16.11.23

💣 SOMENTE AS BOMBAS (2009-2012)


Em 2009, DRAGONBALL EVOLUTION fez tudo aquilo que não deveria fazer, e irritou todos os fãs. Fez parecer que, uma adaptação americana de um animê, é algo que nunca vai dar certo. E nos anos seguintes ficou pior (chegaremos lá). Outro filme que ninguém pediu foi STREET FIGHTER, A LENDA DE CHUN-LI. Eu tô de boa com esses dois filmes porque ambos sumiram completamente do meu cérebro, algum neurônio decidiu que não valia a pena armazenar essas coisas na memória. 



Mas eu amei PRÍNCIPE DA PÉRSIA em 2010, uma aventura gostosa, um herói sexy ... a Disney gastou uma fortuna na produção e o filme precisava de uma bilheteria de quase um bilhão para escapar do fracasso. Esse erro de cálculo acabou com as chances de uma sequência, uma pena. E, daqui pra frente, só veremos prejuízos gigantescos no estúdio do Mickey. 
Ainda em 2010, lamentamos o fracasso de SCOTT PILGRIM, mas o filme virou cult. O ÚLTIMO MESTRE DO AR foi outra adaptação, e outro Shyamalan, que não valeu a pena. E Zack Snyder chegou com A LENDA DOS GUARDIÕES, as corujas eram bonitas, mas o filme era infantil demais em alguns momentos e pesado demais para crianças em outros momentos. 



Em 2011, eu até que gostei do LANTERNA VERDE. Ele tem um ótimo roteiro para uma animação, num filme com atores a coisa ficou meio ridícula. Ele deveria abraçar a comédia ou investir num clima mais sério, não conseguiu se decidir, mas o snyderverso ainda não começou. Outro filme que saiu caro demais, e todo mundo concorda que o uniforme digital foi uma péssima ideia, até a máscara é falsa, pra quê isso? 
No mesmo ano, a Disney apostou na captura de movimentos e trouxe o sofrível MARTE PRECISA DE MÃES. Essa animação entrou para a história como uma das piores bilheterias do cinema, custou 150 mi e faturou apenas 39. Outra animação que o estúdio varreu para debaixo do tapete. 

 

JOHN CARTER foi outra super bomba da Disney. O filme de 2012 evitou usar o título "Uma princesa de Marte" (como no livro) porque culpou a palavra "Princesa" pela péssima bilheteria de "A princesa e o sapo". Taylor Kitsch (quem?) tá bem canastrão, seu personagem é antipático, e o filme tem momentos fofinhos ao lado de um massacre de bebês. Filme caro, bilheteria ruim, continuação cancelada. 
A Dreamworks também teve um péssimo ano com A ORIGEM DOS GUARDIÕES, uma animação bem cara, perderam muita grana, centenas de funcionários foram despedidos após o flop. Hoje o filme é cult e todo mundo o ama. Mas, na época, o povo preferiu ver o último filme da saga Crepúsculo na sala ao lado.

Nenhum comentário: