14.11.23

📖 livro - CONTOS DE FADAS DE ANDERSEN


Obra completa com mais de 150 contos em mil páginas. É claro que ainda não li todos, comecei pelos mais famosos primeiro. Contos que eu já vi adaptados como filmes, curtas e animações. Alguns eu li em livros didáticos na escola, e hoje percebo que esses livros fizeram alterações para poupar as pobres crianças do século XX. 
Não tem como negar, em alguns momentos Andersen parece um sádico, em outros a trama fica beeem infantil e engraçadinha. Nem sempre pinta uma lição de moral e sempre surgem momentos confusos no meio de uma história. Acréscimos sem explicação, poderes mágicos que vem do nada, você começa com animais falantes, depois surgem plantas falantes, tudo ok, mais tarde descobrimos que até objetos inanimados e eventos climáticos sabem falar. E nenhum conto te apresenta para todas as regras logo no início. Você tem que ficar com a mente aberta o tempo todo para muitas loucuras.

A PEQUENA SEREIA 
Nenhum personagem tem nome nesse conto, isso me incomoda um pouco, não custava nada. A participação do rei dos mares é bem pequena, mas temos uma estátua no jardim da sereia, todas elas pegam coisas de naufrágios e usam para enfeitar seus jardins. O acordo que Ariel, eu vou chamar de Ariel, faz com a bruxa do mar é muito estranho, eu teria dito não, as regras são absurdas, não fazem sentido. É muita dor e sofrimento durante boa parte do conto, mas o final foi comovente, e mais longo que a versão que eu conhecia. 

A RAINHA DA NEVE
Dividido em sete partes, uma menina atravessa meio mundo para resgatar um amigo que foi sequestrado pela rainha da neve. A vilã só aparece no começo e no fim, e não faz muita coisa. Temos uma rena falante, uma garota ladra, um príncipe e uma princesa, gente que ajuda a pequena Gerda em sua busca pelo amigo Kai.

O BONECO DE NEVE
Aqui sim tem um pouquinho de Frozen. Um boneco de neve se sente atraído por um fogão que ele pode ver dentro de uma casa. Ele quer sentir o calor do fogão, além de descobrir o máximo sobre o mundo ao seu redor. Mas ele tem pouco tempo de vida.

A ROUPA NOVA DO IMPERADOR 
Nenhuma novidade pra mim, é o mesmo conto que eu já havia lido em outro lugar.

O SOLDADINHO DE CHUMBO
Praticamente um Toy Story. Eu já conhecia esse conto. Pelo menos achei que sim. Maldita versão para crianças do século XX, você sabia que a história termina em tragédia? Eu fiquei chocado.

OS SAPATOS VERMELHOS
Lendo pela primeira vez na íntegra. Assim como "A pequena sereia" e "O soldadinho de chumbo", existe um final além daquilo que eu achava que era o final. E no fim das contas, a pobre moça não fez nada de ruim para merecer tamanho castigo.

O ROUXINOL
Outro conto que eu já conhecia do início ao fim. Nenhuma surpresa. 

O PATINHO FEIO
Idem. Mas o bichinho sofre demais no miolo da história. 

DEDOLINA
Ou, Polegarzinha se preferir. A menina nasceu há pouco tempo e já foi sequestrada por uma sapa que queria casá-la com seu filho. Depois, um besouro quis casar com ela. E depois uma toupeira. O desfecho traz uma daquelas surpresas malucas e o conto termina com uma piadinha, até que foi legal.

Nenhum comentário: