FEBRE DE JUVENTUDE (1978)
Que saudade desse filme, será que tem dvd br? Eu o vi pela primeira vez na tv aberta. A história se passa em 1964, um grupo de adolescentes tenta ver um show dos Beatles em Nova Jersey. Eles não têm ingressos mas vão tentar entrar de alguma maneira, inclusive no hotel onde a banda está hospedada. Eles acabam se separando e cada um tem uma experiência diferente e memorável.
TUDO POR UMA ESMERALDA (1984)
Filme de aventura no estilo Indiana Jones, com um Michael Douglas absurdamente sexy. E Kathleen Turner tá muito divertida. A continuação, "A jóia do Nilo", traz o famoso trio de volta (Douglas, Turner e Danny DeVito), tem outro diretor mas vale uma espiada. Recentemente revi o filme de 1984 (dvd) e reparei no Michael Douglas se chocando contra uma rocha feita de espuma, devo ter visto esse filme um milhão de vezes antes disso (eu o gravei da televisão) e esse erro sempre me passou batido.
DE VOLTA PARA O FUTURO (1985-1989-1990)
Zemeckis disse que essa trilogia só vai ganhar um remake quando ele morrer. Mesmo que 2015 já tenha ficado para trás, esses filmes não precisam de atualizações. E qualquer remake, reboot, midquel ou prequel, só vai irritar os fãs. O segundo filme, o mais divertido, é o meu favorito.
UMA CILADA PARA ROGER RABBIT (1988)
Um dos meus filmes favoritos, tem outro nesta lista. Já fiz uma Edição Especial sobre ele no blog. Eu vivia alugando o vhs, comprei HQ, comprei álbum de figurinhas, eu tinha um quadro enorme no meu quarto com o Roger tocando piano. Uma revolucionária e caríssima mistura de live action com animação. O diretor já estava investindo em efeitos especiais de ponta em cada um de seus filmes, agora vai ser um Oscar atrás do outro.
A MORTE LHE CAI BEM (1992)
Outra colaboração de Zemeckis com o compositor Alan Silvestri, a trilha musical dessa comédia de humor negro torna alguns momentos muito mais engraçados, dá um clima de desenho animado para o filme. Oscar de melhores efeitos especiais no bolso, mas vale a pena conferir um making of, os efeitos práticos, super criativos, são uma verdadeira aula de como fazer um filme.
FORREST GUMP (1994)
Outro filme do diretor na lista dos meus favoritos. Eu não fazia ideia do que esperar desse filme quando o vi pela primeira vez. Que jornada épica. E foi uma surpresa atrás da outra. Lá no final você já está completamente apaixonado e chora junto com o personagem no túmulo da Jenny (vaca, ela não o merece). FG ganhou 6 Oscars, incluindo Melhor filme, ator e diretor.
Eu passo um pano para o filme porque eu li o livro de Carl Sagan, são muitos os detalhes que ficaram de fora do filme e o livro me ajuda a preencher certas lacunas. Apesar de ter duas horas e meia de duração, o filme tem um ritmo meio apressado na segunda metade e deixa de explicar certas coisas. No filme, a segunda máquina parece surgir do nada como mágica. Que bom que não deixaram de fora o debate ciência vs religião.
Ainda preciso desse filme na minha coleção. Vi apenas uma vez, não me causou muito impacto. Ele meio que se estende demais em alguns momentos, acho que poderia ter contado uma boa história em 90 minutos, ele não foi feito para a poltrona do cinema. Quero ver em casa, mas quero comprar o dvd. A produção foi paralisada por um ano enquanto Tom Hanks perdia peso e deixava o cabelo e a barba crescer. Nesse meio tempo, Zemeckis trabalhou em outro filme (Revelação).
A TRAVESSIA (2015)
Um filme que precisa ser descoberto. Mas esse é digno da tela grande. Bom, eu senti vertigem mesmo vendo ele na tv. Os efeitos especiais são muito bons. Baseado numa história real, o personagem de Joseph Gordon-Levitt decide atravessar numa corda o vão entre as (recém inauguradas) torres do World Trade Center em 1974. Ele e seus amigos vão invadir o local e estender um cabo durante a noite. Essa proeza chamou a atenção dos nova-iorquinos, até então, ninguém na cidade gostava das torres.
BEM VINDOS A MARWEN (2018)
Outro filme do diretor que caiu na obscuridade. Zemeckis tentou fazer animações realistas com capturas de movimentos várias vezes (de "O expresso polar" a "Os fantasmas de Scrooge" e "A lenda de Beowulf"), mas todos os personagens acabaram ficando com aqueles olhos semi mortos. Neste filme, olhos e bocas de atores reais foram recortados e colados nos bonecos digitais, o resultado final ficou perfeito. Acho que o filme não agradou porque o público esperava ver uma comédia com Steve Carell e aqui temos um drama pesado que envolve homofobia. Você foi avisado, agora dê uma chance.
OUTROS FILMES: O voo, Revelação, A lenda de Beowulf.
2 comentários:
Febre de Juventude saiu sim em dvd pelas Obras Primas do Cinema alguns anos atrás.
Eu assisti a morte lhe cai bem pela primeira vez esse ano e posso dizer com tranquilidade que se o zemeckis não for gay, ele com certeza tem a ALMA de uma gay afeminada fã de diva pop!!!
Postar um comentário