17.7.20

CHP COLLECTION

Não é exatamente uma franquia, mas existe uma relação entre esses filmes e esses livros. É remake atrás de remake atrás de remake.


Começando com o livro O MUNDO PERDIDO (1912) de Arthur Conan Doyle, o criador do detetive Sherlock Holmes. Quatro cientistas entram na floresta amazônica e encontram uma região dominada por dinossauros e homens pré históricos. Esses proto humanos travam uma guerra com os índios locais.


Em 1925 o livro virou filme. E esse filme foi além do livro. Um dos dinossauros é capturado e levado até Londres. O bicho escapa e começa a destruir a cidade. Ganhou outra versão em 1960, outra vez com dinossauros da Amazônia, e com tribos de canibais. Um vulcão explode no final e o pessoal volta para Londres com um filhote de T-Rex.



Em 1933, O MUNDO PERDIDO ganhou um segundo filme, mas muita coisa mudou. Um gorila gigante se tornou o astro. Em sua terra natal, ele matava dinossauros. Quando foi capturado e levado para niuiorqui, escalou o Empire State Building carregando Fay Wray. Ganhou uma continuação no mesmo ano (O FILHO DE KING KONG) com um gorila menor e mais gentil.



Em 1949 pintou o ''primo'' do King Kong, o poderoso Joe. Aqui no Brasil, o filme chegou como O MONSTRO DO MUNDO PROIBIDO. Joe não era tão grande quanto o KK e vivia na África. O filme ganhou um Oscar pelos efeitos e um remake em 1998 (infelizmente não o tenho na coleção) com Charlize Theron e Bill Paxton.


Em 1976 KING KONG ganhou um remake, com Jessica Lange e Jeff Bridges. Não haviam dinossauros no filme e o gorila, no final, escalou as recém inauguradas torres gêmeas do World Trade Center. O filme ganhou uma continuação em 1986 com Linda Hamilton. Descobrimos que Kong ainda está vivo, ganhou um coração artificial e agora procura uma namorada para procriar.


Michael Crichton homenageou O MUNDO PERDIDO em 1995 com a continuação de Jurassic Park. Mas o livro é ''mundo perdido'' apenas no título. O filme de 1997, por outro lado, mudou o final do livro, tirou um T-Rex da ilha e o levou para San Diego. Foi como no filme de 1925.


Em 2005 Peter Jackson trouxe de volta o KK. Tudo é gigantesco e exagerado nesse filme. Os dinossauros estão de volta e tem um tal de vastatossauro rex (ou V-rex) com 3 dedinhos nas mãozinhas em homenagem ao modelo de T-rex usado no filme de 1933. Caramba, não havia a necessidade do filme ser tããão longo. Ganhou um Oscar pelos efeitos que, no caso do estouro da manada de dinos, envelheceram mal.


Outros Kongs: ''Vs Godzilla'' em 1962, ''Ilha da caveira'' em 2017 e ''Vs Godzilla'', de novo, chega em 2021.

Uma curiosidade. Tirando o filme de Steven Spielberg de 1997, nenhuma outra versão nos conta como um pequeno grupo de pessoas conseguiu carregar um gorila (ou dinossauro) gigante, desacordado, até o navio.

3 comentários:

Anônimo disse...

Esse último Jurassic World foi um desastre. Parte dessa trama que você contou dos filmes de 1925 e 1960 estão lá.

Dasastroso é pouco pra mim, um roteiro tão forçado em várias situações e as cenas ainda mais forçadas.

Kayo Ewing disse...

Top melhor Kong Girl:
1 - Jessica Lange
2 - Naomi Watts
3 - Fay Wray
4 - Fernanda Gentil

Faltou o desenho de 98 kkkkk

Anônimo disse...

Agora que eu reparei nesse Kong, o ângulo parece que o braço esquerdo é maior que o outro. Kong fopeiro kkk