20.7.20

CHP CLASSIC


Um dos meus filmes favoritos quando eu era criança, exibido até a exaustão pela tv aberta. Parecia que nunca iria ganhar um dvd br, esperei bastante tempo, perdi a paciência e comprei um blu-ray importado. O dvd, pra variar, saiu algum tempo depois. O blue não vem com legendas em PT, e o dvd vem com legendas que foram criadas por um estrangeiro usando um dicionário de bolso. Mas nada disso atrapalha a minha diversão.
Como é que um garotinho esperto pode não gostar desse filme? Os efeitos especiais eram incríveis. Bonecos animados pelo mago do stop motion Ray Harryhausen. E, é claro, temos também alguns homens descamisados no elenco.
Para vingar a morte de sua família e recuperar seu reino, Jasão coloca vários heróis da mitologia grega num navio e vai até o fim do mundo atrás de uma pele de carneiro dourada. Enquanto isso, no Olimpo, os deuses acompanham a aventura pela ''tv''. 
Assim como no ''Hércules'' da Disney, JASÃO E O VELO DE OURO (1963) encerra a trama num momento romântico, evitando de mostrar uma tragédia que envolve os personagens. E por falar na pobre Medeia, o filme lhe deu uma participação muito pequena em comparação com o mito. Hollywood não apostava em mulheres quando o tema era valentia. Medeia deixou de ser uma princesa, perdeu boa parte de seus poderes mágicos e não ajuda Jasão na luta contra o dragão. Virou apenas um bibelô.




 

Um comentário:

Silas M. disse...

Revendo esse filme recentemente percebi como eu fui uma criança viada: lá nos anos 80, Sessão da tarde, eu adorava ver esses filmes com os descamisados...
E o Hércules, hem? Ah o desse filme eu pegava fácil!

Viadagens à parte, o filme é uma boa diversão...