálice de fogo e ordem da Fênix mereciam ser divididos em dois filmes. Cálice tem muita ação por causa do torneio tribruxo. E acho que a Ordem da Fênix, por ser meio parado, poderia facilmente intercalar com flashbacks da primeira guerra bruxa. Poderia ser feita até mesmo através dos olhos do Sirius, já que ele é um dos personagens centrais da trama. E trocar o funeral do Dumbledore por aquela cena sem sentido do ataque A Toca... PQP!
Eu gosto tanto da câmara secreta, pra mim é top cinco pelo menos. Foi o primeiro Hp que vi no cinema, o primeiro foi alugado, e alugado, e alugado hahahahah toda semana trazia pra casa

Anônimo disse...

JK tem que entender que ela é uma excelente escritora, mas uma roteirista meia boca. O terceiro filme, ela teve ajuda pra escrever o roteiro, depois que a bilheteria do segundo foi mal
Johnny Depp tá confirmado, mas e o Ezra? Hahahah
Parece que essa saga sofreu uma azaração pesada

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Tente não se sentir velho

Rupert Grint (31) vai ser papai