17.4.20

PÁGINAS DO PASSADO

 Revista SuiGeneris, ed 52, janeiro 2000

A revista se tornou quinzenal. Ela traz cultura e informação para gays e lésbicas, e nada de homi pelado. Quando peguei a revista na mão, eu disse - essa também vai pro blog - o Anselmo perguntou quem era o rapaz na capa. Não conheço esse ator Gabriel Braga Nunes, mas o Selmo com certeza conhece, ele arrancou a revista das minhas mãos e começou a folhear. Cortei o barato dele dizendo - essa revista não tem ensaios nus. 


Na página que mostra como você pode conseguir as edições atrasadas, podemos ver a edição 44, que trouxe um homobeijo na capa. Essa edição virou notícia por ter sido censurada. Para poder ser vendida nas bancas brasileiras a revista teve que ser embalada num plástico, mas não por conta do conteúdo. Havia uma parte preta no saquinho que cobria os dois homens na capa, apenas o nome da revista ficava visível.


Uma parte quase perdida da nossa história. O jornal Lampião circulava no final dos anos 1970, foi o primeiro jornal gay brasileiro com circulação nacional. Trazia informação, cultura e também denunciava a violência contra gays no país.


O jornal também trazia fotos de homens nus, mó audácia nos tempos da ditadura. Mais de 600 cartas de leitores foram encontradas, mas quem destruiu o acervo do jornal? Uma matéria bem interessante.


Em ''Cinema&vídeo'', filmes gays que eu conferi em vhs, ''A velocidade de Gary'' e ''Não conte a ninguém''. Kevin Smith gera polêmica com ''Dogma''. ''Truques da paquera'' foi exibido num festival de filmes no Rio. Dez anos da morte de Cazuza e uma ópera rock apareceu nos palcos. Também há dicas de livros, CDs (Cher, Divas live/99), a falecida Vange Leonel tinha uma coluna na revista. E uma matéria pergunta - sexo demais enjoa?
 

4 comentários:

Anônimo disse...

Colecionei esta revista até o último exemplar. Tenho uma sequência dela, que ficou depois de ter vendido toda a coleção... Da 42 a 55 ano 1999/2000.
Alguém se interessa?

Anônimo disse...

Tem um documentário sobre o Lampião da Esquina, vale muito a pena.

ALESSANDRO SKYWALKER disse...

Eu encontrei vídeos curtos, mas nenhum documentario

Arthur Beaverhousen disse...

Lampião da Esquina (Lívia Perez, 2016).


Produzido pelo Canal Brasil.