10.7.20

10 FRANQUIAS QUE SABOTARAM A SI MESMAS

STAR WARS
Daria para escrever um livro. Então vou ficar apenas com o primeiro vacilo, o original. No filme de 1977 Obi Wan conta para Luke que Vader matou seu pai, e isso era verdade verdadeira. George Lucas não sabia se faria outro star wars algum dia. Logo, o filme tem começo, meio e fim. O filme foi um sucesso e Lucas resolveu fazer uma continuação. A revelação de Vader no segundo filme marcou a história do cinema, mas ela também tachou Obi Wan como mentiroso. A explicação do velho Jedi no terceiro filme não convenceu ninguém. O vacilo seguinte, o beijo de Luke e Leia (Lucas escreveu a história, não o roteiro). Leia só se tornou irmã de Luke quando o terceiro filme foi escrito (com história e roteiro de Lucas).


PERCY JACKSON
Vai ver, alguém estava com medo. Vão dizer que nós estamos copiando o Harry Potter. Então, não vamos seguir essa fórmula. Lá estava o Logan Lerman, com 18 anos. O filme, e sua sequência, não poderiam fazer nada a respeito da famosa profecia dos ''16 anos'', que move toda a saga nos livros. A franquia criou uma nova profecia, dos ''20 anos'', e não colou.


ALIEN³
Olha, eu até gosto do filme. Mas ele arruinou os planos de James Cameron para uma continuação. Até hoje o diretor fala em fazer um ''terceiro filme'', ignorando completamente essa produção de 1992. O filme foi, sim, bem corajoso, e se tratava de um capítulo final. Não vou culpar o filme pelo caminho desastroso que a franquia tomou em seguida, não era para ter um quarto filme e pronto. 


HIGHLANDER 2
O filme original tá cheio de mistérios, não responde muitas perguntas e eu sempre gostei dele assim. A lamentável continuação resolveu nos dar todas as respostas, todas. O filme foi um fracasso. Quando um terceiro foi lançado, eles gritavam no trailer: a magia do primeiro filme está de volta. Não, não estava não. Ainda estávamos com os malditos alienígenas na cabeça.



O EXTERMINADOR DO FUTURO 3
Ah, a maldição do número 3 em Hollywood. O filme anterior amarrou todas as pontas e fechou um ciclo, uma continuação seria impossível. Aí, o cara vem e fala "O dia do juízo final não foi cancelado, apenas adiado". O quê? Hein? Isso explica alguma coisa? Viagens no tempo não funcionam dessa maneira (na ficção). O futuro da Skynet não existe mais. Isso tem cara de realidade alternativa e ...ah tá, tentaram isso em 2015 . E que tal o filme de 2019 onde a Skynet resolveu mudar tudo antes que seu presente fosse apagado (supostamente)? Ela acabou apagando 3 filmes e pagou 1 mico.


HALLOWEEN 3
Olha o número 3 de novo. E não é o último. O filme conta uma história que se passa no dia das bruxas, mas deixa o Michael Myers de fora, e também a Jamie Lee Curtis (dá para ouvir a voz dela num telefone). Quem é que vai querer rever o famoso casal que bombou nos dois primeiros filmes? É por isso que o quarto filme se chama ''H4, o retorno de Michael Myers'' (tradução: aceitem nossas desculpas). Jamie Lee só voltou para o aniversário de vinte anos do filme original, tecnicamente, o sétimo filme da franquia. E temos outros 4, o terceiro é o único sem Myers.


X-MEN 3
Que tal fazer uma limpeza na casa e matar um monte de gente? Vamos começar uma nova fase, pode ser? Esqueça. A franquia só seguiu em frente apostando num prequel, que depois virou uma realidade alternativa. E quando as duas linhas se encontraram, os eventos de X3 foram ignorados. O filme se tornou um beco temporal sem saída.


O LEGADO BOURNE
Queremos um novo Jason Bourne, mas o Matt Damon tá ocupado. Que tal uma história nova, com outro personagem, mas ambientada no mesmo universo? O filme com Jeremy Renner corre paralelo aos eventos da trilogia do Matt Damon, mas nada de Matt Damon. Queremos ver isso? Um Bourne sem Bourne? Damon voltou 4 anos depois, só que sem fôlego. Pra mim, só existe a trilogia mesmo.


TRANSFORMERS
Perdeu o rumo em algum momento no segundo filme. Ficou sem assunto e segurou as pontas com efeitos especiais fermentados. O pior é que todos os filmes seguintes seguiram esse padrão. Humanos carismáticos como o Shia, do primeiro filme, deixaram de existir e a gente não consegue se importar com esses robôs (uma hora são apáticos, outra são irritantes).



RESIDENT EVIL
É muita Alice pro meu gosto. Ela ganhou os poderes de uma deusa e a coisa desandou. Pra mim, a franquia só voltou a ficar interessante quando ela perdeu os poderes. Pena que isso durou pouco. Ninguém gosta de um herói indestrutível, é tão sem graça.


OUTRAS FRANQUIAS

A ERA DO GELO, muita gente no elenco, ninguém sabe para onde estamos indo agora.

DURO DE MATAR, John se tornou um pai super protetor depois de anos de negligência.

SHREK, casamento, paternidade, todo filme tem um ''felizes para sempre'' no final e não se faz um ''felizes para sempre'' parte 2, parte 3 ...

RAMBO, ele precisa de uma guerra das antigas ou nada feito.

2 comentários:

Kayo Ewing disse...

O único problema do Halloween 3 é o título mesmo, pq o filme é bem bom e tem um suspense ótimo

Anônimo disse...

O filme da Phoenix Negra peca dos mesmos problemas do X3.

Poxa, e eu gosto tanto da Jean.