23.10.19

DÊ UMA CHANCE PARA ...


Um dos meus desenhos favoritos da Disney, surgiu antes da ''renascença'' (mas tem os mesmos diretores de ''Sereia'', ''Aladdin'', ''Hércules''...). Poucas canções, clima mais adulto, o estúdio queria derrubar a concorrência (a Universal estava fazendo ótimas animações) e queria fazer o povo esquecer ''O caldeirão mágico'' (1985), muito sombrio para crianças, teve baixa bilheteria. Com a ajuda de computadores, AS PERIPÉCIAS DE UM RATINHO DETETIVE (1986) ficou pronto em tempo recorde, e foi a primeira animação do estúdio a usar efeitos de CGI.
O filme foi baseado numa série de livros, mostra uma versão roedora de Sherlock Holmes. O detetive Basil vive no mesmo prédio que Holmes, na rua Baker. Seu arqui inimigo, o professor Ratagão, com a voz de Vincent Price, é um dos mais inteligentes vilões da Disney. Engraçado e cheio de chiliques.
Eu queria que o filme ganhasse uma continuação (animada, por favor), mas estamos em outros tempos. Basil teria que largar o cachimbo. Nada de armas de fogo, facas, dançarinas exóticas em botecos, cerveja ... A gente via tudo isso na época e nem ligava. Mas alguém na Europa ligou. Em alguns países o filme sofreu cortes ou foi lançado direto em vídeo. Por aqui, a palavra ''Peripécias'' sumiu no vhs e voltou no dvd.

Um comentário:

Cazaq disse...

Maravilhoso, lembrei das sessões da tarde, depois da escola